As 4 melhores plataformas para criar uma loja online

As 4 melhores plataformas para criar uma loja online

Independentemente da dimensão do negócio, gerir um e-commerce é sempre um processo complexo. Afinal, existem inúmeras responsabilidades para garantir que tudo corre bem e que há retorno sobre o investimento no final de cada mês. Assim, escolher a plataforma apropriada na hora de criar uma loja online pode ser decisivo para ter sucesso. Reunimos as quatro melhores soluções de e-commerce do mercado.

Shopify

O Shopify é uma das plataformas para criar lojas online mais conhecidas do mercado. Com mais de um milhão de empresas em 175 países, destaca-se como a solução-líder em e-commerce

Este software especializado foi iniciado em 2004 por entusiastas que queriam vender equipamentos de snowboard, mas não encontravam uma solução para criar uma loja online conforme pretendiam.

É, por isso, a plataforma de eleição para quem é um iniciante sem conhecimentos técnicos e precisa de montar rapidamente uma loja virtual para começar a vender online com poucos recursos. Tudo o que é necessário já está integrado na plataforma e é facilmente personalizável: desde temas gratuitos para criar um design atrativo até aos resultados de Marketing e à análise de vendas em tempo real.

Backoffice do Shopify

Preço

  • Shopify Lite: € 8 / mês
  • Basic Shopify: € 27 / mês*
  • Shopify: € 79 / mês*
  • Advanced Shopify: € 289 / mês*
  • Shopify Plus: € 1.921,10 / mês

*Os preços mencionados são representativos para planos de pagamento mensal. Contudo, existem também planos anuais, que costumam ter descontos.

É oferecida uma avaliação gratuita durante 14 dias, sem necessidade de inserir cartões de crédito. Assim, pode verificar se é a plataforma indicada para o seu negócio online, sem precisar de aderir a um plano pago no início. Os recursos disponíveis variam de plano para plano, mas o detalhe mais relevante é a diferença de taxas de transação que o Shopify cobra:

PlanoTaxa de transação
Basic Shopify2%
Shopify1%
Advanced Shopify0,5%

O plano mais acessível é o Shopify Lite, enquanto o mais completo – e, por isso, mais caro – é o Shopify Plus. O primeiro apresenta recursos mais limitados e está destinado a negócios de pequena dimensão ou que estão agora a iniciar-se no comércio eletrónico. Por outro lado, o plano mais completo apresenta-se como uma solução para negócios com um grande volume de vendas e que pretendem criar lojas online ilimitadas para vender em todo o mundo.

Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online

  • Loja virtual;
  • Adicionar produtos ilimitados;
  • Atendimento ao cliente;
  • Análise contra fraude;
  • Recuperação de carrinho abandonado;
  • Segmentação de clientes;
  • Códigos de desconto e cartões-presente;
  • Certificado SSL grátis;
  • Ecossistema com mais de 4.100 apps;
  • Possibilidade de venda em mais de 133 países.

Exemplos de e-commerce criados no Shopify

Website com loja online criada no Shopify: PaperLike
Website construído no Shopify Plus: Staples Canada

BigCommerce

O BigCommerce, tal como o seu próprio nome indica, promete recursos em grande! Considerada uma das melhores plataformas para criar uma loja online, a par do Shopify, é destinada a marcas com muita variedade e quantidade de produtos, mas não só. É também uma boa solução para pequenas e médias empresas que pretendem ter maior expressão online.

Fundado por dois australianos em 2009 e sediado nos Estados Unidos da América, o BigCommerce é rico em recursos sofisticados. Embora possa ser apropriado para quem não tem conhecimentos de HTML e/ou CSS, foi desenvolvido para profissionais que pretendem criar uma loja online, pelo que não é tão intuitiva ou user friendly como o Shopify.

Backoffice do BigCommerce

Ainda assim, o BigCommerce tem uma alternativa extra: o Plug-in BigCommerce for WordPress. Ou seja, para os negócios que têm o seu próprio website e não pretendem criar uma loja online à parte noutra plataforma, o BigCommerce disponibiliza esta integração repleta de recursos dentro do WordPress

Desta forma, é possível ter acesso a milhares de temas, apps e plugins exclusivos do BigCommerce, quando continua a utilizar o backoffice do WordPress

Plug-in BigCommerce no backoffice do WordPress

Preços

  • Standard: € 28,76 / mês*
  • Plus: € 76,77 / mês*
  • Pro: 288,03 / mês*
  • Enterprise: é necessário contactar o BigCommerce para ter acesso a recursos personalizáveis

(*Os preços podem variar de acordo com a taxa de câmbio de dólares para euros)

Nesta plataforma, é possível criar uma loja online durante o período de avaliação gratuita de 15 dias, sem necessidade de adicionar cartão de crédito. Além disso, a escolha do plano está dependente do volume de vendas online. Por isso, se a sua loja virtual gerar mais de 400 mil dólares por ano, o BigCommerce obriga a um plano Enterprise.

Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online

  • Desempenho em SEO;
  • Domínios personalizados;
  • Lista de produtos ilimitada;
  • Venda em várias moedas;
  • Integração com apps de terceiros;
  • Segurança incluída;
  • Sem taxas de transação.

Exemplos de e-commerce criados no BigCommerce

Website com loja online construída no BigCommerce: Closet London
Website com loja online construída no BigCommerce: Awesome GTI

WooCommerce

O WooCommerce, ao contrário dos restantes players do mercado de plataformas de e-commerce, é um plug-in de código aberto para uso em WordPress. E este é efetivamente um fator diferenciador dos seus concorrentes, porque o torna tecnicamente gratuito. Por esse motivo, é uma das plataformas mais populares entre as empresas que pretendem criar uma loja online.

Plug-in WooCommerce no backoffice do WordPress

Mas os pontos positivos não se ficam por aqui. Uma vez que esta solução é usada em conjunto com o WordPress (e com a sua grande quantidade de plug-ins gratuitos), é possível personalizar o website conforme as necessidades de cada loja.

Ainda assim, o WooCommerce também tem os seus inconvenientes. Para quem não está familiarizado com o WordPress ou não tem conhecimentos técnicos, configurar um serviço de hospedagem, instalar o WordPress, garantir a segurança do website e monitorizar todos os dados de analytics tornar-se-á mais complicado.

Além disso, se o intuito for vender muitos produtos na loja virtual e a empresa não tiver o serviço de alojamento web mais correto, poderá ter problemas de velocidade de carregamento nas suas páginas.

Preços

  • Gratuito

Este plug-in para o WordPress é gratuito na hora de descarregar e implementar no website. No entanto, não pense que criar uma loja online com esta ferramenta é totalmente livre de custos. 

Existem sempre despesas, se analisarmos valores mais gerais, como a hospedagem e o domínio. Estes preços são muito variáveis e diferem de serviço para serviço. Em Portugal, em plataformas como dominios.pt ou amen.pt, por exemplo, é possível registar um domínio e adquirir o alojamento web.

Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online

  • Gestão fácil de stock;
  • Fácil otimização para mobile;
  • Plataforma apropriada para trabalhar o SEO;
  • Temas personalizáveis;
  • Suporte de localização geográfica.

Exemplos de e-commerce criados no  WooCommerce

Website com loja online construída no WooCommerce: The Antique Jewellery Company
Website com loja online construída no WooCommerce: Raybuck – Auto Body Parts

Big Cartel

Fabrica os seus próprios produtos e pretende criar uma loja online? O Big Cartel pode ser perfeito para si. Criada por artistas para artistas, esta plataforma juntou músicos, ilustradores e cineastas para ajudar todos os artistas, fabricantes e pequenas marcas a criar o seu próprio negócio online.

A característica mais atrativa desta plataforma é o seu baixo custo, não apresentando taxas de transação. Além disso, os planos gratuitos já incluem a maioria dos recursos

Backoffice do Big Cartel

Esta é uma das plataformas mais criativas e inspiradoras que pode encontrar, apostando ainda em práticas comerciais transparentes. No entanto, se pretende crescer em volume de vendas, esta pode não ser a opção ideal para criar uma loja virtual, pelos escassos recursos que oferece.

Exemplo de como pode criar uma loja online no Big Cartel

Preços

  • Gold: gratuito
  • Platina: € 9,60 / mês*
  • Diamante: 19,21 / mês*

(*Os preços podem variar de acordo com a taxa de câmbio de dólares para euros)

Alguns dos recursos disponíveis para criar uma loja online

  • Temas personalizáveis gratuitos;
  • Estatísticas em tempo real;
  • Domínio personalizado;
  • Edição de código de tema;
  • Acompanhamento de inventário;
  • Descontos e promoções;
  • Rastreamento de envio.

Exemplos de e-commerce criados no Big Cartel

Website com loja online construída no Big Cartel: José Antonio Roda

Website com loja online construída no Big Cartel: I&You Ceramics

Estas são as quatro plataformas para criar uma loja online mais conhecidas e usadas em todo o mundo e que valem a pena analisar. Agora é hora de decidir que futuro pretende dar ao seu projeto. 

A verdade é que o negócio online aumentou bastante depois da pandemia. Inclusive em Portugal, sendo uma tendência que vem registando um crescimento gradual, conforme nos mostram as estatísticas de e-commerce. Além disso, existem cada vez mais empresas a fazer uma aposta concreta em estratégias de Content Marketing para e-commerce. Quer saber como pode fazê-lo? Fale connosco!

Artigo atualizado a 15 de junho de 2022, por Bruno Santos.

Bruno Santos
Conheça o autor / Bruno Santos

Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.