Ainda vale a pena ter um blog? Será uma estratégia que caiu em desuso? Não bastará estar nas redes sociais? O que vou publicar nesse blog? Estas são as perguntas que muitas marcas colocam quando avaliam a produção de conteúdos no contexto das suas estratégias de Marketing Digital. A resposta é: sim, ainda vale a pena ter um blog. Porquê?
Pois bem, ter um blog é como ter uma casa que centraliza toda a informação relacionada com uma marca. É uma forma de canalizar tráfego para um website institucional, mas não só. É sobretudo um canal direto de comunicação entre a marca e a sua audiência, sem intermediários, que permite criar relações, indo muito além de uma mera relação de compra e venda.
Ao contrário das redes sociais, onde os conteúdos são temporários e estão sujeitos aos critérios de funcionamento dos feeds de cada rede, os blogs têm um carácter permanente e estável, com os conteúdos sempre disponíveis.
É inegável que produzir conteúdos originais e de qualidade dá trabalho e consome tempo, apesar de a tarefa estar bastante facilitada pela disponibilidade de um conjunto de ferramentas para criar blogs e gerir blogs. Mas é um investimento que, a médio e longo prazo (não será com toda a certeza de um dia para o outro), permite alimentar uma relação com a audiência.
Com o tempo, as empresas que apostam em ter um blog vão colhendo os frutos: conhecem melhor quem realmente se interessa pelos seus produtos e serviços, definem melhor o seu foco e, portanto, criam uma marca mais forte.
O que ganham as marcas ao ter um blog?
Existem, assim, várias vantagens em ter um blog para qualquer empresa:
Oferecem um canal de comunicação tanto com os clientes como com os parceiros de negócio. Os blogs são uma fonte mais fiável e direta do que estar dependente do interesse e da comunicação de terceiros.
Criam uma relação com a audiência e facilitam a vida dos consumidores, sempre que estes procuram informações sobre a marca. Dessa forma, no caso de permitir comentários, é fundamental garantir que não ficam sem resposta.
Partilham informação relevante com os consumidores, não só os sucessos da marca. São também um importante canal de comunicação quando as coisas não correm bem e é preciso dar explicações, não deixando que isso fique dependente de mãos alheias.
Dão voz à marca, partilhando o seu conhecimento, os seus valores e o seu posicionamento.
Mostram as suas competências e a sua especialização numa determinada área ou num setor. Isso dá credibilidade junto do público-alvo, que passará a confiar na marca.
Têm vantagens em termos de SEO, ganhando maior relevância nos motores de pesquisa, que dão preferência a conteúdos novos e autênticos. Assim, a marca e os seus conteúdos ganham notoriedade sempre que o nome da empresa ou os temas (e as palavras-chave) do seu setor são pesquisados. Além disso, os conteúdos ficam sempre disponíveis, podendo ser encontrados em qualquer altura.
Contam histórias sobre a marca que de outra forma ficariam por contar.
Centralizam a estratégia de Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo, permitindo alimentar partilhas frequentes nas redes sociais, criar Ebooks ou ser a fonte de conteúdos para as iniciativas de Email Marketing.
Refletem sobre a marca, o seu posicionamento, as suas mais-valias e os seus valores, bem como sobre o setor em que se inserem.
Têm a obrigatoriedade de manter viva a estratégia de Content Marketing.
Melhoram a possibilidade de notoriedade junto dos media, uma vez que mostram know-how e partilham histórias.