O que começou com a simples proposta de enviar imagens para os amigos e conhecidos que desapareciam 10 segundos depois tornou-se numa das redes sociais mais disruptivas lançadas nos últimos anos. Claro que estamos a falar do Snapchat!
Agora vale 27,8 mil milhões de euros, conta com mais de 158 milhões de utilizadores diários e regista mais de 10 mil milhões de visualizações todos os dias. Apesar de estar muito associado às gerações mais jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, não se deixe enganar. O Snapchat é um mundo de possibilidades para as empresas que querem criar uma relação de proximidade com os clientes e potenciais clientes independentemente das suas idades.
Por esta altura deve estar a perguntar-se o seguinte: “Mas será que vale a pena apostar em mais uma rede social?”. E se lhe dissermos que sim? Mas primeiro vamos perceber como é que funciona esta rede social.
Snaps vs Stories
Para as empresas que ponderam apostar no Snapchat é importante perceber como é que esta rede social funciona. Saber qual é a diferença entre Snaps e Stories é crucial.
Estas funcionalidades assumem um papel ainda mais divertido e irreverente graças a ferramentas como filtros, filtros de geolocalização, texto, emojis, música e muito mais. Esta realidade, simplicidade e verdade ajudam as empresas a chegarem a gerações mais jovens, que não são sensíveis aos tradicionais canais de publicidade e que filtram grande parte dos conteúdos que lhes chega às mãos.
Além disso, esta vertente ajuda as empresas a criarem uma relação de proximidade com os seguidores, a construírem uma comunidade empenhada e leal e a assegurarem uma maior visibilidade e consciência da marca.
Mas antes de se aventurar no novo mundo do Snapchat é preciso ter em conta alguns fatores.
Requisitos para ser bem-sucedido no Snapchat
1. PÚBLICO-ALVO
É crucial que saiba quem são os seus clientes, do que gostam e como funcionam pois estas informações vão ajudá-lo a comunicar e a criar conteúdos à sua medida.
2. CONTEÚDOS MEMORÁVEIS
No Snapchat só tem alguns segundos para passar a sua mensagem, pelo que tem de ser irreverente e de marcar a diferença. Tem de ser memorável.
3. HISTÓRIAS PESSOAIS
A verdade e imperfeição são palavras de ordem nesta rede social, pelo que é importante apostar na partilha de histórias pessoais e dos bastidores da empresa para dar a conhecer e vender a sua marca. Afinal de contas, ninguém se interessa ou identifica com uma empresa sem rosto ou personalidade.
4. AUTENTICIDADE
Seja você mesmo e partilhe os valores da sua marca, evitando discursos demasiado treinados e aborrecidos. As marcas que partilham histórias autênticas têm mais sucesso no Snapchat.
5. EXCLUSIVIDADE
Pondere oferecer cupões, promoções e ofertas exclusivas pois têm a capacidade de gerar muito interesse e atenção graças à aura de escassez ou exclusividade associada à oferta. Como tal, a probabilidade de gerar mais atenção é maior.
Quais são as vantagens?
Grande parte das vantagens desta rede social está diretamente ligada à natureza temporária dos seus conteúdos e não só.
CONTEÚDO TEMPORÁRIO
Esta característica faz com que os utilizadores sintam a necessidade de visualizar os conteúdos no imediato. O que é que isto significa? Que os utilizadores dedicam toda a sua atenção aos conteúdos. Que os utilizadores investem mais nos conteúdos apresentados mesmo que sejam publicidade.
CONSUMO RÁPIDO
Os conteúdos criados são simples e de consumo rápido, o que faz com que os utilizadores fiquem cada vez mais sedentos por conteúdos e dediquem toda a sua atenção quando algo novo é publicado.
SATISFAÇÃO INSTANTÂNEA
A natureza temporária e o consumo rápido alimentam um sentimento de satisfação instantânea nos utilizadores.
MENOS FILTROS
Os utilizadores do Snapchat não filtram tantos conteúdos como noutras redes sociais. Isto acontece graças ao ambiente mais propício à criação e distribuição de conteúdos.
CONTEÚDOS NÃO SE PERDEM
Ao contrário do que acontece noutras redes sociais, no Snapchat os Snaps não se perdem nas timelines dos utilizadores. Na verdade, permanecem com a classificação “por visualizar” até que os seguidores os consigam visualizar.
E as desvantagens?
Mas o Snapchat também apresenta alguns desafios.
Leque de opções reduzido para pequenas empresas
Enquanto numa campanha publicitária no Facebook, uma empresa consegue promover os seus produtos ou tecnologias com um orçamento reduzido, gastando alguns euros por dia se assim o quiser, no Snapchat, a história é diferente. São necessários milhares de euros para que uma empresa consiga anunciar nesta rede social.
Público-alvo
Grande parte do poder do Snapchat está assente na capacidade de alcançar as gerações mais novas. Mas a verdade é que nem todas as empresas têm um público-alvo jovem. Ainda assim, não desanime. Já são muitos os utilizadores de faixas etárias mais elevadas.
Imprevisibilidade do vídeo vertical
É o formato mais apetecível e preferencial, mas pode não passar de uma tendência devido à atual formatação dos smartphones.
NA REALIDADE …
O Snapchat transformou-se e já faz parte do grupo das redes sociais mais utilizadas no mundo, relegando para segundo plano aplicações como o Twitter. E não só. Foi responsável pela revolução na forma como comunicamos uns com os outros, obrigando outras redes sociais a seguirem-lhe os passos por forma a não perderem utilizadores.
Na verdade, a história do Snapchat mal começou a ser contada. E, para as empresas, pode ser uma aposta interessante. Talvez nem precise de gastar milhares de euros para conseguir obter algum retorno. Apesar de o Snap Ads, o Sponsored Geofilter e o Sponsored Lens serem opções interessantes, a verdade é que o Snapchat é muito mais do que isso e existem outras formas de chegar aos seus utilizadores.
No próximo artigo, vamos dar algumas dicas sobre como é que as empresas devem comunicar com o seu público-alvo e que cuidados devem ter para ser bem-sucedidos.
Imagem por Andreia Dias