As pessoas são atraídas para vozes poderosas e informação pertinente. Mas primeiro é preciso captar a atenção dos consumidores. É aqui que cores e Marketing se unem.
Um estudo sobre a importância das cores no Marketing, realizado pelo CCICOLOR – Institute for Color Research, mostra-nos que bastam 90 segundos para o nosso subconsciente fazer um julgamento sobre um produto: entre 62% e 90% dessa observação é baseada na cor.
O que é a cor?
A perceção de cor é a sensação de luz transmitida ao nosso cérebro através dos olhos. Assim, um objeto diz-se colorido porque, quando iluminado por uma luz branca (luz do Sol, por exemplo), reflete uma determinada cor.

A cor pode ser definida através de três propriedades:
Matiz
O matiz permite-nos classificar uma cor através dos termos vermelho, azul, amarelo, etc., e define-se pela luz predominante que é refletida por um objeto.
Saturação
É a mistura do matiz com a cor branca. Pode variar entre 0% e 100%: uma cor com saturação de 0% é branca, enquanto que com uma saturação de 100% corresponde ao valor original do matiz.
Valor
O valor é o que define o nível de brilho de uma cor. Isto é influenciado pelo nível de luminosidade, que pode variar entre 0% (luminosidade mínima) e 100% (luminosidade máxima).
Por isso, quando dizemos que as cerejas são vermelhas, temos inúmeras possibilidades de tons.
Podemos encontrar todas estas variações naquilo a que chamamos “círculo cromático”.
O que é o círculo cromático?
O círculo cromático permite-nos organizar as cores em arranjos cromáticos, em função das suas interações.
Assim, é constituído pelas doze cores do espectro: três cores primárias, três secundárias (junção de dois tons primários) e seis terciárias (combinação de uma cor primária com uma cor secundária).
O círculo cromático torna-se muito prático ao escolher cores. A combinação certa de cores vai preservar a harmonia, isto é, vai garantir que as cores funcionam bem em conjunto ou até sobrepostas.
Monocromático
Esta combinação consiste na utilização de cores com diferentes níveis de saturação. Inegavelmente, o uso das cores monocromáticas vai transmitir uma sensação de elegância e relaxamento.
Complementar
As cores complementares são cores que estão situadas em extremidades opostas do círculo cromático. Assim, têm um contraste muito elevado quando colocadas lado a lado.
Tríade
A combinação em tríade é formada por três cores equidistantes no círculo cromático. Trabalhar com três cores torna-se mais versátil. Podemos, por exemplo, optar por uma cor para o fundo e trabalhar o resto do design com as outras duas.
Análogo
As cores análogas são as que se encontram lado a lado no círculo cromático. Esta combinação é muito harmoniosa e compõe designs muito confortáveis e agradáveis à vista.
Estas são as combinações mais comuns, mas o estudo das cores quase se pode considerar infinito.
Por isso, a Adobe desenvolveu duas plataformas para o ajudarem no processo de escolher as cores:
- Um círculo cromático que lhe permite fazer combinações a partir de uma cor predefinida;
- Uma compilação de paletas de cor caso esteja a começar do zero e ainda não tenha encontrado o tom certo para o seu projeto.
Além destas classificações, podemos também dividir o círculo tendo em conta a temperatura das cores. As cores quentes são os amarelos, laranjas e vermelhos, enquanto os verdes, azuis e violetas são cores frias. Esta classificação é utilizada na criação de mapas de temperatura e está relacionada com a simbologia das cores.
Psicologia de cores no Marketing
Já vimos que as diferentes combinações de cores transmitem diferentes sensações. Mas como podemos tirar estas conclusões?
A psicologia de cores baseia-se no sentimento que cada cor nos transmite. Esta associação deve-se ao resultado dos efeitos fisiológicos e psicológicos das cores sobre nós. Enquanto algumas cores têm um efeito estimulante, outras permitem-nos relaxar.
Além disso, é evidente que cores e marcas estão sempre ligadas. Quando pensamos no Facebook, lembramo-nos imediatamente do F azul, ou quando falamos na Netflix, vem-nos logo à mente as letras vermelhas. Sendo assim, qual será a melhor forma de aplicar a psicologia de cores no Marketing? Primeiro, temos de conhecer o significado das cores.
Amarelo
A cor que mais associamos ao Sol está frequentemente relacionada com sensações de calor e otimismo e, tal como a nossa estrela favorita, quando brilha demasiado pode provocar cansaço nos olhos. Apesar de o amarelo ser uma cor alegre, por vezes associamos esta cor a sentimentos de traição e cobardia. Indicado para áreas de entretenimento e novas tecnologias, mas também para sinalizações.
Laranja
É também uma cor quente e alegre que transmite energia e otimismo. Como resultado da sua vivacidade, o laranja é normalmente usado em destaques e call to actions, bem como nas áreas da educação e do desporto.
Vermelho
A famosa cor da paixão transmite sensações de entusiasmo, energia, poder, mas também agressão e perigo. O vermelho usa-se frequentemente no setor alimentar por estimular o apetite.
Verde
A cor verde representa a natureza, pelo que é frequentemente usada por empresas que se querem destacar por serem ecológicas ou venderem produtos orgânicos. Simboliza saúde, crescimento e boa sorte, mas também ganância e inveja.
Azul
O azul transmite-nos sensações de tranquilidade, segurança e lealdade, o que a torna indicada para marcas da área financeira, medicinal e governamental. Temos a sensação de que está sempre presente sem ser invasiva, visto que a simbologia deste tom nos remete para o céu e o mar, o que a torna uma das cores mais apreciadas. Por ser fria, pode também despertar alguma tristeza e rigidez.
Roxo
O roxo é a cor mais espiritual e misteriosa, e que nos faz refletir sobre os nossos sentimentos. Costuma ser utilizada em marcas de astrologia, terapia e massagem. Associa-se à criatividade e imaginação, embora possa também parecer imatura ou arrogante.
Rosa
Associada ao carinho e amor incondicional, o rosa é uma cor ternurenta, mas que pode parecer frágil, vulnerável e imatura. Por consequência, está muito presente em marcas de brinquedos e produtos infantis.
Escala de cinzas
É cada vez mais frequente vermos marcas com logótipos a preto ou com variações de cinzas. Nestas situações, estamos a trabalhar tanto com o preto como com o branco, pelo que recebemos sensações de pureza, calma e neutralidade, e ao mesmo tempo de algum mistério e curiosidade para saber o que se esconde mais por detrás da marca.
Empresas corporativas e tecnológicas são as que mais utilizam esta opção.
É fundamental que tenha estas características em mente. As cores escolhidas não devem ser as suas cores favoritas, mas sim aquelas que vão atrair a audiência certa e transmitir a mensagem-chave da sua marca.
Importância das cores no Marketing
Agora que já selecionou as cores que vão representar o seu produto, chegou a hora de juntar cores e Marketing. Nesse sentido, vamos ver alguns fatores que é importante ter em conta.
1. Destaque-se da concorrência
Já vimos que, devido à importância da psicologia de cores no Marketing, por vezes existem cores predominantes num determinado setor devido ao sentimento que transmitem. Assim, durante o processo de escolha de cor para a identidade visual da sua marca, coloque os seus competidores no círculo cromático e descubra um espaço que ainda não tenha sido ocupado. Assim, encontra o equilíbrio entre escolher a tonalidade ideal para a sua marca e diferenciar-se da concorrência, tornando a sua imagem única.
2. Consistência e reconhecimento
O termo brand recognition refere-se à capacidade de identificação de uma marca através de elementos visuais, tais como logótipos, cores, redes sociais, embalagens, etc.
Com o intuito de testar a brand recognition de algumas das marcas mais famosas do mundo e deixar evidente a importância das cores no Marketing, a Reboot realizou um estudo de reconhecimento de marca. 67% das pessoas identificaram a opção 1 como sendo o esquema de cores da empresa IKEA. Será que consegue reconhecer as outras?
Assim, quando tiver um esquema de cores definido, é fundamental que este seja constante em todos os materiais da marca, desde redes sociais e landing pages, a materiais impressos como roll-ups, para que o consumidor distinga sempre o seu produto.
3. Contrastes cromáticos
No processo de escolha de cores, é provável que tenha decidido uma cor predominante que deve estar presente em todos os materiais. Mas isso não significa que não possa fazer combinações com outras e criar diferentes contrastes cromáticos.
As combinações de cores mais contrastantes, nomeadamente as cores complementares, acabam por ser as mais chamativas.
Ainda assim, o contraste monocromático também é muito bem aceite pelos consumidores, devido à sua consistência.
Agora chegou a hora de aplicar estes conhecimentos à sua marca. Defina o público-alvo que pretende alcançar, aborde pessoas dessa área e identifique as cores que vão criar mais impacto. Depois é só produzir as suas imagens e deixar as cores atraírem os clientes!