O que é SEO?

O que é SEO?

Quem é que não quer que o seu site surja nos primeiros 10 resultados do Google? Isso faz toda a diferença quando se trata de atrair mais visitantes para uma página web a partir dos motores de busca e é meio caminho para ganhar novos clientes. Mas para que isso aconteça é necessário cumprir uma série de regras, uma mais técnicas e outras mais de conteúdo, e a isso chama-se SEO – Search Engine Optimization.

Para tentar perceber como funciona o SEO, é preciso entender como é que as pessoas procuram informação em motores de busca como o Google, que recebe mais de três mil milhões de pesquisas todos os dias. O truque passa por produzir conteúdo de qualidade que responda às necessidades dos possíveis clientes, mas também pela aplicação de diversas técnicas.

Por exemplo, se alguém deixa cair o telemóvel na sanita, há uma elevada probabilidade de usar a internet para colocar a questão num motor de busca. E será específico em relação à procura, escrevendo: “O que fazer quando o telemóvel cai na sanita”, como mostra o Google. Neste caso, se a nossa empresa vende capas de telemóvel à prova de água, podemos escrever um artigo sobre como retirar a água do aparelho, apresentando uma solução e atraindo visitantes que podem, quem sabe, tornar-se clientes.

A importância de ficar bem cotado num motor de busca ficou expressa numa frase muito citada na web:

The best place to hide a dead body is page two of Google”

As principais ferramentas de SEO

Atrair mais visitantes a partir dos motores de busca envolve técnicas como otimizar o site para que seja facilmente acedido a partir de dispositivos móveis, mas também por produzir conteúdo original e de qualidade, com títulos claros ou ainda por melhorar os links das páginas. Nesta infografia mostramos as principais ferramentas de SEO.

SEO, motores de busca

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.