Ad Blockers: Como é que as empresas podem contornar este obstáculo?

Ad Blockers: Como é que as empresas podem contornar este obstáculo?

Os Ad Blockers vieram para ficar mas nem tudo são más notícias. Porquê? Porque 77% dos utilizadores estão dispostos a visualizar alguns formatos publicitários, de acordo com o mais recente estudo da PageFair sobre a utilização de Ad Blockers.
Na realidade, o grande problema dos anúncios prende-se com os formatos e conteúdos utilizados, sendo necessário encontrar soluções criativas que respondam às expectativas e necessidades dos utilizadores.
A solução passa por formatos menos intrusivos e mais relevantes, de forma a reduzir a frustração e aumentar o envolvimento dos internautas. Isto só pode ser feito através de estratégias concretas onde a determinação de um público-alvo, a produção de conteúdos relevantes e os formatos dos anúncios são pensados em conjunto, culminado num produto de valor acrescentado.

Ad Blockers Dados Webtexto

O que é que os Ad Blockers significam para publicações e anunciantes?

É errado pensar que a publicidade na world wide web está prestes a chegar ao fim. Na realidade, é uma parte fundamental do ecossistema e a grande responsável pelo crescimento exponencial dos conteúdos gratuitos existentes, apesar do aumento da presença de Ad Blockers em todo o mundo.

Ad Blockers Mapa Webtexto
Os anunciantes não devem sair muito prejudicados. Na realidade, o tráfego na esfera digital continua a ser muito elevado e existem muitos canais. Além disso, o surgimento de novos conteúdos, novas plataformas e aplicações vão tornar a publicidade mais integrada e, por sua vez, mais difícil de eliminar.
Já as publicações ou plataformas devem ser as mais afetadas, porque, como explicamos no artigo anterior, perdem receitas cada vez que os seus anúncios são bloqueados.

É possível contornar este obstáculo?

Já chegamos à conclusão de que o problema não está necessariamente nos anúncios, mas sim os seus formatos intrusivos. Ou seja, nem tudo está perdido. É possível produzir conteúdos que não sejam afetados pelos populares Ad Blockers, respondendo às necessidades dos clientes e potenciais clientes.
Para isso basta compreender como funciona o sistema de anúncios e apostar em alternativas e estratégias que não sejam penalizadas. E não só.
Também é preciso conhecer bem o público-alvo e as tendências do mercado de forma a desenvolver uma estratégia de sucesso. Mas como?

1. Experiência do Utilizador

É importante respeitar os consumidores. Isto passa por deixar de lado anúncios intrusivos e sem qualquer valor acrescentado, que prejudiquem a sua experiência. Na realidade, a maior parte dos utilizadores estão dispostos a visualizar alguns formatos publicitários.

2. Criatividade

É preciso apostar em anúncios criativos, interativos e interessantes.

É o caso de campanhas como a da Chevy, que apostou na incorporação de um vídeo digital na edição de março da Esquire e da Popular Mechanics.

Ou a campanha da Motorola na revista Wired, onde o smartphone Moto X mudava de cor consoante os botões pressionados pelos leitores.

3. Público-alvo

Conhecer e compreender o público-alvo é meio caminho andado para o sucesso. Só assim é possível criar anúncios capazes de gerar interesse e identificação.
 Através de dados analíticos, fique a par do comportamento online de forma a anunciar nas plataformas mais rentáveis da forma mais correta.

Ad Blockers Utilizadores Webtexto

4. Redes & Plataformas

Parte do sucesso dos anúncios está dependente das redes ou plataformas onde são apresentados. Montras como o Google ou o Facebook são apostas seguras, porque raramente estes anúncios são bloqueados. 
Por exemplo, os anúncios apresentados nos resultados de pesquisa do Google são whitelisted por default pela maioria dos Ad Blockers, enquanto os anúncios feitos no Facebook funcionam dentro da própria aplicação, não podendo ser bloqueados pelos softwares de Ad Blocking.

5. Adblock Walls



Dependendo do tipo de anúncios, é preciso perceber se faz sentido colocá-los ou não em websites com Adblock Walls. Grandes publicações com a Forbes ou o The Guardian utilizam este tipo de ferramentas, bloqueando o acesso aos conteúdos aos internautas que utilizam Ad Blockers até que estes os desativem. 
Apesar de 74% dos utilizadores de Ad Blockers abandonarem websites com Adblock Walls, a verdade é que em websites de renome os utilizadores optam por desativar os softwares para poderem ter acesso aos conteúdos.

6. Inbound & Content Marketing



Será que o Inbound Marketing deve corresponder a uma parcela maior da estratégia digital? Porque não optar por tráfego orgânico para o website, através de uma aposta clara nos conteúdos e na própria plataforma?
 Quanto maior o número de publicações, maior a probabilidade de aparecer nos motores de busca e aumentar o tráfego orgânico para o website.
 E o Content Marketing? Ou Conteúdos Patrocinados? São todas opções válidas.

7. Receção & Viabilidade




Se já fez ou está atualmente a publicitar serviços ou produtos, chegou o momento de avaliar o seu sucesso. É preciso analisar os aspetos positivos e negativos para o negócio e concluir se vale ou não a pena continuar a investir em anúncios ou se é necessário repensar a estratégia. 

A utilização de Ad Blockers complica a resposta a esta pergunta. Isto porque indicadores como visualizações e impressões passam a ser invisíveis no Google Analytics. É possível contornar este obstáculo através do Google Display Network, que mostra os anúncios que estão a ser visualizados.

Resumindo e concluindo, é necessário apostar na experiência do utilizador e reduzir as conotações negativas associadas à publicidade na esfera digital. A solução? Apostar em conteúdos e produzir anúncios com qualidade.

FONTES DAS INFOGRAFIAS

PageFair: The State of the blocked web – 2017 Global Adblock Report
Ovum: Ad blocking could cost the digital publishing industry $78.2bn in lost revenue

Imagem por Andreia Dias

Andreia Dias
Conheça o autor / Andreia Dias

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em produção gráfica.