Qual a importância de ter um blog para as marcas?

Qual a importância de ter um blog para as marcas?

Ainda vale a pena ter um blog? Será uma estratégia que caiu em desuso? Não bastará estar nas redes sociais? O que vou publicar nesse blog? Estas são as perguntas que muitas marcas colocam quando avaliam a produção de conteúdos no contexto das suas estratégias de Marketing Digital. A resposta é: sim, ainda vale a pena ter um blog. Porquê?

Pois bem, ter um blog é como ter uma casa que centraliza toda a informação relacionada com uma marca. É uma forma de canalizar tráfego para um website institucional, mas não só. É sobretudo um canal direto de comunicação entre a marca e a sua audiência, sem intermediários, que permite criar relações, indo muito além de uma mera relação de compra e venda.

Ao contrário das redes sociais, onde os conteúdos são temporários e estão sujeitos aos critérios de funcionamento dos feeds de cada rede, os blogs têm um carácter permanente e estável, com os conteúdos sempre disponíveis.

É inegável que produzir conteúdos originais e de qualidade dá trabalho e consome tempo, apesar de a tarefa estar bastante facilitada pela disponibilidade de um conjunto de ferramentas para criar blogs e gerir blogs. Mas é um investimento que, a médio e longo prazo (não será com toda a certeza de um dia para o outro), permite alimentar uma relação com a audiência. 

Com o tempo, as empresas que apostam em ter um blog vão colhendo os frutos: conhecem melhor quem realmente se interessa pelos seus produtos e serviços, definem melhor o seu foco e, portanto, criam uma marca mais forte.

O que ganham as marcas ao ter um blog? 

Existem, assim, várias vantagens em ter um blog para qualquer empresa:

  • Oferecem um canal de comunicação tanto com os clientes como com os parceiros de negócio. Os blogs são uma fonte mais fiável e direta do que estar dependente do interesse e da comunicação de terceiros.
  • Criam uma relação com a audiência e facilitam a vida dos consumidores, sempre que estes procuram informações sobre a marca. Dessa forma, no caso de permitir comentários, é fundamental garantir que não ficam sem resposta.
  • Partilham informação relevante com os consumidores, não só os sucessos da marca. São também um importante canal de comunicação quando as coisas não correm bem e é preciso dar explicações, não deixando que isso fique dependente de mãos alheias.
  • Dão voz à marca, partilhando o seu conhecimento, os seus valores e o seu posicionamento.
  • Mostram as suas competências e a sua especialização numa determinada área ou num setor. Isso dá credibilidade junto do público-alvo, que passará a confiar na marca.
  • Têm vantagens em termos de SEO, ganhando maior relevância nos motores de pesquisa, que dão preferência a conteúdos novos e autênticos. Assim, a marca e os seus conteúdos ganham notoriedade sempre que o nome da empresa ou os temas (e as palavras-chave) do seu setor são pesquisados. Além disso, os conteúdos ficam sempre disponíveis, podendo ser encontrados em qualquer altura.
  • Contam histórias sobre a marca que de outra forma ficariam por contar.
  • Centralizam a estratégia de Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo, permitindo alimentar partilhas frequentes nas redes sociais, criar Ebooks ou ser a fonte de conteúdos para as iniciativas de Email Marketing.
  • Refletem sobre a marca, o seu posicionamento, as suas mais-valias e os seus valores, bem como sobre o setor em que se inserem. 
  • Têm a obrigatoriedade de manter viva a estratégia de Content Marketing.
  • Melhoram a possibilidade de notoriedade junto dos media, uma vez que mostram know-how e partilham histórias.
  • Aumentam o potencial de vendas, permitindo gerar leads que se poderão transformar em clientes.
  • Ajudam a empresa a destacar-se da concorrência e a manter-se atualizada sobre as novidades do setor.
  • Além disso, viabilizam conhecer melhor a audiência e perceber que conteúdos são mais populares através da análise ao tráfego da página.
  • Ganham uma nova fonte de inspiração para lançar novas ideias no interior da empresa.

Artigo atualizado a 26 de março de 2021 por Blandina Costa.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.