Como um livro de estilo pode ajudar na escrita de conteúdos

Como um livro de estilo pode ajudar na escrita de conteúdos

Costuma utilizar um livro de estilo? Se trabalha em Comunicação, o termo é-lhe certamente familiar. Embora, no geral, seja uma ferramenta utilizada em contexto jornalístico, a sua aplicação pode ser muito abrangente e uma mais-valia na produção de qualquer conteúdo escrito.

Independentemente da entidade, a forma como se comunica é fundamental para chegar ao público-alvo. A informação deve ser clara, rigorosa e diferenciada, para a mensagem ser efetiva e despertar interesse. Nesse sentido, o livro de estilo ajuda a cumprir estes preceitos e a manter a coerência nos variados conteúdos.

 

Que é um livro de estilo?

Essencialmente, é um conjunto de critérios que ajuda a uniformizar a escrita.

Existem os manuais de normas gráficas, que ditam como a imagem e o logo de uma empresa devem ser apresentados. Da mesma forma, o livro de estilo pode ser considerado um manual que reúne critérios a ter em atenção ao escrever para determinada entidade. Assim, preserva-se o rigor, a uniformização e a identidade nos vários conteúdos, mesmo quando são produzidos por diversos profissionais.

Embora definam uma linha condutora, isso não significa que os livros de estilo não possam evoluir. Quando uma marca lança novos conceitos, novos produtos ou comunica para públicos diferentes, é natural que as regras de comunicação acompanhem essa mudança. O importante é estabelecer regras que sejam claras para todos: quem produz e quem lê. 

 

As grandes vantagens de um livro de estilo

Existem muitas maneiras de nos expressarmos corretamente e cada entidade pode ter uma solução diferente para determinadas questões. Portanto, um manual de consulta rápida que reúna essas especificidades é um instrumento de trabalho essencial. Podemos ver exemplos disto no livro de estilo da Lusa, no livro de estilo do Público e no do website do Ministério da Justiça.

As principais vantagens de elaborar um livro de estilo são:

Uniformizar a escrita

Ter um guia de estilo ajuda todos os profissionais que tratam da comunicação de uma única entidade a seguirem as mesmas regras. Do mesmo modo, é também um instrumento fundamental para os profissionais que escrevem para muitas empresas. Para se poder seguir sempre a mesma linha editorial, é essencial manter a coerência e evitar incongruências. É fundamental para a informação chegar de forma clara e eficiente ao público-alvo. 

Atestar rigor e profissionalismo

Quando toda a comunicação é feita da mesma maneira, coesa e organizada, não só é mais fácil transmiti-la e identificá-la, como também evidencia rigor e profissionalismo.

Simplificar a adaptação dos conteúdos

Os diferentes meios exigem diferentes registos: a escrita de um artigo para um jornal não é igual à de um texto de apresentação para um website ou à de um press release, por exemplo. No entanto, é necessário manter uma identidade em termos de linguagem e estilo. Os livros de estilo facilitam esta adaptação dos conteúdos para os vários meios. 

Facilitar a edição e revisão

Um passo importante na produção de conteúdos é a edição, para identificar qualquer discrepância ou incorreção. O livro de estilo é um excelente auxiliar de consulta rápida para o editor ou revisor.

Promover o uso correto da língua

Os livros de estilo não são gramáticas nem dicionários, e não dispensam a consulta destes no caso de permanecer alguma dúvida. No entanto, existem algumas regras e esclarecimentos que podem ser incluídos, promovendo o uso e a difusão do bom português.

Unificar a comunicação de uma empresa

A linguagem é parte da imagem de uma entidade. Por isso, a uniformidade da mensagem e da forma de a transmitir são cruciais para levar o público-alvo a sentir ligação, criando uma relação mais duradoura. Por exemplo, levando um consumidor a preferir sempre o mesmo jornal.

 

Em suma, os manuais de consulta rápida, como um livro de estilo, ajudam a evitar disparidades e falhas nos vários conteúdos de uma empresa, seja para escrever artigos pagos, para escrever um artigo jornalístico, mas também para criar uma newsletter ou o copy para um post de redes sociais. São ferramentas necessárias que facilitam e unem toda a comunicação de uma entidade, promovendo o rigor profissional e garantindo a qualidade do conteúdo.

 

 

Este artigo foi escrito por Rosa Machado, autora convidada do Comteúdo.

 

Está a utilizar os conteúdos certos na sua estratégia de content marketing?

 

Fale connosco!

Webtexto
Conheça o autor / Webtexto

Fundada e constituída por jornalistas experientes, a Webtexto acumula já mais de 15 anos de atividade em diversas áreas e setores, especializando-se na área de informação e content marketing.