Instagram: 5 razões para apostar já nesta rede social

Instagram: 5 razões para apostar já nesta rede social

Sabia que em Portugal já existem 3,6 milhões de pessoas ligadas ao Instagram? Os dados são do “Relatório da Situação Digital Global em 2019”, do Hootsuite e da We Are Social, e revelam uma notória tendência de crescimento desta rede social, que, ao que tudo indica, se manterá nos próximos anos. A sua marca vai mesmo arriscar ficar de fora?

Os exemplos inspiradores de como se pode posicionar de forma criativa nesta rede social multiplicam-se um pouco por todos os setores e mercados, mostrando claramente as potencialidades inerentes às ferramentas oferecidas pelo Instagram. Se ainda tem dúvidas, aqui ficam cinco razões para ponderar seriamente sobre o assunto.

 

1. Quantas palavras vale uma imagem?

Na Internet, os conteúdos visuais ocupam o trono. Segundo um estudo publicado pela Social Media Examiner, 32% dos marketers afirmam que as imagens são a forma de conteúdo mais importante para as suas marcas. E não é por acaso: os especialistas garantem que uma informação associada a uma imagem tem uma probabilidade muito maior de ser recordada posteriormente pelo recetor.

O Instagram, enquanto rede social vocacionada para a imagem, oferece-lhe um grande leque de possibilidades para explorar. Com uma boa dose de criatividade, é possível diferenciar a sua marca e chamar a atenção de novos clientes. Para isso, deve investir em imagens atrativas, vídeos dinâmicos e mensagens interessantes, que conquistem a atenção (e porque não o coração?) dos seus seguidores.

 

2. O poder do engagement

O Instagram tem vindo a apostar em ferramentas que fomentam a interação entre os utilizadores. Este tipo de features assume uma importância crescente no contexto das redes sociais, onde as pessoas gostam de partilhar a sua opinião e as suas experiências. Recorrendo às mensagens diretas, por exemplo, qualquer potencial cliente pode interagir em privado com uma empresa. Esse diálogo pode ser iniciado de forma muito espontânea, a fim de esclarecer uma dúvida sobre um determinado produto ou campanha. Trata-se, claro está, de uma valiosa oportunidade para criar proximidade e envolvimento com os seus seguidores.

 

3. As hashtags oferecem visibilidade

As hashtags devem ser vistas como keywords que resumem o conteúdo das suas publicações. Trata-se de uma forma rápida e eficaz de agrupar diversos conteúdos partilhados diariamente sob o “guarda-chuva” de uma determinada palavra-chave. Não se esqueça que este recurso pode dar-lhe uma importante ajuda no aumento da visibilidade e alcance da sua página. Deve, no entanto, utilizar as hashtags de forma inteligente: não basta utilizar palavras populares, é imprescindível que tenham alguma coisa a dizer sobre o seu negócio ou o seu conteúdo.

 

4. O fenómeno dos influencers

Caso não esteja a par desta febre, deve saber que os influencers são, hoje em dia, um dos melhores aliados para qualquer marca que se queira afirmar no competitivo contexto das redes sociais. Estas celebridades digitais podem ajudá-lo a promover, com bastante eficácia, um determinado produto ou serviço junto da sua audiência. A escolha do influencer certo é uma etapa fundamental para o sucesso da sua estratégia. Para isso, deve ter em atenção algumas questões, como:

  • Quem tem facilidade para influenciar o meu público-alvo? 
  • Quem cria conteúdo relacionado com a minha marca, setor de atividade ou produto?
  • Quem é que tem uma voz coerente com a personalidade da minha marca? 

 

 5. Humanizar a marca com as suas (his)stories

As stories são uma das funcionalidades de maior sucesso do Instagram. A efemeridade e informalidade que lhes é inerente torna-as uma ótima forma de criar empatia, ao mostrar o rosto mais humano da sua marca. Aproveite as potencialidades interativas deste formato para fazer sondagens, para mostrar as pessoas que trabalham na organização ou realizar sessões de perguntas e respostas, por exemplo. O leque de possibilidades é muito rico e ajudá-lo-á a consolidar uma imagem mais credível, próxima e humana.

 

Está a utilizar os conteúdos certos na sua estratégia de content marketing?

 

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Luís Eusébio
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Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.