Crie uma estratégia de content marketing com a ajuda destes eBooks

Crie uma estratégia de content marketing com a ajuda destes eBooks

Em período de férias é tempo de pôr a leitura em dia. Foi a pensar nisso que o Comteúdo decidiu selecionar cinco eBooks que o podem ajudar a compreender melhor cada uma das etapas do processo de criação de uma estratégia de Content Marketing: planeamento e construção de uma estratégia, produção e distribuição de conteúdos e análise dos resultados obtidos.

1. O que é content marketing?

A primeira etapa é consolidar os conhecimentos sobre content marketing. Conhecer um pouco da história e perceber todos os processos e ferramentas envolvidas numa estratégia de content marketing é um passo essencial. Nada melhor do que o Content Marketing Institute, fundado por Joe Pulizzi para apresentar o conceito. O instituto criou a sua própria definição  que é muitas vezes citada quando se trata de definir o que é content marketing:

Uma técnica de marketing que consiste em criar e distribuir conteúdos úteis, relevantes e fiáveis para atrair e conquistar uma audiência claramente definida – com o objetivo de levar o cliente a agir de uma forma lucrativa.

Mas para perceber melhor o que é e qual a importância do content marketing, a Velocity, uma agência de marketing B2B especializada em tecnologia, criou um eBook que percorre o conceito, os princípios e a importância desta estratégia, bem como as ferramentas que podem ser usadas.

B2B Content Marketing, Velocity
2. Como planear uma estratégia de content marketing?

Este eBook do Content Marketing Institute explica quais os passos a seguir e as questões que devem ser respondidas a priori para criar uma estratégia de content marketing eficaz. Segundo o instituto, a diferença entre a eficácia ou a ineficácia de uma estratégia é o facto de estar ou não documentada. Este eBook ajuda a documentar uma estratégia de content marketing.

36 Questions to Answer, Content MArketing Institute

3. Como criar conteúdo?

Depois de percebido o conceito e documentada a estratégia, é chegada a hora de pôr mãos à obra. Para “fazer” content marketing, é preciso produzir conteúdo. Mas passar das ideias e do papel à prática não é uma tarefa fácil. A ideia de publicar bons artigos para o blog todos os dias, de produzir imagens apelativas para as redes sociais e ser o mais inovador acaba por esbarrar nos constrangimentos do dia-a-dia. Neste eBook a Hubspot explica como criar uma cultura de conteúdo e montar um processo de produção.

Getting Strated with Content Marketing, ebook, Hubpost

4. Como promover o conteúdo?

Os conteúdos podem ser partilhados de diferentes formas: num blog, num eBook ou numa newsletter. Mas não só. A variedade de formas de publicação dos conteúdos é de tal ordem, que o  Content Marketing Institute criou um eBook onde apresenta 42 táticas diferentes, detalhando cada tática e dando exemplos concretos.

Content Marketing Playbook, CMI
5. Como gerir as redes sociais?

Bastam 10 minutos por dia para monitorizar as redes sociais. Parece uma tarefa difícil, mas a Hubsopt explica como criar um plano em que, num curto espaço de tempo, se consegue monitorizar a informação das redes sociais e tirar o melhor partido do tempo limitado que se tem para obter os melhores resultados possíveis.

How To Monitor Social Media in 10 Minutes a Day, Hubspot

6. Como analisar e medir os resultados?

A análise é a última etapa do processo de criação de uma estratégia de content marketing. A Curata criou um eBook que ajuda a identificar as métricas que devem ser tidas em conta para avaliar o impacto da estratégia em cada negócio.

Comprehensive Guide to Content Marketing Analytics & Metrics

Para conhecer melhor os conceitos envolvidos numa estratégia de content marketing, faça download do nosso Glossário de Content Marketing.

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.