Emails pessoais, newsletters e campanhas de email são recursos abundantes nas caixas de correio eletrónico de cada um. No entanto, perante a avalanche de emails que recebemos todos os dias, será que ainda vale a pena as marcas apostarem em ferramentas de Email Marketing?
A prova de que o Email Marketing ainda é uma estratégia relevante para as empresas é o facto de a grande maioria das pessoas ter uma conta de email que é consultada com frequência. Porém, existem mais motivos que tornam o Email Marketing um instrumento importante em qualquer estratégia de Content Marketing:
Perante a dimensão do público que permite atingir, as ferramentas de Email Marketing representam um custo muito baixo para as empresas. Além disso, não só é mais barato do que canais mais tradicionais de publicidade, como é mais direcionado.
MailChimp
O MailChimp é uma ferramenta de Email Marketing que carece de poucas apresentações. É fácil de usar e muito intuitivo, permitindo criar várias listas de envio, cujos contactos podem ser importados ou adicionados a partir de uma “ficha” de subscrição. A criação de newsletters também é muito fácil, sendo possível usar vários modelos consoante o tipo de campanha ou newsletter que se quer enviar: mais informativa ou mais comercial.
HubSpot
O HubSpot é um dos softwares mais importantes para qualquer profissional de Marketing ou vendas. Por isso, um dos produtos que oferece (gratuitamente) é a plataforma de Email Marketing. Nesta ferramenta, é possível criar listas de contactos e criar modelos de newsletter de forma fácil e intuitiva, sem grandes conhecimentos de design.
Sendinblue
Uma das melhores ferramentas de Email Marketing para e-commerce, o Sendinblue tem a vantagem de concentrar numa única plataforma as campanhas de Email Marketing, SMS e o email transacional (email que é enviado especificamente para os utilizadores que realizaram uma transação específica). Esta é uma ferramenta com um plano gratuito bem generoso, permitindo o armazenamento de contactos de forma ilimitada.
E-goi
O E-goi é uma plataforma portuguesa com várias soluções de Marketing Digital, desde Email Marketing, Marketing automation ou emails e SMS transacionais. Além disso, fazer uma tarefa nesta plataforma é fácil e intuitivo, disponibilizando ainda uma API e centenas de plug-ins.
GetResponse
O GetResponse é uma ferramenta completa para marketers, uma vez que permite não só criar campanhas de Email Marketing, mas também criar landing pages ou webinários. Em matéria de Email Marketing, inclui as funcionalidades típicas deste tipo de ferramentas: permite importar contactos, trabalhar o design das newsletters a partir de modelos (com acesso grátis a imagens do iStock) e analisar o impacto de analytics.
AWeber
Recomendado para pequenas e médias empresas (PME), o AWeber é uma das ferramentas de Email Marketing com plano pago mais acessível do mercado. Assim, como acontece com o MailChimp, esta plataforma também permite integrações muito intuitivas e fáceis.
Artigo atualizado por Bruno Santos a 1 de julho de 2020.
