Como definir objetivos SMART nas estratégias de Marketing

Como definir objetivos SMART nas estratégias de Marketing

Tanto na vida pessoal, como na nossa atividade profissional ter objetivos é fundamental. Esta é uma forma de nos focarmos nas nossas prioridades e naquilo que queremos atingir. O mesmo acontece com as estratégias de Marketing.

Os objetivos devem estar bem definidos e ser concretos. Só assim é possível aumentar a produtividade e a motivação para alcançar esses objetivos e melhorar o desempenho do negócio. Nesta tarefa há uma ferramenta que muitos profissionais recomendam : os objetivos SMART.

Mas como e quando deve definir os objetivos SMART na sua estratégia de Marketing? Para responder a esta pergunta primeiro é preciso perceber o conceito.

 

O que são objetivos SMART e como defini-los?

O método SMART é uma ferramenta útil que ajuda a definir metas. Funciona como uma espécie de checklist, na qual cada objetivo é verificado e avaliado. São, portanto, objetivos quantitativos que devem ser definidos na sua empresa, nas suas estratégias de marketing, no seu plano de redes sociais e em qualquer outra área.

O conceito S.M.A.R.T foi apresentado por Peter Drucker em 1981 e é um acrónimo que significa inteligente, na língua inglesa. Este conceito foi criado com o intuito de ajudar pessoas e organizações a estabelecerem objetivos, principalmente em planos estratégicos e de desenvolvimento pessoal. Deste modo, cada letra remete para um termo específico, completando a palavra SMART:  Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Realistic (Realista) e Timing (Tempo/Duração). No entanto, o que realmente interessa é a aplicação prática do conceito e o que está por detrás do significado de cada letra.

 

 

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Specific (Específico)

A descrição de um objetivo deve ser o mais detalhada possível para fazer cumprir aquilo que se pretende. Isto porque, os objetivos mais detalhados de forma generalizada tornam-se demasiado vagos e, portanto, mais vulneráveis e ineficazes. Desta forma, os objetivos devem estar claros e alinhados com a restante estratégia. Por exemplo, se tem o objetivo de aumentar a notoriedade da marca, poderá estabelecer como objetivo de comunicação algo mais específico, como aumentar o conhecimento da marca em 10% nos próximos 12 meses, através de uma campanha de Facebook.

 

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Measurable (Mensurável)

Para monitorizar os seus objetivos, é muito importante definir as métricas. Estas dão informações valiosas para se perceber se está a fazer progressos com fim de atingir o objetivo definido. Por outro lado, se os objetivos não são mensuráveis, é impossível conseguir perceber os progressos feitos.

 

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Achievable (Alcançável)

Obter resultados incríveis é a intenção de todas as estratégias de marketing. Porém, um objetivo não pode ser demasiado agressivo a ponto de parecer inalcançável. Um objetivo que parece inalcançável desmotiva e cria o sentimento de negatividade que o pode fazer desistir ainda antes de perseguir o objetivo. Desta forma, é recomendável que os objetivos sejam possíveis, para além de serem específicos e mensuráveis.

 

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Realistic (Realista)

Os objetivos devem ser realistas e relevantes para motivarem a equipa a superar as expectativas e irem além dos resultados previstos. Deste modo, é muito importante que os alvos de uma estratégia de marketing vão ao encontro dos objetivos estratégicos da empresa, tais como a missão e a visão global. Como tal, este «R» está muito relacionado com o «A», no qual para definir resultados alcançáveis é fundamental conhecer a realidade da empresa.

 

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Time-bound (Tempo/Duração)

Todos os objetivos devem de ter um prazo e um limite. A definição de um tempo de duração estabelece um sentimento de compromisso com o prazo estabelecido e haverá uma maximização dos esforços de todos para o conseguir atingir. Nesse sentido, é necessário incorporar os objetivos num cronograma, o que os torna mais tangíveis.

 

Deste modo, os objetivos SMART são essenciais para medir resultados e funcionam como um guia para o crescimento de qualquer empresa. Através desta ferramenta, conseguirá uma grande diferença em termos de sucesso, bem como na motivação para conseguir atingir cada objetivo específico.

 

Como deve aplicar os objetivos SMART numa estratégia de marketing?

Numa estratégia de marketing, os objetivos SMART são extremamente relevantes e a sua correta aplicação é fundamental para ser bem-sucedido. Nesse sentido, a título de exemplo, o objetivo SMART numa campanha específica de redes sociais pode ser:

 

Aumentar as interações com a marca em 20% (5000 por mês para 6000 por mês) até 25 de agosto de 2018.

 

Desta forma, o objetivo específico é «aumentar as interações com a marca», os «20%» é a mensurabilidade, passar dos «5000 por mês» para os «6000 por mês» é a tangibilidade e, por fim, a data «25 de agosto de 2018» é a data limite para a conclusão deste objetivo. Como foi possível perceber, a única palavra que não foi referida é que o objetivo deve ser «Realista». No entanto, este objetivo já deve estar definido na tangibilidade – objetivo alcançável-, pelo que não será necessário estar exposto no objetivo SMART.

 

Bruno Santos
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Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.