Campanhas ambientais: criatividade, ecologia e sensibilização

Campanhas ambientais: criatividade, ecologia e sensibilização

As questões relacionadas com a proteção do meio ambiente assumiram um protagonismo incontornável na agenda mediática, política e social. E é assim que deve ser. Este é um debate premente e inadiável. Desse modo, é cada vez mais esperado das organizações que utilizem a projeção da sua voz para sensibilizar os seus públicos para a importância da ecologia. Assinalando o Dia Mundial da Terra, reunimos algumas campanhas ambientais exemplares para o inspirar. 

Hora de agir: não há planeta B

A cada dia que passa, multiplicam-se os apelos da comunidade científica. As alterações climáticas, a destruição dos ecossistemas, a perda de biodiversidade ou o impacto da poluição, por exemplo, tornaram-se problemáticas com proporções colossais. Parafraseando a jovem ativista Greta Thunberg, a nossa casa está em chamas e, por isso, é o momento de fazer soar todos os alarmes. 

De acordo com a plataforma ClimateClock, temos menos de sete anos até atingirmos o ponto de não retorno. Se até esse momento não forem alcançadas as metas de limitação do aquecimento global, baixando drasticamente as emissões de carbono, a vida na Terra acabará por se tornar insustentável. É, pois, tempo de agir. 

Campanhas ambientais: comunicação criativa e verde

Ora, num contexto indelevelmente marcado pela emergência climática, as ferramentas de comunicação, como o storytelling e o Content Marketing, podem desempenhar um papel decisivo na sensibilização das populações. 

Assim, tanto as ONG como as empresas — cada vez mais cientes da importância da Responsabilidade Social Corporativa — têm vindo a responder às exigências deste novo quadro. O resultado fica, certamente, visível na notável criatividade de algumas campanhas ambientais que têm corrido todos os cantos do planeta. Trazemos-lhe alguns exemplos inspiradores.

Uma arma letal

Nesta campanha de sensibilização ambiental da Greenpeace, somos levados a uma loja de armas na Rússia. Contudo, os clientes que visitaram este espaço naquele dia tiveram uma surpresa: uma arma “legal”, “sem licença” e “sem restrição de idade”. No final, percebemos que se trata de uma “espingarda” feita de plásticos descartáveis. Uma arma tão letal como as outras.

Um gelado — ou um planeta — a derreter

Este curto vídeo, da Ben & Jerry’s, mostra-nos o que acontece a um gelado quando está 2 °C mais quente do que deveria. Sem dúvida, uma metáfora visual poderosa para falar do que está a acontecer com o aquecimento do globo. No entanto, esta é uma mensagem de esperança: ainda podemos reverter esta situação, se atuarmos já e em conjunto. 

Devorados pelo aquecimento global?

Esta ação de rua, levada a cabo pela WWF, foi uma das campanhas ambientais que se tornou viral em todo o mundo. Tendo em conta o exponencial aquecimento da capital do Paraguai, impulsionado pela desflorestação e pela poluição, a ONG decidiu intervir criativamente. Assim sendo, prepararam uma refeição integralmente cozinhada no asfalto. Ninguém ficou indiferente. 

Dias diferentes fazem a diferença

Evidentemente, um problema desta escala só poderá ser resolvido através de mudanças estruturais no domínio da política e da economia. No entanto, as ações individuais contam. É essa a premissa desta campanha ambiental da IKEA, que mostra como, desde que acordamos até ao momento de nos voltarmos a deitar, podemos mesmo fazer a diferença nas mais pequenas decisões. 

Luís Eusébio
Conheça o autor / Luís Eusébio

Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.