A rede social que ficou conhecida pela partilha de conteúdos de forma limitada no tempo surge como uma ferramenta extremamente útil para marcas e empresas que querem criar uma relação ainda mais próxima e verdadeira com os seus clientes e potenciais clientes. E não só. Notícia pelos filtros divertidos, pelas transmissões em direto ou pela efemeridade dos conteúdos, o Snapchat é muito mais do que isso. É uma rede social capaz de chegar aos públicos mais jovens, a quem a televisão ou o rádio nada dizem. Mas também aos utilizadores mais velhos, que consomem cada vez mais avidamente os conteúdos partilhados.
Faz assim todo o sentido aproveitar ao máximo as características desta plataforma, usando-a a favor da sua empresa e da sua marca.
Mas como? Como é que as empresas devem utilizar esta plataforma para interagir de forma direta e próxima com o público-alvo? Existem várias opções. A Webtexto reuniu as mais populares.
Quais são as opções
1. BASTIDORES
O que se passa por trás da grande cortina ou das câmaras sempre suscitou um grande interesse junto do público. Aproveite essa curiosidade para dar a conhecer a empresa, a sua história e os seus valores. A partilha do acesso privilegiado vai agradar.
A Cisco é um bom exemplo. A empresa de tecnologias da comunicação e networking partilhou vários snaps onde retratava o dia-a-dia dos comerciais, mostrando as visitas aos clientes e outros detalhes. A série “Day in the Life of an Account Manager” foi um sucesso, humanizando a marca.
2. TAKEOVER
Takeover? O que é? Nada mais do que permitir que um influencer ou snapchatter fique responsável pela conta da empresa ou marca por um determinado período de tempo de forma a dar a conhecê-la aos seus seguidores.
É uma forma simples e eficaz de alcançar novos públicos.
Mas cuidado. A escolha do influencer é muito importante. Tem de ser alguém que personifique os valores e o espírito da empresa.
3. PARTILHE AS NOVIDADES
Está prestes a lançar um produto o serviço? Nada melhor do que despertar interesse através da partilha de informações exclusivas com a sua audiência, gerando curiosidade e buzz em torno da novidade.
4. LANÇAMENTOS
Acabou de lançar novos serviços ou produtos? Porque não apostar numa apresentação/demonstração, esclarecendo todas as questões e dúvidas dos clientes?
É uma forma interessante de dar a conhecer as novidades, aumentando o envolvimento com a marca.
5. PROMOÇÕES & DESCONTOS
Para promover as novidades e os lançamentos, pode oferecer cupões de desconto ou promoções exclusivas nesta plataforma, tornando a marca acessível a outros públicos e promovendo o seu crescimento.
6. CONTEÚDOS DOS SEGUIDORES
Já diz o ditado que “os clientes são a alma do negócio”. E na era das redes sociais, este ditado não podia estar mais correto. Aproveite o conteúdo dos mesmos para criar stories, promoções e ofertas.
O seu feed deve refletir a importância que os seguidores têm, proporcionando conteúdos de valor acrescentado e envolvendo-os no processo de criação.
7. NENHUM TEMA ESTÁ FORA DE LIMITES
O Snapchat é a rede social certa para abordar todo o tipo de temas. Não tenha medo dos assuntos considerados sérios, porque os seus seguidores esperam que seja verdadeiro, autêntico, que opine sobre os temas que estão a marcar a atualidade ou com os quais a sua marca se identifica.
8. PARCERIAS COM INFLUENCERS
Os influencers, tal como o nome indica, dão às marcas a possibilidade de influenciar as opiniões e decisões de compra dos seus seguidores. Geralmente são celebridades, que os consumidores já seguem e confiam. É, por isso, que se estão a tornar muito rapidamente numa das formas mais eficazes de alcançar potenciais clientes, especialmente nas redes sociais.
Portanto, nada melhor do que trabalhar com um influencer, que tem a capacidade de criar e partilhar conteúdos alinhados com a imagem e valores da empresa perante um número considerável de seguidores.
Para ter uma ideia, 49% dos consumidores procura orientação junto dos influentes das redes sociais, 88% dos consumidores considera as recomendações online muito importantes e os influencers de média importância têm uma audiência leal, gerando 16% mais envolvimento do que as grandes estrelas ou conteúdos pagos nos media.
9. TRANSMISSÕES EM DIRETO
Já considerou a possibilidade de documentar os eventos promovidos pela empresa, contando para isso com a ajuda dos presentes? O caráter efémero do Snapchat torna-o a plataforma perfeita para a partilha de eventos únicos e para o marketing de redes sociais em tempo real.
A verdade é que, ao longo dos anos, o vídeo tornou-se uma forma popular de envolver os consumidores, na medida em que permite criar uma ligação com o utilizador e transmitir uma mensagem que, na maior parte das vezes, é mais facilmente recordada do que as palavras, estáticas. O vídeo em direto é uma das mais recentes formas de atrair os consumidores.
Só em 2016, 40 milhões de utilizadores utilizaram o Snapchat para assistir ao livestream do festival de música Coachella através do Snapchat.
10. SNAP ADS, SPONSORED GEOFILTER & SPONSORED LENS
Os filtros fizeram furor logo de início e continuam a dar que falar. Qualquer empresa pode criar a sua lente, basta ter fundos para tal. Apesar de não ter uma conta no Snapchat, a Gatorade deu cartas na criação de um filtro que foi um verdadeiro sucesso durante a Super Bowl.
Nos EUA, quando uma equipa ganha um jogo de futebol americano, tem por hábito despejar a bebida desportiva patrocinadora na cabeça do seu treinador. Durante a época de 2016, a Gatorade lançou um filtro que permitia que qualquer pessoa tomasse um banho de Gatorade.
Para gerar ainda mais buzz, a empresa colaborou com a tenista Serena Williams.
11. CONTEÚDO EXCLUSIVO
O Snapchat tem um funcionamento muito específico. Tenha isso em conta e crie e partilhe conteúdos especiais, únicos e surpreendentes para a audiência desta plataforma, conteúdos esses que apenas podem ser visualizados nesta plataforma social.
Imagem por Andreia Dias
