Helpful content: o seu conteúdo responde às perguntas do Google?

Helpful content: o seu conteúdo responde às perguntas do Google?

Quando ouvimos falar em “helpful content”, conteúdo que visa, sobretudo, informar as pessoas, mais do que ficar bem posicionado nos motores de pesquisa, sentimo-nos verdadeiramente entusiasmados.

Mesmo que, no final, o objetivo seja publicitar, como afirma Rand Fishkin: “A melhor forma de vender algo é não vender nada. Conquista a atenção, o respeito e a confiança daqueles que podem vir a comprar.” Para isso, nada melhor do que produzir conteúdo valioso. 

Isto não significa que não tenhamos a preocupação de otimizar os artigos que escrevemos para que os motores de pesquisa os encontrem. Seria errado se não o fizéssemos. 

Assim, foi com agrado que constatámos que uma das mais recentes atualizações do algoritmo do Google tem esse foco. Chamam-lhe “helpful content”, uma expressão que poderíamos, então, traduzir para “conteúdo útil”.

A própria Google explica esta alteração, comunicando que pretende premiar o conteúdo que ajuda ou informa as pessoas, mais do que o criado, sobretudo, para ficar bem posicionado nos motores de pesquisa.

H2: As 15 perguntas que deve ter em conta

Esta atualização do algoritmo está totalmente operacional desde o dia 9 de setembro de 2022. O interessante é encarar as 15 perguntas elencadas pelo Google como uma forma de verificar se produz “helpful content”.

H3: As primeiras 6 questões relativas a helpful content

  1. O público-alvo atual ou expectável da sua empresa consideraria o seu conteúdo útil?
  2. O conteúdo demonstra, claramente, a sua experiência e o seu conhecimento aprofundado sobre os temas (derivados, por exemplo, da utilização de um produto/serviço ou da visita de um lugar)?
  3. O seu website tem um objetivo ou um foco principal?
  4. Após lermos o seu conteúdo, sentimos que aprendemos o suficiente sobre o tema?
  5. Quem ler o seu conteúdo terá uma experiência satisfatória?
  6. Tem em conta as orientações sobre as principais atualizações e avaliações de produtos?

Se respondeu “sim” à maioria destas questões, então, está no caminho certo para criar conteúdo útil.

H3: As últimas 9 perguntas a considerar

  1. O conteúdo serve, principalmente, para obter uma boa posição nos motores de pesquisa, em vez de ser escrito para pessoas?
  2. Produz muito conteúdo sobre tópicos distintos, esperando que algum tenha um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
  3. Usa demasiada automação para criar conteúdo?
  4. Resume o que os outros dizem sem acrescentar valor?
  5. Escreve sobre algo simplesmente porque é tendência, não porque se revela um tema interessante para o seu público?
  6. O seu conteúdo obriga os leitores a pesquisar novamente para obterem melhores informações noutras fontes?
  7. Escreve um determinado número de palavras porque descobriu que o Google tem uma dimensão preferida? 
  8. Decidiu abordar um tópico de nicho, sem nenhuma experiência na área, só porque deseja tráfego de pesquisa?
  9. O seu conteúdo promete responder a uma pergunta sem resposta possível, como sugerir uma data de lançamento para algo, quando não há confirmação?

Bem… neste caso, responder “sim” trata-se de um mau sinal. O melhor será, então, reavaliar a sua estratégia.

Para acompanhar a evolução do algoritmo, consulte a lista de atualizações da classificação na pesquisa Google.

Se precisar de ajuda para criar conteúdo valioso, útil e informativo, estamos aqui para o apoiar. Contacte-nos!

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