Partindo do pressuposto de que a estratégia de Content Marketing está definida — já sabe com quem quer comunicar, o que dizer e onde —, o passo seguinte é perceber quando publicar nas redes sociais. Tendo em conta que a competição pela atenção da audiência é cada vez mais difícil, o ideal é escolher um horário em que o público-alvo demonstre maior predisposição para interagir. Qual é, afinal, a melhor hora para publicar nas redes sociais? Deve adotar estratégias diferentes para Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter? Explicamos tudo.
Horários de publicação: encontrar a estratégia certa para si
Fatores como a plataforma que está a usar, o tipo de negócio, o público-alvo, o país, a tipologia de post e os objetivos que pretende alcançar (cliques ou partilhas) são elementos-chave para encontrar a resposta. Mesmo que siga os padrões estudados, há alguns passos que não deve dispensar:
A melhor hora para publicar nas redes sociais
De facto, ainda que existam muitas variáveis em jogo, há padrões identificados nas várias redes sociais que nos podem servir de referência. No entanto, os horários referidos pelos estudos são meramente indicativos, pelo que devem servir de ponto de partida para encontrar um padrão próprio para a sua marca, um processo que leva tempo e que resulta de várias tentativas e erros.
No mundo pós-COVID-19, o palco das social media tornou-se mais relevante do que nunca. As pessoas passaram a estar mais tempo nestas plataformas, encontrando nelas uma forma de contornar as restrições impostas ao contacto social. Como tal, é imprescindível que as marcas se adaptem às mudanças que daí surgiram, nomeadamente no que diz respeito à melhor hora para publicar nas redes sociais.
A melhor hora para publicar no Facebook
De acordo com o estudo levado a cabo pelo Sprout Social em 2021 — tendo já em conta as mudanças comportamentais ocorridas com a pandemia —, o Facebook continua a ser a plataforma de social media mais utilizada no mundo. Em comparação com estudos anteriores, tornou-se notório que as horas mais tardias da noite, bem como os momentos mais matinais, ganharam protagonismo.
No entanto, o período das manhãs (entre as 9h e as 13h), sobretudo dos dias úteis, continua a ser aquele que revela um maior potencial de gerar interação.
A melhor hora para publicar no Instagram
Por sua vez, o Instagram, rede social que continua em processo de ascensão, revelou-se a plataforma preferida para uma grande fatia da audiência durante os tempos de confinamento. As ferramentas introduzidas, como é o caso dos Reels, deram, além disso, uma ajuda.
Neste caso, os horários mais indicados situam-se a meio do dia, sobretudo entre as 11 e as 14 horas dos dias úteis. Não obstante, os fins de semana revelam, também, um crescente potencial.
A melhor hora para publicar no Twitter
O Twitter foi a ferramenta escolhida por muitos utilizadores, durante o ano de 2020, como a primeira fonte de informação relativa à COVID-19. A afirmação é feita pela Sprout Social, que acrescenta que o grau de atenção nesta plataforma acaba por estar diretamente relacionado com o ciclo noticioso.
Aqui, os dias de trabalho, com algum destaque para o início da tarde e, como é hábito, para as manhãs, são aqueles que mais engagement registam.
A melhor hora para publicar no LinkedIn
Corroborando aquilo que vem a ser uma tendência consistente desde a sua criação, os fins de semana são períodos de muito baixa afluência no LinkedIn. Dessa maneira, por ser uma plataforma altamente centrada no universo profissional, é bastante aconselhável utilizar os dias de semana para publicar.
Aposte sobretudo em publicações a meio da semana, dando primazia ao período da manhã.
Ora, os dados divulgados pela Sprout Social podem ser importantes indicadores para que comece a fazer os seus testes. No entanto, é crucial que não se esqueça de que a melhor hora para publicar nas redes sociais depende de um vasto leque de fatores muito variáveis de caso para caso.
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Artigo atualizado a 8 de junho de 2021 por Luís Eusébio.

Um comentário
[…] a monitorizar as publicações e a encontrar um padrão para as horas com maior interação, como o Fanpage Karma. É preciso, ainda, acompanhar a concorrência (por exemplo, ver que tipo de posts publicam, a que […]
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