No mercado há muitas marcas de câmaras de filmar e todas elas tiveram a possibilidade de poder tirar partido do conteúdo criado pelos seus clientes. Mas, na prática, nenhuma delas conseguiu perceber isso como a GoPro, que criou uma estratégia de content marketing própria, baseada nos filmes dos próprios utilizadores, para aproveitar esta oportunidade.
Quando surgiram, em meados de 2004, as pequenas GoPro não passaram despercebidas, tendo em conta o seu tamanho e a sua alta definição. Quem não pensou: “Quem me dera ter uma câmara destas…”.
No final de 2013, a estratégia de marketing da GoPro foi reestruturada, ou seja, em vez de gastarem grandes quantias de dinheiro na produção de vídeos para promover as suas câmaras, decidiram dar esse “poder” aos clientes. A marca percebeu que um simples vídeo com uma acrobacia estava a ter melhores resultados do que aqueles que eram produzidos pela própria marca.
Assim, repensou a sua estratégia e procurou posicionar-se, não como uma empresa de hardware, mas de conteúdos.
“Nós somos uma empresa de hardware, mas estamos a tornar-nos mais uma empresa de conteúdos” disse o distribuidor de conteúdo da GoPro, Adam Dornbusch, no Variety’s Entertainment & Technology Summit.
Construíram, desta forma, uma estratégia de conteúdos centrada nos recursos visuais, com a câmara de filmar a ser vista como uma máquina que cria conteúdo.
“A câmara é apenas a ferramenta para chegar ao conteúdo”, diz Adam Dornbusch.
É precisamente esse conteúdo, criado pela própria marca e, principalmente, pelos próprios utilizadores, que mostra o poder das GoPro e a qualidade do seu vídeo e imagem. A empresa só precisou de fornecer as ferramentas e as plataformas necessárias para que os seus clientes pudessem partilhar as imagens e vídeos que captam, como um canal no Youtube, o próprio Website, e as páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.
A própria GoPro admite que as plataformas digitais permitem-lhes alcançar os consumidores de novas formas. Mas, para além de incentivar os utilizadores a publicarem os vídeos das suas próprias experiências, a GoPro fez parcerias com atletas, como o skateboarder Ryan Sheckler e o snowboarder Shaun White, e com outras empresas (por exemplo, com o Marriott Hotel) para aumentar a notoriedade da marca.
Esta estratégia de content marketing criada pelo utilizador permitiu não só envolver os fãs (que deixaram de tirar selfies para fazer vídeos), mas também fidelizar clientes.