Como criar um plano de medição de resultados

Como criar um plano de medição de resultados

Um plano de medição de resultados é uma ferramenta imprescindível numa estratégia de marketing digital. O primeiro passo é ter um documento que identifique o verdadeiro propósito da existência do negócio e, depois, é preciso fazer uma boa análise digital para se poder tomar as decisões mais corretas.

A criação de um bom plano de medição exige a organização de pessoas, processos, ferramentas e tecnologias. Este é um processo cíclico constituído por cinco fases:

Processo

1. Definir o plano de medição

Criar um plano que identifique os objetivos do negócio, garantindo que se está a envolver todos os líderes de negócio e a equipa de marketing.

2. Documentar a infraestrutura técnica

A chave para a implementação do plano é compreender o ambiente técnico. Nesta fase devem-se fazer perguntas à equipa de IT (Information Technology) sobre os servidores, os websites, o design, etc.

3. Criar um plano de implementação

Transformar o plano de medição num plano de implementação, onde serão especificadas as ferramentas de analytics que deverão ser utilizadas. Também aqui será preciso contar com a ajuda da equipa de IT.

4. Implementar o plano de medição

Criado o plano, as equipas de desenvolvimento web ou do departamento de marketing devem implementá-lo.

5. Manter e aperfeiçoar

Tendo em conta que o mundo digital está constantemente a mudar, o plano de medição deve ser mantido e atualizado.

Neste processo, a equipa de análise deverá ser capaz de:

  • perceber quais são os objetivos do negócio e as estratégias utilizadas para dar apoio a esses objetivos;
  • compreender o que as análises podem fazer;
  • ter capacidades técnicas para implementar uma ferramenta de analytics.

Caso a empresa seja grande, pode ser necessário ter uma equipa de analytics para dar apoio a unidades de negócios diferentes. Se o negócio for pequeno, o plano de medição será mais simples e não será necessário alocar tantos recursos.

Modelo de medição de resultados

Neste artigo, focamos apenas a definição do plano de medição, para que possa criar um plano personalizado para a sua própria empresa.

Avinash Kaushik desenvolveu um modelo, constituído por cinco passos, que pode ser utilizado para criar um plano de medição digital para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena:

  1. Identificar os objetivos principais (“por que existimos?”) e secundários do negócio (como se irá entregar valor ao cliente, como nos vamos relacionar com ele e quais serão as fontes de receita).
  2. Identificar metas claras para cada objetivo de negócio. São estratégias para conseguirmos alcançar os nossos objetivos e que nos ajudam a identificar as áreas em que temos de concentrar o nosso tempo e esforço.
  3. Identificar os indicadores de desempenho (KPI na sigla em inglês para Key Performance Indicators), ou seja, os números que devem ser analisados diariamente para medir o sucesso ou fracasso das estratégias implementadas.
  4. Identificar os objetivos de cada KPI. São valores numéricos que foram pré-determinados como indicadores de sucesso ou fracasso e que permitem que se tenha uma ideia do que se poderá atingir em cada um dos indicadores.
  5. Identificar segmentos de pessoas, comportamentos, resultados que queremos analisar para medir o sucesso ou não dos nossos objetivos. Este passo é fundamental para compreendermos melhor o nosso cliente, as suas necessidades e, sobretudo, o seu comportamento no website. Através dos segmentos é possível identificar falhas no website e saber o que se tem de fazer para o melhorar.

Este plano de medição de resultados deverá ser depois configurado em ferramentas de análise, como o Google Analytics.

Caso o link não funcione copie este url: http://comteudo.webtexto.pt/wp-content/uploads/2016/04/Plano-de-medi%C3%A7%C3%A3o-de-resultados-tabela.xlsx

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.