Falar em content marketing na Caixa Geral de Depósitos é quase sinónimo de falar em Saldo Positivo. Esta plataforma online de literacia financeira, que ajuda as famílias e as empresas a gerirem melhor o dinheiro, é um projeto pioneiro em Portugal na área do content marketing.
Mas a aposta da CGD nos conteúdos vem de longa data. Passou por vários formatos, desde os mais tradicionais, como as revistas – caso da CX ou da Caixa Empresas – , até às redes sociais. Recentemente, o banco entrou no Facebook, no Twitter, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram, seguindo uma estratégia de envolvimento e de afirmação da Caixa junto da comunidade.
Os formatos foram evoluindo e os tempos também e foi por isso que o Saldo Positivo se impôs como um projeto necessário. Em tempos de crise financeira, a gestão do dinheiro e das poupanças passaram a ter uma grande importância. O Saldo Positivo surgiu, então, “numa altura onde era particularmente critica a importância destas matérias junto de uma sociedade com alto endividamento e fracos conhecimentos para uma gestão equilibrada e sustentável da sua vida financeira”, segundo afirma fonte oficial da CGD.
Saldo Positivo para particulares e empresas
Dividido em dois segmentos, Empresas e Particulares, o Saldo Positivo “tem vindo a constituir-se como um case study à escala internacional”, diz a CGD, que tem apostado forte nesta plataforma para promover a inclusão financeira dos consumidores.
Em ambos os casos, para particulares ou empresas, o objetivo do programa é claro: ensinar a planear e gerir o consumo e os recursos financeiros, com responsabilidade e visão de futuro”, diz a CGD.
O sucesso do projeto tem sido visível através do crescimento de tráfego que a plataforma tem registado. Os indicadores apontam para taxas de crescimento de visitas mensais nos últimos dois anos “superiores a 160% por semestre” – nas duas secções da plataforma.
“Isto atesta não só a pertinência dos seus conteúdos como comprova que os seus objetivos iniciais estão a ser cumpridos. Ou seja, ser uma resposta a uma lacuna que a Caixa Geral de Depósitos identificou no contexto do seu lançamento”, acrescenta a CGD.
Para a CGD e para os bancos de uma forma geral, o content marketing é uma ponte essencial para captar a atenção e a confiança dos clientes, abrindo as portas a um segmento de mercado com potencial, desconstruindo e simplificando os conceitos que levam alguns clientes a evitar produtos financeiros complexos.