Quando ouvimos falar em “helpful content”, conteúdo que visa, sobretudo, informar as pessoas, mais do que ficar bem posicionado nos motores de pesquisa, sentimo-nos verdadeiramente entusiasmados.
Mesmo que, no final, o objetivo seja publicitar, como afirma Rand Fishkin: “A melhor forma de vender algo é não vender nada. Conquista a atenção, o respeito e a confiança daqueles que podem vir a comprar.” Para isso, nada melhor do que produzir conteúdo valioso.
Isto não significa que não tenhamos a preocupação de otimizar os artigos que escrevemos para que os motores de pesquisa os encontrem. Seria errado se não o fizéssemos.
Assim, foi com agrado que constatámos que uma das mais recentes atualizações do algoritmo do Google tem esse foco. Chamam-lhe “helpful content”, uma expressão que poderíamos, então, traduzir para “conteúdo útil”.
A própria Google explica esta alteração, comunicando que pretende premiar o conteúdo que ajuda ou informa as pessoas, mais do que o criado, sobretudo, para ficar bem posicionado nos motores de pesquisa.
H2: As 15 perguntas que deve ter em conta
Esta atualização do algoritmo está totalmente operacional desde o dia 9 de setembro de 2022. O interessante é encarar as 15 perguntas elencadas pelo Google como uma forma de verificar se produz “helpful content”.
H3: As primeiras 6 questões relativas a helpful content
- O público-alvo atual ou expectável da sua empresa consideraria o seu conteúdo útil?
- O conteúdo demonstra, claramente, a sua experiência e o seu conhecimento aprofundado sobre os temas (derivados, por exemplo, da utilização de um produto/serviço ou da visita de um lugar)?
- O seu website tem um objetivo ou um foco principal?
- Após lermos o seu conteúdo, sentimos que aprendemos o suficiente sobre o tema?
- Quem ler o seu conteúdo terá uma experiência satisfatória?
- Tem em conta as orientações sobre as principais atualizações e avaliações de produtos?
Se respondeu “sim” à maioria destas questões, então, está no caminho certo para criar conteúdo útil.
H3: As últimas 9 perguntas a considerar
- O conteúdo serve, principalmente, para obter uma boa posição nos motores de pesquisa, em vez de ser escrito para pessoas?
- Produz muito conteúdo sobre tópicos distintos, esperando que algum tenha um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
- Usa demasiada automação para criar conteúdo?
- Resume o que os outros dizem sem acrescentar valor?
- Escreve sobre algo simplesmente porque é tendência, não porque se revela um tema interessante para o seu público?
- O seu conteúdo obriga os leitores a pesquisar novamente para obterem melhores informações noutras fontes?
- Escreve um determinado número de palavras porque descobriu que o Google tem uma dimensão preferida?
- Decidiu abordar um tópico de nicho, sem nenhuma experiência na área, só porque deseja tráfego de pesquisa?
- O seu conteúdo promete responder a uma pergunta sem resposta possível, como sugerir uma data de lançamento para algo, quando não há confirmação?
Bem… neste caso, responder “sim” trata-se de um mau sinal. O melhor será, então, reavaliar a sua estratégia.
Para acompanhar a evolução do algoritmo, consulte a lista de atualizações da classificação na pesquisa Google.
Se precisar de ajuda para criar conteúdo valioso, útil e informativo, estamos aqui para o apoiar. Contacte-nos!