Os gestores e profissionais de Marketing Digital têm de desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo, desde responder a mensagens, acompanhar métricas, fazer videochamadas, partilhar documentos, até gerir equipas, criar eventos, entre outras, muitas vezes depois do seu horário de trabalho.
A questão é: como conseguir automatizar as diferentes funções e poupar tempo? Uma das formas de o fazer é através de aplicações móveis.
Há aplicações para tudo, ou pelo menos para quase tudo, e podem trazer muitos benefícios, não só para a vida pessoal, mas também profissional. Os dados estão sempre disponíveis, independentemente do lugar onde nos encontremos.
Para que possa tornar a sua vida mais fácil e melhorar a produtividade do seu trabalho, elaborámos uma lista com algumas das melhores aplicações para gestores e profissionais de marketing.
AGREGADOR DE CONTEÚDOS
Feedly
O Feedly é um agregador de conteúdos, que permite organizar, ler, guardar e partilhar, de forma rápida, informações de websites, blogs e canais de YouTube, a partir de um só lugar. Tendo em conta a dificuldade que é estar a par de todas as novidades, são muitos os profissionais que diariamente utilizam esta ferramenta (quer no desktop ou nos dispositivos móveis) para ler blogs, adquirir novos conhecimentos, acompanhar palavras-chave, marcas e empresas ou simplesmente como fonte de inspiração. O Feedly disponibiliza uma aplicação que carrega depressa e oferece ao utilizador uma experiência de leitura simples e clara.
– Aplicação gratuita
– Disponível para iOS e Android
– Permite a integração com o Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Evernote, Buffer, OneNote, IFTTT e Zapier
SOCIAL LISTENING
Mention
A missão do Mention é simples: ajudar os utilizadores a saber o que está a ser dito sobre o seu negócio. Atualmente, são mais de 500.000 as marcas que utilizam esta ferramenta para gerir e monitorizar a presença da sua empresa e a da sua concorrência online. A partir de um só painel é possível criar alertas (com base em palavras-chave relacionadas com uma determinada empresa, marca, produto ou concorrência) e receber atualizações e notificações em tempo real sobre menções na Internet e nas redes sociais. Para além disso, é ainda possível gerar envolvimento com o público-alvo, colaborar com a equipa e analisar a presença online da marca.
– Aplicação gratuita (contudo, a ferramenta é paga)
– Disponível para iOS e Android
GESTOR DE REDES SOCIAIS
Hootsuite
O Hootsuite é uma das ferramentas de gestão de redes sociais mais utilizadas por empresas e negócios. Tem uma versão gratuita (com algumas limitações, que rapidamente podem ser ultrapassadas com um upgrade da conta) e permite gerir redes sociais, como o Twitter, o Facebook ou o LinkedIn. Por outras palavras, a partir de um só interface é possível partilhar, agendar, pré-visualizar e editar posts, monitorizar menções à marca, likes, comentários e performance dos links e analisar o tráfego.
– Aplicação gratuita
– Disponível para iOS e Android
AGENDA/CALENDÁRIO ONLINE
Google Calendar
O Google Calendar é um serviço de agenda e calendário gratuito da Google, que permite ao utilizador estar sempre a par de todos os eventos importantes (é necessário apenas ter uma conta no Gmail). Para além de criar eventos, esta ferramenta permite também criar objetivos (por exemplo, correr três vezes por semana), que o Google Calendar agenda automaticamente uma hora para os mesmos. As reservas de voos, hotéis, concertos, restaurantes, etc. são também adicionadas automaticamente ao calendário. Caso seja necessário, esta ferramenta permite também partilhar eventos com outros utilizadores.
– Aplicação gratuita
– Disponível para iOS e Android
GESTOR DE TAREFAS & FLUXO DE TRABALHO
Slack
Através do Slack é possível gerir equipas a partir de um só lugar, melhorando a comunicação e a produtividade das mesmas, na medida em todos sabem o que se está a passar. Esta ferramenta permite organizar equipas por canais, bem como por projetos ou tópicos (também se podem criar canais privados e convidar apenas alguns membros da equipa). Para além disso, também permite enviar mensagens a outro utilizador ou a um pequeno grupo de pessoas, realizar chamadas ou videochamadas e partilhar e editar documentos.
– Aplicação gratuita
– Disponível para iOS e Android
PARTILHA DE DOCUMENTOS
Dropbox
A Dropbox permite, de forma fácil e rápida, guardar e partilhar documentos (sejam eles músicas, vídeos ou imagens) com outros utilizadores, que podem depois editá-los, ficando automaticamente atualizados. Os ficheiros guardados na Dropbox estão sincronizados com todos os dispositivos e pode-se aceder a eles, mesmo estando offline. O serviço é gratuito, mas com algumas limitações que, mediante um upgrade, podem ser ultrapassadas.
– Aplicação gratuita
– Disponível para iOS e Android
PARA TIRAR NOTAS
Evernote
O Evernote é uma ferramenta que permite tomar notas, criar uma lista de tarefas e partilhar ideias, a partir de qualquer dispositivo (seja no desktop ou nos dispositivos móveis). As notas/ideias ou até mesmo fotografias estão, portanto, sempre sincronizadas e acessíveis, onde quer que o utilizador se encontre. A mais-valia do Evernote é que permite encontrar facilmente as notas guardadas. Tal como outras ferramentas, esta tem uma versão gratuita (mais limitada) e duas pagas (bem mais completas).
– Aplicação gratuita
– Disponível para iOS e Android
REALIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS ONLINE
Skype
Com o Skype é possível realizar reuniões ou trabalhar com colegas, através de mensagens, de chamadas de voz ou de videochamadas gratuitas (desde que feitas para pessoas que também utilizem esta ferramenta). O Skype pode ser utilizado em vários dispositivos (telemóvel, desktop ou até mesmo numa TV com o Skype incorporado). Se fizer um update para uma versão paga, pode desfrutar de mais funcionalidades, através de formas ainda mais diversificadas e com mais pessoas, incluindo ligar para telefones, aceder por Wi-Fi ou enviar mensagens SMS.
– Aplicação gratuita
– Disponível para iOS e Android
Imagem por Sabri Tuzcu – Unsplashed