O digital é, sem dúvida, uma ferramenta crucial para nos ajudar a tornar o mundo melhor, com oportunidades iguais e a integração de todos. Como? Por exemplo, viabilizando o acesso de todas as pessoas a conteúdos digitais e favorecendo o Marketing inclusivo. É por isso que algumas marcas e entidades têm investido em campanhas para promover a acessibilidade digital e a representatividade, mostrando que todos podemos e devemos lutar pela igualdade e equidade. Venha assim inspirar-se.
Campanhas que mostram o mundo e a sua diversidade
Pois bem, desde permitir que todas as pessoas tenham acesso ao universo digital até à naturalidade de as integrar em situações do dia a dia, existem várias campanhas para promover a acessibilidade digital e a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência que são geniais e tão diversas como nós.
Contudo, não nos podemos esquecer de dois pontos:
- A inclusão e a representatividade não abrangem apenas pessoas com deficiência. Devem, aliás, tocar todas as formas de ser e de estar, como género, raça, orientação, religião, entre outros.
- Do mesmo modo, existem outros grupos que também têm problemas em aceder ao mundo virtual. Por exemplo, idosos, analfabetos funcionais ou pessoas com incapacidades intelectuais, e que devem ser consideradas quando desenvolvemos uma estratégia com acessibilidade digital e inclusão.
Vamos então às campanhas?
Procter & Gamble: um exemplo de boas práticas em anúncios
A empresa que detém marcas como Dodot, Evax, Gillette e Pantene fez um divertido anúncio publicitário no Reino Unido a um detergente. Contudo, quis chegar a todo o seu público, pelo que o adaptou para pessoas com deficiências visuais e auditivas.
Maltesers: abordar a diferença com humor
A Maltesers assumiu inegavelmente a inclusão como bandeira. Por isso, fez várias campanhas em tom humorístico com situações amorosas vividas por pessoas com dificuldades motoras, neurológicas ou auditivas.
O cão do Theo
O novo namorado
Acidente no casamento
Além disso, criou também um mupi para uma paragem de autocarro com um anúncio em braile.
Coca-Cola: ninguém fica de fora
Lembra-se da campanha da Coca-Cola em que as latas tinham nomes? Pois bem, a gigante das bebidas decidiu que ninguém ficaria de fora. Dessa forma, colocou também nomes em braile.
Burger King: o poder dos sentidos
O Burger King também fez uma campanha inclusiva e acessível com humor, sobretudo pela ideia: explorar os sentidos e colocar um invisual a fazer a própria narração áudio do que estava a acontecer.
Web para Todos: a importância do acesso aos conteúdos
A plataforma Web para Todos procura “uma sociedade inclusiva também no mundo virtual”. Por isso, fez várias campanhas para promover a acessibilidade digital e mostrar a importância de incluirmos todas as pessoas. Além disso, claro, estes são exemplos de boas práticas para a acessibilidade digital.
Amor em tempos do virtual
Dia a dia sem barreiras
Unión Nacional de Ciegos del Perú: conseguimos ler um post em braile?
Uma das campanhas para promover a acessibilidade digital mais interessantes, aliás, é a da Unión Nacional de Ciegos del Perú, que fez a primeira publicação em braile no Facebook.
Globe Telecom: um mundo onde cabemos todos
A marca filipina de telecomunicações aproveitou a saga Star Wars para nos mostrar que a empatia é, inegavelmente, o que nos torna melhores e o primeiro passo para todos termos oportunidades iguais. Mas avisamos: prepare os lenços.
Johnson’s: um bebé é sempre um bebé
A Johnson’s apostou num anúncio inclusivo, lembrando-nos dessa forma que as pessoas são isso mesmo: pessoas, independentemente das suas características. Escolheu, assim, um bebé igual aos outros, mesmo que nos pareça um pouco diferente.
Amazon Brasil: Alexa para todos
Por outro lado, a Amazon Alexa no Brasil uniu-se a entidades para promoverem um programa que incentivasse developers a criarem skills para ajudar pessoas com deficiência. Por conseguinte, nasceu uma das campanhas para promover a acessibilidade digital mais ternurentas.
Produtos que promovem a inclusão de todos
Embora diferentes das campanhas para promover a acessibilidade digital e a inclusão, não podíamos deixar de fora as marcas que desenvolveram produtos inclusivos, pois também elas contribuem para a representatividade e uma vida melhor para todos.
Ikea: estar bem em casa
Por exemplo, em Israel, a Ikea criou produtos que se adaptam aos seus móveis para ajudar pessoas com dificuldades motoras. Afinal, todos merecemos sentirmo-nos bem na nossa própria casa.
Mattel: todas as crianças representadas
Além disso, outra empresa que integrou mais diversidade nos seus produtos foi a Mattel. Portanto, as suas famosas bonecas Barbies adquiriram várias características novas para representarem todas as crianças.
Microsoft: vamos brincar?
Também a Microsoft desenvolveu comandos adaptados para as suas consolas Xbox, permitindo assim que todas as crianças possam jogar juntas e não se sintam excluídas de uma atividade tão simples como brincar com os amigos.
Asos: bonitos e práticos
Por outro lado, também a marca de roupa Asos apostou em produtos versáteis que os seus clientes com mobilidade reduzida também se sentissem confortáveis a usar.