SEO para imagens otimizado, sucesso assegurado

SEO para imagens otimizado, sucesso assegurado

Quando falamos em bancos de imagens, por vezes esquecemo-nos de que o Google é o maior deles. Por isso, é preciso trabalhar o SEO para imagens, se quer que estas apareçam bem posicionadas neste motor de pesquisa.

Já lhe explicámos as melhores práticas de SEO ao escrever um artigo, mas agora vamos conhecer algumas regras para uma correta otimização de imagens e quais as vantagens desta tarefa.

Campos a preencher e cuidados a ter

Antes de mais, certifique-se de que está a usar imagens relevantes para o conteúdo do seu website, pois o motor de pesquisa também vai buscar informação à página onde a imagem está incluída e ao texto que a rodeia

De seguida, precisamos de dar alguma informação ao Google, para o ajudar a identificar as nossas imagens. Para isso, devemos preencher alguns campos, e as plataformas para criar blogs permitem fazê-lo muito facilmente, clicando nas definições da imagem. 

Como otimizar imagens no WordPress

O Google lê toda a informação que lhe oferece. Desse modo, ao preencher mais campos, aumentam as oportunidades de a sua imagem estar mais bem posicionada.

Nome do ficheiro

É crucial para o Google identificar o tema da imagem, por isso, evite usar nomes como IMG_123456.jpg que não acrescentam informação. Se está a publicar uma fotografia de um Golden Retriever a correr num parque, o nome do arquivo deve ser golden-retriever-parque.jpg, por exemplo.

Uma vez que este nome irá influenciar o URL da imagem, evite usar acentos ou cedilhas e recorra a hífenes (-) em vez de underscores (_).

Title tag

A title tag é um parâmetro do SEO para imagens que ajuda o Google a obter mais informação sobre o arquivo, mas não só. Já reparou que quando coloca o rato por cima de uma imagem, aparece uma caixa de texto? Isso é a title tag.

SEO para imagens

Alt text

O alt text – ou texto alternativo – é a informação que aparece quando a imagem não é carregada. Quando isso acontece, surge no ecrã um ícone com o alt text a identificar o conteúdo da imagem.

Exemplo de uma imagem que não foi carregada

Certifique-se de que atribui sempre um texto alternativo a todas as imagens e que inclui a keyword, pois vai contribuir para o SEO do artigo onde a imagem está incluída.

SEO para imagens
Como preencher corretamente o alt text das imagens (Fonte: Google Developers)

Legenda

A legenda é o texto que acompanha a imagem, na qual normalmente se coloca o título da imagem. Esta característica não é obrigatória, por isso, aplique-a apenas quando útil para o leitor.

Ainda assim, as legendas são 300% mais lidas do que o texto, portanto não desperdice esta oportunidade quando ela surgir.

SEO para imagens

Dimensões e tamanho do arquivo

Se precisa de uma imagem com 1000px de largura, não há necessidade de carregar uma imagem com 2000px. Esta será muito mais pesada, demorando mais tempo a carregar e prejudicando a experiência do utilizador.

Também deve apostar na responsividade, isto é, criar imagens com dimensões diferentes para diferentes dispositivos, garantindo que são legíveis tanto em computador como em telemóvel.

Utilize dados estruturados

O Schema Markup – ou dados estruturados – é uma das componentes de SEO mais poderosas, pois ajudam os motores de pesquisa a perceber os significados dos dados. Usa-se, por exemplo, para informar sobre a localização ou o horário de funcionamento de uma empresa. Mas também num blog de culinária, para indicar o tempo de preparação, calorias e avaliação de uma receita. 

Consulte o nosso artigo para saber como implementar o Schema Markup.

dados estruturados

Quais as vantagens de trabalhar o SEO para imagens?

Claramente, as boas práticas de SEO para imagens vão resultar num bom posicionamento nos motores de pesquisa. Isto é ideal para quem gere um blog de fotografia ou de edição e quer que as suas imagens se destaquem da concorrência.

Mas há mais vantagens.

Melhora a otimização do SEO da página

Se seguir estes passos, também estará a melhorar o SEO do seu artigo, contribuindo para um melhor posicionamento nos motores de pesquisa.

Dá contexto mesmo quando as imagens não são carregadas

Este é um cenário que pode acontecer por inúmeras razões que estão fora do controlo do autor do website. Por isso, deve usar as imagens meramente para decorar o artigo e não incorporar nelas texto importante.

Caso queira incluir esquemas ou infografias, seja o mais detalhado possível no SEO para imagens, principalmente no alt text. Assim, um leitor que não consiga abrir a imagem – por ter um sinal de Internet fraco, por exemplo – pode ler o texto alternativo e, se ficar interessado, guardar a página para consultar mais tarde.

Contribui para a inclusão e acessibilidade digital

Recorrendo a leitores de ecrã, as pessoas com deficiências visuais conseguem consultar páginas web e identificar todo o conteúdo escrito. Por isso, é necessário preencher o alt text das imagens, para que os leitores de ecrã as consigam ler e estas se tornem acessíveis a toda a gente.

Inês Martins
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Designer de conteúdos da Webtexto.