É bem provável que já lhe tenha acontecido entrar num website e ver um pequeno anúncio (que nada tem a ver com a página onde entrou) de uma loja ou de um produto que esteve a consultar. Por qualquer motivo acabou por não comprar, mas parece que esse serviço ou produto passou a estar presente em todo o lado por onde navega. A isto chama-se retargeting. Ou será remarketing?
Há quem defenda que são duas técnicas de marketing iguais e tratam-nas como se fossem exatamente o mesmo, mas na realidade não é bem assim. Têm, no entanto, algumas semelhanças:
- ambas são eficazes a identificar e alcançar potenciais clientes que têm uma afinidade ou uma relação existente com os produtos, serviços, etc. de uma determinada marca;
- ambas ajudam a chegar de novo aos utilizadores do website, depois de estes o abandonarem;
- ambas se baseiam na mesma tecnologia-base: coloca-se um pequeno código nos browsers dos utilizadores do website.
O que é o retargeting?
O retargeting é utilizado para descrever um anúncio online, que é exibido com base na atividade de um utilizador num determinado website, de forma a conseguir atrai-lo novamente para esse mesmo website.
Como funciona o retargeting?
- Em primeiro lugar, coloca-se o código nas páginas do website, microsites ou landing pages;
- Quando o utilizador chega a uma destas páginas, o website copia uma sequência de código, chamado cookie, para o browser do utilizador;
- Depois de os utilizadores abandonarem o website, as plataformas de anúncios online (como, por exemplo, o Google AdWords) vão ler esse cookie e exibir o anúncio assim que estes naveguem para outros websites.
E o remarketing? O que é?
Ao contrário do retargeting, através do remarketing é possível alcançar potenciais clientes que não só visitaram o website ou aplicação, mas que também estão mais suscetíveis ou têm um potencial interesse no produto que se está a promover. Isto acontece, porque os utilizadores já manifestaram interesse ou necessidade do produto ou serviço ao subscreverem uma newsletter ou ao darem início a um processo de compra, mas que por algum motivo não chegou a ser concluído.
Especialista em matéria de remarketing, a Google apresenta vários casos de sucesso. Um desses casos é o da empresa alemã Tirendo, que comercializa pneus online. Segundo um case study da Google, este negócio conseguiu aumentar as suas taxas de conversão em 161% e aumentou as suas vendas em 22% graças ao remarketing.
Imagem por Blandina Costa
