Independentemente da dimensão do negócio, gerir um e-commerce é sempre um processo complexo. Afinal, existem inúmeras responsabilidades para garantir que tudo corre bem e que há retorno sobre o investimento no final de cada mês. Assim, escolher a plataforma apropriada na hora de criar uma loja online pode ser decisivo para ter sucesso. Reunimos as quatro melhores soluções de e-commerce do mercado.
Shopify
O Shopify é uma das plataformas para criar lojas online mais conhecidas do mercado. Com mais de um milhão de empresas em 175 países, destaca-se como a solução-líder em e-commerce.
Este software especializado foi iniciado em 2004 por entusiastas que queriam vender equipamentos de snowboard, mas não encontravam uma solução para criar uma loja online conforme pretendiam.
É, por isso, a plataforma de eleição para quem é um iniciante sem conhecimentos técnicos e precisa de montar rapidamente uma loja virtual para começar a vender online com poucos recursos. Tudo o que é necessário já está integrado na plataforma e é facilmente personalizável: desde temas gratuitos para criar um design atrativo até aos resultados de Marketing e à análise de vendas em tempo real.
Preço
- Shopify Lite: € 8 / mês
- Basic Shopify: € 27 / mês*
- Shopify: € 79 / mês*
- Advanced Shopify: € 289 / mês*
- Shopify Plus: € 1.921,10 / mês
*Os preços mencionados são representativos para planos de pagamento mensal. Contudo, existem também planos anuais, que costumam ter descontos.
É oferecida uma avaliação gratuita durante 14 dias, sem necessidade de inserir cartões de crédito. Assim, pode verificar se é a plataforma indicada para o seu negócio online, sem precisar de aderir a um plano pago no início. Os recursos disponíveis variam de plano para plano, mas o detalhe mais relevante é a diferença de taxas de transação que o Shopify cobra:
Plano | Taxa de transação |
Basic Shopify | 2% |
Shopify | 1% |
Advanced Shopify | 0,5% |
O plano mais acessível é o Shopify Lite, enquanto o mais completo – e, por isso, mais caro – é o Shopify Plus. O primeiro apresenta recursos mais limitados e está destinado a negócios de pequena dimensão ou que estão agora a iniciar-se no comércio eletrónico. Por outro lado, o plano mais completo apresenta-se como uma solução para negócios com um grande volume de vendas e que pretendem criar lojas online ilimitadas para vender em todo o mundo.
Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online
- Loja virtual;
- Adicionar produtos ilimitados;
- Atendimento ao cliente;
- Análise contra fraude;
- Recuperação de carrinho abandonado;
- Segmentação de clientes;
- Códigos de desconto e cartões-presente;
- Certificado SSL grátis;
- Ecossistema com mais de 4.100 apps;
- Possibilidade de venda em mais de 133 países.
Exemplos de e-commerce criados no Shopify
BigCommerce
O BigCommerce, tal como o seu próprio nome indica, promete recursos em grande! Considerada uma das melhores plataformas para criar uma loja online, a par do Shopify, é destinada a marcas com muita variedade e quantidade de produtos, mas não só. É também uma boa solução para pequenas e médias empresas que pretendem ter maior expressão online.
Fundado por dois australianos em 2009 e sediado nos Estados Unidos da América, o BigCommerce é rico em recursos sofisticados. Embora possa ser apropriado para quem não tem conhecimentos de HTML e/ou CSS, foi desenvolvido para profissionais que pretendem criar uma loja online, pelo que não é tão intuitiva ou user friendly como o Shopify.
Ainda assim, o BigCommerce tem uma alternativa extra: o Plug-in BigCommerce for WordPress. Ou seja, para os negócios que têm o seu próprio website e não pretendem criar uma loja online à parte noutra plataforma, o BigCommerce disponibiliza esta integração repleta de recursos dentro do WordPress.
Desta forma, é possível ter acesso a milhares de temas, apps e plugins exclusivos do BigCommerce, quando continua a utilizar o backoffice do WordPress
Preços
- Standard: € 28,76 / mês*
- Plus: € 76,77 / mês*
- Pro: € 288,03 / mês*
- Enterprise: é necessário contactar o BigCommerce para ter acesso a recursos personalizáveis
(*Os preços podem variar de acordo com a taxa de câmbio de dólares para euros)
Nesta plataforma, é possível criar uma loja online durante o período de avaliação gratuita de 15 dias, sem necessidade de adicionar cartão de crédito. Além disso, a escolha do plano está dependente do volume de vendas online. Por isso, se a sua loja virtual gerar mais de 400 mil dólares por ano, o BigCommerce obriga a um plano Enterprise.
Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online
- Desempenho em SEO;
- Domínios personalizados;
- Lista de produtos ilimitada;
- Venda em várias moedas;
- Integração com apps de terceiros;
- Segurança incluída;
- Sem taxas de transação.
Exemplos de e-commerce criados no BigCommerce
WooCommerce
O WooCommerce, ao contrário dos restantes players do mercado de plataformas de e-commerce, é um plug-in de código aberto para uso em WordPress. E este é efetivamente um fator diferenciador dos seus concorrentes, porque o torna tecnicamente gratuito. Por esse motivo, é uma das plataformas mais populares entre as empresas que pretendem criar uma loja online.
Mas os pontos positivos não se ficam por aqui. Uma vez que esta solução é usada em conjunto com o WordPress (e com a sua grande quantidade de plug-ins gratuitos), é possível personalizar o website conforme as necessidades de cada loja.
Ainda assim, o WooCommerce também tem os seus inconvenientes. Para quem não está familiarizado com o WordPress ou não tem conhecimentos técnicos, configurar um serviço de hospedagem, instalar o WordPress, garantir a segurança do website e monitorizar todos os dados de analytics tornar-se-á mais complicado.
Além disso, se o intuito for vender muitos produtos na loja virtual e a empresa não tiver o serviço de alojamento web mais correto, poderá ter problemas de velocidade de carregamento nas suas páginas.
Preços
- Gratuito
Este plug-in para o WordPress é gratuito na hora de descarregar e implementar no website. No entanto, não pense que criar uma loja online com esta ferramenta é totalmente livre de custos.
Existem sempre despesas, se analisarmos valores mais gerais, como a hospedagem e o domínio. Estes preços são muito variáveis e diferem de serviço para serviço. Em Portugal, em plataformas como dominios.pt ou amen.pt, por exemplo, é possível registar um domínio e adquirir o alojamento web.
Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online
- Gestão fácil de stock;
- Fácil otimização para mobile;
- Plataforma apropriada para trabalhar o SEO;
- Temas personalizáveis;
- Suporte de localização geográfica.
Exemplos de e-commerce criados no WooCommerce
Big Cartel
Fabrica os seus próprios produtos e pretende criar uma loja online? O Big Cartel pode ser perfeito para si. Criada por artistas para artistas, esta plataforma juntou músicos, ilustradores e cineastas para ajudar todos os artistas, fabricantes e pequenas marcas a criar o seu próprio negócio online.
A característica mais atrativa desta plataforma é o seu baixo custo, não apresentando taxas de transação. Além disso, os planos gratuitos já incluem a maioria dos recursos
Esta é uma das plataformas mais criativas e inspiradoras que pode encontrar, apostando ainda em práticas comerciais transparentes. No entanto, se pretende crescer em volume de vendas, esta pode não ser a opção ideal para criar uma loja virtual, pelos escassos recursos que oferece.
Preços
- Gold: gratuito
- Platina: € 9,60 / mês*
- Diamante: € 19,21 / mês*
(*Os preços podem variar de acordo com a taxa de câmbio de dólares para euros)
Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online
- Temas personalizáveis gratuitos;
- Estatísticas em tempo real;
- Domínio personalizado;
- Edição de código de tema;
- Acompanhamento de inventário;
- Descontos e promoções;
- Rastreamento de envio.
Exemplos de e-commerce criados no Big Cartel
Estas são as quatro plataformas para criar uma loja online mais conhecidas e usadas em todo o mundo e que valem a pena analisar. Agora é hora de decidir que futuro pretende dar ao seu projeto.
A verdade é que o negócio online aumentou bastante depois da pandemia. Inclusive em Portugal, sendo uma tendência que vem registando um crescimento gradual, conforme nos mostram as estatísticas de e-commerce. Além disso, existem cada vez mais empresas a fazer uma aposta concreta em estratégias de Content Marketing para e-commerce. Quer saber como pode fazê-lo? Fale connosco!
Artigo atualizado a 15 de junho de 2022, por Bruno Santos.