A JPMorgan Chase & Co. é uma das maiores instituições financeiras do mundo. Tem uma carteira de ativos que soma valores na ordem dos 2,3 biliões de dólares. Mas não é assim que a empresa quer ser vista. Adotando uma estratégia de marketing que passa por olhar o banco como um parceiro das pessoas, das empresas ou das comunidades, uma das suas principais características tem sido a aposta no storytelling.
O lema podia ser uma frase que o banco usa num dos seus filmes promocionais: “Nós vemo-nos através do olhar das pessoas que servimos.” Ao visitar o site da unidade bancária comercial da J.P.Morgan, o Chase Bank, verifica-se uma diferença fundamental em relação à maioria dos restantes sites do mesmo setor: a existência de histórias, algumas contadas na primeira pessoa, investimentos de sucessos e dicas para uma aplicação eficaz do dinheiro.
Queremos aprofundar as relações com os nossos clientes para torná-las vitalícias. Queremos que os clientes saibam que estamos aqui para ajudá-los a gerir as suas vidas”, disse Susan Canavari, responsável da marca JPMorgan Chase ao site Contently.com.
O poder do storytelling
Esta aposta levou a JPMorgan Chase & Co. a criar um projeto a que chamaram “News & Stories“, que ajudou não só os clientes do banco a passarem mais tempo no site da instituição, mas também aumentou as taxas de aplicação nos produtos do Chase.
O objetivo do banco é ultrapassar a mera abordagem de aproximação aos clientes. Parte dos artigos desviam-se completamente do que era expectável encontrar no site de um banco e vão muito mais além dos produtos financeiros oferecidos pelo Chase Bank. É possível encontrar agendas de eventos, restauração e até conselhos para organizar e gerir melhor aspetos mais pessoais da vida dos clientes.
A marca expande-se para lá da fronteira do site, com uma forte presença nas redes sociais, onde o principal destaque é o canal Youtube da empresa. Com atualizações regulares e abrangendo uma série de assuntos, o canal aposta em vídeos curtos e concisos, num formato publicitário, onde as histórias de sucesso se fundem com a promoção dos serviços do banco.
A aposta em conteúdo mais profissional e com uma produção cuidada tem dado um contributo positivo para a credibilidade da marca, que tem sido fustigada, nos últimos anos, por alguns escândalos de trading, nomeadamente em produtos de maior risco.
Mas a empresa não ficou por aqui. Muito recentemente, anunciou uma pareceria com a theSkimm , uma newsletter diária, que envia regularmente artigos da “News & Stories” aos seus subscritores.


