Como usar o formato GIF numa estratégia de Content Marketing

Como usar o formato GIF numa estratégia de Content Marketing

Odiado por uns, amado por muitos, o GIF (Graphics Interchange Format) continua a dominar a Internet

Na altura em que foi criado – há mais de 30 anos –, este formato de imagem animada não fazia parte do imaginário da população, pelo que conquistou de imediato imensos utilizadores da Internet.

O que é um GIF?

É um formato de imagem que pode ser estático ou animado. Na versão animada, vários frames sequenciais são reproduzidos com algum delay entre si de forma a criar a ilusão de movimento.

Plataformas para descarregar GIFs animados

Os GIFs animados são cada vez mais usados nas redes sociais e nos grupos de chat. Uma vez que são curtos e, normalmente, muito expressivos, os utilizadores publicam-nos como forma de reação a um post ou a um comentário.

A adesão foi tão grande que redes sociais como Facebook, Twitter e WhatsApp já têm o seu próprio repositório de GIFs. Ainda assim, existem plataformas específicas para procurar e descarregar GIFs animados.

> GIF download

Para obtermos estas imagens animadas, podemos simplesmente optar por um site de GIF e procurar por “GIF de boa noite”, “Happy Birthday GIF” ou até “GIFs de Natal”. O mais famoso destes websites é o GIPHY.

GIPHY

O GIPHY não é nada mais do que um motor de busca de GIFs animados. Aqui é possível descarregar para o seu computador ou copiar o link para colocar o GIF na rede social ou no website que pretende. A plataforma é totalmente gratuita e está recheada de GIFs engraçados, tristes, carinhosos e assustadores.

Twitter Video Downloader

Se é um utilizador assíduo do Twitter, já terá reparado que os GIFs são muito usados nesta plataforma, mas são (quase) impossíveis de descarregar. Dessa forma, surgiu o  Twitter Video Downloader, uma ferramenta que lhe permite fazer download de GIFs animados – e vídeos – que encontra no Twitter.

No entanto, o ficheiro é sempre descarregado em formato MP4, pelo que terá de juntar a este processo uma ferramenta video to GIF. Vamos conhecer algumas.

> Plataformas video to GIF

O GIF pode ser visto como um “vídeo sem som”, pelo que começaram a surgir algumas plataformas que permitem criar GIFs a partir de um vídeo.

Imgur

O Imgur, apesar de ser mais conhecido por armazenar memes, é também uma plataforma que lhe permite criar GIFs animados a partir de vídeos. Ao início pode parecer difícil, mas basta colar o URL do vídeo (do YouTube, por exemplo), e selecionar a parte que pretende transformar em GIF. Também é possível colocar texto no resultado final.

gif pikachu

imgflip

Em contrapartida, caso o vídeo só esteja no seu computador e não alojado em nenhum website, pode usar o imgflip. Basta fazer upload e, a partir daí, terá controlo total daquilo que vai constituir o seu GIF.

> Plataformas para criar GIFs

É também possível criar GIFs a partir de várias fotografias e para isso existem plataformas gratuitas como o GIF Maker ou o EZGif

GIF ou JIF? Eis a questão

Os GIFs viram-se envolvidos numa engraçada polémica. Em 2013, após anos de debate se deveríamos pronunciar este formato como “guif” ou “jif”, o seu criador Steve Wilhite esclareceu todos e disse que a opção certa é “jif”. Mesmo depois disso, nem todos os utilizadores ficaram convencidos e a discórdia em torno deste tema provavelmente continuará durante muitos anos.

As empresas devem apostar nos GIFs?

A resposta é SIM! Os GIFs animados são uma excelente ferramenta de Marketing, uma vez que são engraçados e cheios de personalidade. Por conseguinte, são perfeitos para publicações em redes sociais, mas também para responder a comentários e criar afinidade com os seus clientes.

Mesmo que não queira associar o seu negócio a algo tão divertido, existe um GIF para cada momento. Só tem de procurar ou criar o mais indicado para desencadear a reação emocional que procura. 

Além disso, é um formato que se destaca dos conteúdos mais tradicionais como texto e imagem, o que ajuda a chamar a atenção para a sua marca em feeds longos e confusos ou no amontoado de newsletters que recebemos por email.

Está cada vez mais comprovado que o uso de GIFs em newsletters geram mais conversões. Por exemplo, em 2014, a Dell desenvolveu uma campanha de Email Marketing constituída por GIFs e teve uma taxa de conversão de mais 103%.

GIF animado numa campanha de Email Marketing da empresa Hanna Andersson

Cuidados a ter na hora de apostar neste formato

  1. Cuidado com a dimensão do GIF: visto que é um formato pesado por natureza, deve ter em conta a sua extensão. 
  2. Atenção às plataformas: nem todas as plataformas de email suportam o formato, mostrando apenas o primeiro frame do GIF animado. Para contornar este problema, garanta que a informação mais importante está presente logo no início. Assim, o essencial é visível para todos.
  3. Preencha o Alt-Text: tal como nas imagens, deve preencher o alt-text de um GIF com a keyword principal do seu conteúdo. Como resultado, vai conseguir um melhor posicionamento nos motores de pesquisa e conquistar mais visitas ao seu website.
  4. Evite os excessos: como se costuma dizer, “mais é menos”. Nesse sentido, utilize este formato como forma de quebrar o feed estático. Se encher um conteúdo de GIFs, estes acabam por perder o destaque e brilho natural que têm.

Em conclusão, está claro que só existem vantagens em apostar no famoso GIF. Desde que usado com moderação e cuidados, este pode ser um conteúdo diferente, que o vai ajudar a sobressair entre a concorrência.

Está à espera de quê para começar a apostar neste conteúdo?

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer gráfica da Webtexto.