Emojis: guia para a estratégia de comunicação das empresas

Emojis: guia para a estratégia de comunicação das empresas

Os emojis tornaram-se essenciais nas trocas de mensagens. Ajudam a expressar emoções que nem sempre conseguimos colocar em palavras, tornam as conversas mais amigáveis e, por vezes, até usamos os emojis para criar enigmas. 

Mas será que estes bonequinhos terão o mesmo sucesso quando aplicados numa estratégia empresarial? A resposta é SIM! Aliás, segundo um estudo da Appboy, a utilização de emojis em campanhas de Marketing aumentou 777%, entre 2015 e 2016. 

Quais as vantagens dos emojis para uma empresa?

A palavra emoji surge da junção dos termos em japonês “e” (絵 “imagem”) + “moji” (文字 “letra”) e dá nome aos símbolos gráficos muito usados em trocas de mensagens eletrónicas. Mas não só! Por serem muito expressivos, cada vez mais, encontramos estes bonecos amarelos nas redes sociais, newsletters e outras plataformas digitais.

Os marketers já compreenderam o seu poder, mas muitas empresas ainda ficam de pé atrás quando se fala em utilizar emojis. No entanto, desde que bem aplicados, podem trazer muitos benefícios.

Por exemplo, pretende adotar uma posição mais amigável, emocional e pessoal perante os consumidores? Então, comece gradualmente a acrescentar um ou outro emoji ao seu conteúdo. 

Quer seja no final de uma publicação para redes sociais, quer seja para responder a um comentário, estes bonequinhos vão ajudar a humanizar a marca. Mas, claro, certifique-se sempre de que o momento é adequado. 

Outra vantagem é que ajudam a quebrar os blocos de texto e a destacar call-to-actions. Acrescente alguns emojis ao longo das publicações nas redes sociais para aliviar e facilitar a sua leitura, mas também para chamar a atenção a alguma página para onde pretende direcionar o consumidor.

Segundo um estudo sobre tendências de emojis realizado em 2019 pela Adobe, mais de metade dos utilizadores de emojis dizem que é mais provável interagirem com uma marca se esta usar emojis, e 42% concordam que os emojis expressam melhor os seus sentimentos do que palavras.

Ainda não está convencido? Aceda ao Emoji Tracker e veja, em tempo real, a quantidade de emojis que são utilizados no Twitter.

Websites de emojis

A maioria dos computadores, dispositivos móveis e até mesmo redes sociais já vêm equipados com teclados de emojis. Ainda assim, existem alguns websites a que pode recorrer. Eles são:

Como aplicar emojis na sua estratégia

Seja de forma mais ou menos discreta, existem várias formas de incluir emojis na estratégia de comunicação de uma empresa. Deixamos-lhe algumas sugestões.

Brands shouldn’t be looking at emojis as the singular driver of a consumer’s action — open rates, engagement rates, etc. There are many other factors that contribute to the success of a message: tone, goal of campaign, message content, images, what the landing page or deep-linked mobile experience is like when the user arrives there. Everything needs to connect.

Marissa Aydlett, VP de Marketing na Appboy em entrevista à Venture Beat

Redes sociais

Como já referimos, os emojis ajudam a destacar o conteúdo mais importante no meio de um bloco de texto. Por isso, já são muitas as empresas que os utilizam para realçar tópicos numa publicação ou para encaminhar o leitor para um link externo.

exemplo de emojis nas redes sociais

Da mesma forma, pode incentivar a interação pedindo aos seguidores para darem a sua opinião usando apenas um emoji. Por vezes, é mais simples do que colocar uma opinião em palavras.

Criatividade no Twitter

Se existe rede social que beneficiou com o aparecimento dos emojis, é o Twitter. Os utilizadores desta rede habituaram-se a criar cenários utilizando apenas emojis e alguns caracteres especiais. Normalmente, estes formatos de post, de tão virais que se tornam, são adaptados e replicados por outras marcas. Uma página que faz muito isso para divulgar conteúdos é a Netflix Portugal.

exemplo de emojis no twitter
exemplo de emojis no twitter

Existem ainda alguns perfis que apenas usam emojis, gerando tweets em formato de cenário, como a tiny bus stop ou a Tiny Gallery.

Conteúdo patrocinado

O impacto dos emojis tornou-se evidente, não só no conteúdo orgânico, como também nos posts patrocinados. A AdEspresso realizou um teste A/B no Facebook e verificou que, acrescentando apenas um emoji no início do título, a taxa de clicks aumentou em 241%.

exemplo em conteúdo patrocinado

Email Marketing

De acordo com o mesmo estudo da Adobe, sabia que 58% dos utilizadores dizem ser mais provável abrirem um email se este tiver emojis no assunto?

Basta um emoji no final ou início do assunto para que o seu email se destaque na caixa de correio e a sua estratégia de Email Marketing fique reforçada sem esforço nenhum.

exemplo de emojis em email marketing

Imagens com enigmas

Por serem tão diversificados, há quem utilize estes bonecos amarelos como ilustração. Por exemplo, temos o caso da Fnac Portugal, que usou emojis para criar uma imagem com três enigmas em que os seguidores tinham de adivinhar filmes, aumentando a interação.

imagens com enigmas

Cuidados a ter na sua utilização

Apesar de serem muito apelativos, os emojis também podem apresentar alguns problemas. Por isso, na hora da sua utilização, tenha em mente as seguintes dicas:

  • Certifique-se de que a sua audiência está recetiva aos emojis. Em primeiro lugar, deve pedir opinião a pessoas que encaixam neste perfil e ver como elas reagem;
  • Os emojis não são iguais para todas as plataformas e todos os dispositivos, e algumas podem nem ter o emoji que escolheu. Contudo, pode consultar o Emoji Chart para garantir que o seu bonequinho será visível nos principais browsers e nas plataformas mais conhecidas;
  • Evite substituir palavras fulcrais por emojis, pois pode surgir algum problema e o emoji não ser visível numa determinada plataforma, tornando o conteúdo inútil. Em alternativa, escreva o conteúdo e coloque o emoji ao lado da palavra ou expressão que quer destacar;
  • Como tudo na vida, “mais é menos”. Aplique os emojis de forma moderada, para que estes não se tornem num conteúdo vulgar na sua estratégia e continuem a funcionar como forma de destaque.

Em suma, é nítido que existem inúmeras formas de incluir emojis numa estratégia de comunicação. O segredo está em conhecer muito bem a sua marca e o seu público, e, claro, não colocar limites na criatividade. 

Artigo atualizado a 26 de janeiro de 2021 por Inês Martins.

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer gráfica da Webtexto.