Em período de férias é tempo de pôr a leitura em dia. Foi a pensar nisso que o Comteúdo decidiu selecionar cinco eBooks que o podem ajudar a compreender melhor cada uma das etapas do processo de criação de uma estratégia de Content Marketing: planeamento e construção de uma estratégia, produção e distribuição de conteúdos e análise dos resultados obtidos.
1. O que é content marketing?
A primeira etapa é consolidar os conhecimentos sobre content marketing. Conhecer um pouco da história e perceber todos os processos e ferramentas envolvidas numa estratégia de content marketing é um passo essencial. Nada melhor do que o Content Marketing Institute, fundado por Joe Pulizzi para apresentar o conceito. O instituto criou a sua própria definição que é muitas vezes citada quando se trata de definir o que é content marketing:
Uma técnica de marketing que consiste em criar e distribuir conteúdos úteis, relevantes e fiáveis para atrair e conquistar uma audiência claramente definida – com o objetivo de levar o cliente a agir de uma forma lucrativa.
Mas para perceber melhor o que é e qual a importância do content marketing, a Velocity, uma agência de marketing B2B especializada em tecnologia, criou um eBook que percorre o conceito, os princípios e a importância desta estratégia, bem como as ferramentas que podem ser usadas.
2. Como planear uma estratégia de content marketing?
Este eBook do Content Marketing Institute explica quais os passos a seguir e as questões que devem ser respondidas a priori para criar uma estratégia de content marketing eficaz. Segundo o instituto, a diferença entre a eficácia ou a ineficácia de uma estratégia é o facto de estar ou não documentada. Este eBook ajuda a documentar uma estratégia de content marketing.
3. Como criar conteúdo?
Depois de percebido o conceito e documentada a estratégia, é chegada a hora de pôr mãos à obra. Para “fazer” content marketing, é preciso produzir conteúdo. Mas passar das ideias e do papel à prática não é uma tarefa fácil. A ideia de publicar bons artigos para o blog todos os dias, de produzir imagens apelativas para as redes sociais e ser o mais inovador acaba por esbarrar nos constrangimentos do dia-a-dia. Neste eBook a Hubspot explica como criar uma cultura de conteúdo e montar um processo de produção.
4. Como promover o conteúdo?
Os conteúdos podem ser partilhados de diferentes formas: num blog, num eBook ou numa newsletter. Mas não só. A variedade de formas de publicação dos conteúdos é de tal ordem, que o Content Marketing Institute criou um eBook onde apresenta 42 táticas diferentes, detalhando cada tática e dando exemplos concretos.
5. Como gerir as redes sociais?
Bastam 10 minutos por dia para monitorizar as redes sociais. Parece uma tarefa difícil, mas a Hubsopt explica como criar um plano em que, num curto espaço de tempo, se consegue monitorizar a informação das redes sociais e tirar o melhor partido do tempo limitado que se tem para obter os melhores resultados possíveis.
6. Como analisar e medir os resultados?
A análise é a última etapa do processo de criação de uma estratégia de content marketing. A Curata criou um eBook que ajuda a identificar as métricas que devem ser tidas em conta para avaliar o impacto da estratégia em cada negócio.
Para conhecer melhor os conceitos envolvidos numa estratégia de content marketing, faça download do nosso Glossário de Content Marketing.