Do Marketing Digital como uma estratégia mais genérica ao mais específico Marketing de Conteúdo, vários são os livros disponíveis no mercado para aprender os conceitos básicos ou solidificar conhecimentos nestas áreas. Por isso, fizemos uma seleção dos nove melhores livros de Marketing Digital que pode aproveitar para ler ou oferecer. Seja profissional de Marketing ou apenas um curioso, são assim estes os livros sobre Marketing Digital na sua to-do list.
Ser Digital
Autor: Carolina Afonso e Sandra Alvarez
Duas profissionais com experiência nas áreas de Marketing e Comunicação, Carolina Afonso e Sandra Alvarez, juntaram-se para refletir sobre os fatores mais importantes a ter em conta numa presença digital de sucesso. Assim, explicam que a receita para ser digital começa pelo autoconhecimento, passa por uma estratégia e exige conhecimentos tecnológicos. No entanto, como em todas as receitas, são necessários vários ingredientes. Pois bem, um deles deve ser uma boa dose de conteúdos, aquele que é “o combustível” de uma estratégia digital.
Smarketing
Autor: Inês Teixeira-Botelho e Patrícia Dias
Não há dúvida de que os telemóveis se transformaram numa extensão de nós e que dependemos do nosso smartphone para grande parte da nossa vida. Por isso, não é de estranhar que as marcas apostem cada vez mais em conteúdos e instrumentos destinados a este meio, como aplicações. Neste livro, Patrícia Dias e Inês Teixeira-Botelho, investigadoras da Universidade Católica e especialistas em Marketing, analisam então como o Mobile Marketing está a mudar Portugal e como deve ser preparada uma estratégia bem-sucedida para este meio.
Marketing Digital 360
Autor: Vasco Marques
O livro Marketing Digital 360 procura ajudá-lo a criar um plano de Marketing Digital e a aplicar as técnicas mais adequadas a cada situação. Dessa forma, os tópicos abordados neste manual 360 são a economia e o planeamento de Marketing Digital, ferramentas digitais, analytics, websites, e-commerce, entre outros.
Marketing de Conteúdo
Autor: Rafael Rez
“Atrair, Relacionar e Reter” são os grandes méritos do Marketing de Conteúdo, segundo Rafael Rez. O autor procura partilhar toda a sua experiência nas áreas do Inbound Marketing, Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, mostrando como este último é essencial para criar e desenvolver uma relação para fidelizar os consumidores. Aliás, este é um dos melhores livros de Marketing Digital, importante para quem se pretende iniciar no mundo dos conteúdos e perceber como podem mudar a vida das pessoas.
Marketing Digital para Empresas
Autores: André Novais de Paula, André Zeferino, Paulo Faustino, Marco Gouveia, Virgínia Coutinho e Frederico Carvalho
Destinado a empresários individuais e a pequenas e médias empresas, este livro junta seis autores, especialistas em diferentes âmbitos do Marketing Digital. São, assim, mais de 400 páginas que abordam temas como websites e landing pages, SEO, Google Ads, redes sociais, Email Marketing, medição e performance.
Marketing Digital na Prática
Autor: Paulo Faustino
Pretende criar uma estratégia do zero? Este é, sem dúvida, um dos melhores livros de Marketing Digital para o ajudar. Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino, proporciona ensinamentos essenciais para as empresas que estão a construir a sua presença digital e pretendem ter um olhar mais prático sobre a importância de uma estratégia. Neste manual, encontra então os seguintes tópicos: estratégia de Marketing Digital, construir a sua persona, a importância do Marketing de Conteúdo, SEO, landing pages, entre outros.
Epic Content Marketing
Autor: Joe Pulizzi
Há livros que, mesmo não sendo tão recentes, são incontornáveis. Por exemplo, este manual de Joe Pulizzi, um dos pioneiros do Content Marketing e fundador do Content Marketing Institute. Nele, o autor explica os princípios orientadores do Marketing de Conteúdo e como desenvolver um programa bem-sucedido. Apesar de não ser tão recente, consideramos este um dos melhores livros de Marketing Digital para ler e oferecer, porque fornece informações práticas e valiosas para qualquer pessoa que esteja no mundo do Marketing.
Nocaute
Autor: Gary Vaynerchuk
Acompanhar a evolução das redes sociais e ganhar vantagem sobre os concorrentes é o grande desafio enfrentado pelas empresas. Desse modo, neste livro, Gary Vaynerchuk fala sobre a importância das organizações contarem histórias nas quais os utilizadores das redes sociais se revejam, para os fidelizar. O objetivo é, assim, ajudar as empresas a alcançar a excelência nas redes sociais e ensiná-las a utilizar o Marketing Digital para se destacarem dos concorrentes.
Become a Content Brand
Autor: Gavin Turner
Para quem precisa de dar os primeiros passos e traçar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, o livro Become a Content Brand de Gavin Turner é uma boa forma de começar. Afinal, parte do conceito e do propósito deste instrumento de Marketing Digital passa por explicar questões que vão desde como alinhar o conteúdo com a marca até à forma de medir o respetivo sucesso.