O que fazer para o website aparecer nas pesquisas do Google?

O que fazer para o website aparecer nas pesquisas do Google?

Quando precisa de contratar um serviço, qual é o seu primeiro instinto? Provavelmente será fazer uma pesquisa rápida no Google e contactar o primeiro resultado que lhe aparecer. Ora, este comportamento leva a que as marcas que estão em primeiro lugar na página de resultados tenham mais probabilidades de conseguir novos clientes. Sendo assim, como pode o seu negócio ocupar também um desses lugares? Descubra o que precisa de fazer para aparecer nas pesquisas do Google e até ser um dos primeiros resultados.

Escolha as palavras-chave certas

Antes de se preocupar em aparecer nas pesquisas do Google, precisa de descobrir o que os utilizadores mais procuram. Não lhe serve de nada ocupar o primeiro lugar de uma pesquisa que nunca ou raramente é feita. Assim, faça uma análise cuidada das keywords que estão relacionadas com o seu negócio, mas que também têm um elevado número de pesquisas.

Experimente uma destas ferramentas para encontrar as keywords certas e garantir uma boa presença online.

Produza conteúdos de qualidade

Pode achar que o Google não tem como analisar a qualidade dos seus conteúdos, mas a verdade é que tem. Se o seu website tiver informação útil, irá prender os leitores durante mais tempo, levando a que o Google veja a sua página como uma fonte de conteúdos fidedignos e de qualidade.

Trabalhe o SEO

Inegavelmente, o recheio dos seus textos é importante, mas também existem regras. A esse conjunto de regras chamamos SEO (Search Engine Optimization) e, para aparecer nas pesquisas do Google, é importante respeitá-las na construção dos seus artigos. Vejamos algumas.

  • Preencha informações básicas sobre a sua página –, tais como title, meta description, URL, keywords, etc.
  • Utilize frequentemente – mas não de forma exagerada – a palavra-chave e termos relacionados.
  • Construa o texto com parágrafos curtos e que vão diretos ao assunto.
  • Otimize as imagens, para que também os conteúdos multimédia apareçam bem posicionados no Google Images.
  • Por outro lado, evite as técnicas negativas de SEO que prejudicam o seu website.

Existem ferramentas para o ajudarem nesta análise, por exemplo, os plugins Yoast SEO ou Rank Math.

Link Building

Conteúdo de qualidade gera confiança e isso verifica-se quando o seu conteúdo começa a ser partilhado noutras páginas. Isto é, sem dúvida, algo que o algoritmo do Google também tem em consideração. Mas não precisa de ficar à espera que outros blogs o citem. A partilha de links internos (isto é, dentro do mesmo domínio) contribui para uma melhor navegação dentro do seu website e o recurso a links externos fidedignos aumenta a credibilidade da sua página. 

A esta arquitetura de links chamamos Link Building e é mais um fator que ajuda a aparecer nas pesquisas do Google.

Website pesado não gera tráfego

Uma página que demora a carregar é um repelente para qualquer utilizador. Para evitar isso, tome alguns cuidados que o vão ajudar a tornar o seu website mais rápido.

  • Não carregue ficheiros multimédia (imagens ou vídeos) muito pesados. No caso das imagens, opte pelo formato JPG e não ultrapasse as dimensões estritamente necessárias. Quanto aos vídeos, faça o upload em plataformas como o YouTube ou Vimeo e partilhe apenas o link no seu website.
  • Plugins em excesso também são prejudiciais. Certifique-se de que apenas tem instaladas as ferramentas externas de que verdadeiramente precisa.
  • Simplifique o código do seu website, removendo quebras de linha e comentários que já não são necessários.
  • Faça uma limpeza do cache recorrendo ao plugin WP Super Cache. Esta ferramenta cria cópias das páginas do seu website, tornando o seu carregamento mais rápido.

Todos estes cuidados melhoram a experiência do utilizador, prolongam o tempo que passa na sua página e, como resultado, levam o seu website a aparecer nas pesquisas do Google. Teste a velocidade das suas páginas web recorrendo ao PageSpeed Insights da Google.

Website responsivo e mobile friendly

Com a evolução dos smartphones, muitas pessoas começaram a preferir consultar conteúdos através dos seus telemóveis. Este comportamento levou a que se começasse a dar especial atenção à responsividade, isto é, à capacidade de um website se adaptar e ajustar ao dispositivo em que está a ser acedido. 

Além disso, mais tarde, surgiu o Google AMP, um projeto que visa acelerar o carregamento das páginas em dispositivos móveis. Quem consulta essas páginas web consegue aceder a conteúdos com vídeos, animações ou gráficos em menos de um segundo.

Aqui verifica-se mais uma vez a prioridade dada aos websites que se preocupam com a experiência do utilizador, tendo estes mais probabilidade de aparecer em primeiro no Google.

Descubra se o seu website é mobile friendly com o teste da Search Console da Google.

Google My Business

Interaja com os seus clientes a partir da primeira página de resultados, fornecendo-lhes toda a informação de que eles necessitam para o contactar. Com o Google My Business pode criar uma ficha de empresa com fotografias, publicações, direções e contactos e, graças à sua ligação ao Google Maps, consegue atrair as pessoas que estão mais próximas do seu negócio.

google my business

Google Ads

Como aparecer na primeira página do Google pode ser um processo demorado, há quem recorra ao Google Ads. Esta ferramenta permite-lhe “comprar” palavras-chave para surgir em primeiro lugar quando esse termo é pesquisado.

Ainda assim, precisa de continuar a fazer a análise de keywords e a produzir conteúdos de qualidade, para que não perca a atenção dos seus leitores.

Outras formas de fazer crescer a sua marca

Aparecer na primeira página do Google é, sem dúvida, uma meta que todos os negócios sonham atingir. Mas não é tudo. Uma presença forte nas redes sociais, uma estratégia de Email Marketing e parcerias ou entrevistas são outras formas de divulgar o seu website ou blog e alcançar mais pessoas. E se precisar de ajuda, a Webtexto é a agência certa para isso!

Artigo atualizado a 15 de outubro de 2021, por Inês Martins.

Inês Martins
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