Presente tanto no mundo digital, como na rua, a User Experience faz parte de diversos momentos do nosso dia a dia. É o segredo que faz com que a experiência do utilizador se torne fácil, acessível e agradável quando está a usar determinado serviço ou a consumir um determinado conteúdo. Uma boa experiência resultante desta interação não só ajuda a divulgar o produto, como aumenta a confiança entre a marca e o cliente.
Por vezes as melhores experiências são as invisíveis, ou seja aquelas que são tão fáceis que nem notamos que a estamos a fazer. Exemplo disso é a aplicação da Uber, que num só ecrã conseguimos ver toda a informação de que precisamos, tais como disponibilidade de condutores, tempos de espera, etc.
A Disney World criou uma pulseira que contém as informações pessoais do utilizador com o intuito de melhorar a experiência dos visitantes. Por exemplo, se associar um cartão à pulseira, sempre que efetua uma compra basta usar a pulseira para fazer o pagamento.
“We need to stop interrupting what people are interested in and be what people are interested in.”
Craig Davis (Former Chief Creative Officer at J Walter Thompson)
É fundamental ter uma abordagem que garanta que o utilizador consegue viver uma experiência ou realizar uma tarefa até ao fim e não a abandone a meio, pensando primeiro que história queremos contar e só depois como a queremos contar.
Processo de criação de User Experience
No passado dia 6 de novembro, a Webtexto assistiu à conferência de Graham McDonnell, que abriu o palco Creatiff. do Web Summit, com algumas sugestões para oferecer uma experiência agradável ao utilizador.
Conteúdos que ajudam a uma melhor User Experience
Captar a atenção do utilizador é a parte fácil do processo. A fase difícil é conseguir preservar a atenção do utilizador até ao fim. Um conteúdo que consegue captar de imediato a atenção do utilizador, quer através de um título interessante ou de cores apelativas, não vai necessariamente segurar o utilizador até ao final, se este precisar de dispensar muito tempo para chegar à conclusão.
Assim, existem algumas dicas que vão ajudá-lo a captar a atenção do seu utilizador até ao fim:
INCLUIR IMAGENS Páginas com conteúdos visuais têm em média mais 94% de visualizações.
INCLUIR MOVIMENTO Conteúdos com movimento, como vídeo e animações, quebram a rotina estática de um a página. Também podem ser úteis quando queremos distrair o utilizador, como por exemplo quando existe um tempo de espera para concluir uma determinada ação.
INTERAÇÕES O ser humano gosta de ser recompensado, pelo que criar interações vai despertar interesse no utilizador. As interações devem: ser motivadoras, possíveis de concluir e aumentar gradualmente o interesse do utilizador para que este saiba que vai no caminho certo.
SER ÓBVIO É importante ser claro na mensagem que se quer transmitir para o utilizador saber se está a fazer aquilo que efetivamente pretende. Não deve ter que pensar que caminho vai seguir, apenas o que deve fazer intuitivamente.
A experiência do utilizador deve ser prejudicada para se destacar?
Como em qualquer área, é importante não chegar a extremos na User Experience. Conteúdos como imagens, vídeos e interações devem ser usados com moderação, pois o objetivo é guiar o utilizador até ao fim da experiência e não tornarem-se a experiência em si. Caso contrário, o utilizador terá que captar demasiada informação diferente, acabando por não captar nenhuma. Torna-se assim fundamental não sacrificar a User Experience.
Como uma má User Experience pode ter um impacto negativo no utilizador:
- Quando o tempo investido aumenta, o interesse diminui. Ao mudar radicalmente a estrutura de algo, isto vai levar a que o utilizador se tenha que adaptar a esse novo formato, o que pode resultar na desistência do utilizador.
- Levar a que o utilizador faça algo que não pretende, através da inserção de elementos que apenas existem para enganar ou confundir o utilizador. A estes elementos chamamos Dark Patterns.
Exemplo de Dark Pattern
É, pois, fundamental que o utilizador tenha uma boa experiência:
- se a emoção do utilizador for positiva, este irá sentir-se motivado a ter o comportamento desejado e torna-se vantajoso para a marca;
- se a emoção for negativa, não existirá conversão e ainda existe a possibilidade de o utilizador se sentir descontente e irritado.
Mensagem que surge na aplicação do Gmail
quando a caixa de emails recebidos está vazia.