Uma estratégia de e-commerce não vive sem conteúdos. Nesta área há uma diversidade de soluções, quer na abordagem, quer nos formatos e nas ferramentas a utilizar. Para lhe dar inspiração, recolhemos sete case studies de e-commerce que se destacam pela criatividade na estratégia de conteúdos.
REI: conselhos de especialistas
Retalhista americana de produtos para campismo e atividades outdoor, a Recreational Equipment Inc. (REI) é um dos bons case studies de e-commerce para mostrar como integrar conteúdos úteis num website. Criou uma área na página – Expert Advice – na qual disponibiliza conselhos de especialistas para aprender novas skills, escolher e manter equipamentos, preparar viagens e viver aventuras incríveis.
Além disso, para diferenciar mais os seus serviços, desenvolveu um aconselhamento virtual através do qual é possível obter ajuda personalizada.
Woot!: humor na descrição de produtos
Quem disse que as descrições de produtos numa loja online têm de ser apenas diretas e explicativas? A Woot! mostra que é possível aliar a informação sobre o produto com o humor. Assim, dá, ou não, maior vontade de comprar?
Uma empresa do grupo Amazon, a Woot! comercializa uma grande diversidade de produtos, desde artigos para a casa e cozinha até computadores, passando por equipamento desportivo. Em todas as áreas, o humor está presente.
Madewell: conteúdos criados pelos próprios clientes
Quem melhor do que os próprios clientes para dar a conhecer os nossos produtos? Quando conseguimos ter clientes que são também embaixadores, esta é uma boa fonte de conteúdo. E pode ser tão simples como encorajá-los a partilhar imagens com produtos da marca e dar-lhes protagonismo nas nossas redes sociais.
É isso que faz a Madewell, uma retalhista de moda, que encoraja a publicação de fotografias usando a hashtag #everydaymadewell, que depois partilha nas suas próprias redes.
Effortless Gent: guias que esclarecem todas as dúvidas
Os guias que nos ajudam no processo de compra são muito úteis para os utilizadores, mas são também uma forma importante de trabalhar o SEO de uma loja online. A Effortless Gent é um ótimo exemplo de como conciliar estes conteúdos num website de e-commerce.
Basta imaginar que, quando vamos comprar vestuário, gostamos de dicas sobre como combinar cores ou mesmo recomendações sobre a melhor forma de conjugar várias peças.
BauBax: vídeos que falam por si
O vídeo é uma ferramenta importante em qualquer estratégia de Content Marketing, mas quando se trata de e-commerce, a importância é acrescida.
Ver como funciona vale mais do que muitas palavras, como mostra a marca BauBax, que comercializa aquele que designa como World’s Best Travel Jacket. Além disso, não precisamos de muito mais do que este vídeo para perceber as 15 funcionalidades que facilitam a vida de qualquer viajante.
Apple: o poder do storytelling
O poder das histórias está na forma como nos transportam para uma realidade concreta que podia ser a nossa. Assim, rapidamente nos identificamos e pensamos num determinado produto ou serviço como fazendo naturalmente parte da nossa vida.
A Apple usou as histórias de clientes para contar situações reais em que o Apple Watch salvou vidas, tornando-o, por isso, num dos melhores case studies de e-commerce. Neste caso, optou pela produção de um vídeo em voz direta.
Blue Apron: a aposta nos influencers
O universo de conteúdos presente num projeto de e-commerce pode ir além das fronteiras da própria marca e chegar a audiências que já estão criadas. Por isso, o trabalho com influenciadores visa isso mesmo: chegar a um público específico através da comunidade de seguidores de um influencer.
A Blue Apron, que oferece um serviço de kits de refeições com ingredientes e receitas, apostou em embaixadores como Naomi, autora do blog Love Taza, para explicar o seu serviço e falar sobre a qualidade dos seus produtos.