Tic-tac: se a sua empresa não está no Tik Tok, apresse-se

Tic-tac: se a sua empresa não está no Tik Tok, apresse-se

Decerto já ouviu falar desta plataforma, um fenómeno para os adolescentes: a aplicação TikTok. O seu sucesso tornou-se tão astronómico que até abafou uma aplicação “réplica” lançada pelo Facebook. Aliás, o vício é tão elevado que se criou um botão para controlar o tempo de utilização. A maioria dos jovens já aderiu e algumas marcas começam a interessar-se por esta nova rede social, na qual se partilham breves vídeos musicais e divertidos.

Se ainda não o explorou, não há nada como experimentar. Aliás, uma das premissas do TikTok consiste mesmo em: não ter medo de arriscar nem de ser original. Vamos descobrir, então, como pode usá-lo como uma mais-valia na sua estratégia de marketing.

Que influência tem o TikTok nas outras redes sociais?

Setembro de 2022 ficou marcado como o mês em que o TikTok gerou mais de 2,5 milhões de dólares por dia. Estes números foram avançados pela Finbold, uma empresa especializada em finanças, que analisou as receitas do TikTok em dispositivos móveis.

Sendo a plataforma social que mais riqueza produz, as restantes tentaram adotar uma abordagem semelhante à do TikTok — fenómeno apelidado de TikTok-ification. No entanto, esta plataforma diferencia-se, precisamente, pelo seu algoritmo exclusivo e altamente personalizado, dificultando a sua replicação.

Assim, tratando-se de uma rede social com elevado alcance e forte especialização, o passo seguinte será compreender como podem as empresas marcar presença nela.

Que marcas devem estar no Tik Tok?

O seu público-alvo é jovem? Os seus produtos são divertidos? Gostaria de mostrar uma versão mais descontraída da sua organização? Se respondeu afirmativamente a alguma destas questões, então pode revelar-se muito interessante considerar aderir ao TikTok.

Todas as marcas são bem-vindas, têm apenas de estar dispostas a mostrar o seu lado mais criativo e engraçado. Desde que trabalhado da forma adequada, tudo pode encontrar o seu espaço: receitas, mudanças de look, habilidades, animais, partidas, tutoriais, desafios e causas relevantes.

Primeiro, explore a aplicação e perceba as abordagens das outras marcas. Posteriormente, comece os seus primeiros vídeos e aprenda os truques do TikTok: brinque com os efeitos de realidade aumentada e a manipulação de velocidade, teste os filtros e os duetos, investigue as músicas disponíveis. Familiarize-se com este novo mundo.

Como se deve comunicar no Tik Tok?

Sem dúvida, torna-se necessário considerar algumas questões. Afinal, a maioria dos utilizadores são jovens millennials e da geração Z, logo, revela-se crucial criar conteúdo visual, curto e positivo. Além disso, como esta aplicação promove a criatividade e o humor, deve optar por clipes cómicos inovadores.

  • Simplicidade: evite formalidades e não complique. Se abordar temas complexos, seja criativo, simples e rápido, para o público considerar a sua empresa afável e uma aliada.
  • Entretenimento: aqui, a criatividade, a originalidade e o humor surgem ao serviço da recreação. Desse modo, os utilizadores só se envolvem com as marcas cujas publicações os entretêm.
  • Positivismo:conteúdos negativos têm pouca repercussão no TikTok, que valoriza bom humor e alegria. Pode expor assuntos sérios e causas relevantes, mas de forma cativante.
  • Autenticidade: noutras redes sociais, as imagens e o conteúdo são mais cuidados e curados. Contudo, aqui prevalece a autenticidade e uma conexão real com o público, que inclusive pode protagonizar alguns vídeos.
  • Riscos: não tenha medo de experimentar, arriscar e marcar a diferença. Afinal, o TikTok é recente, logo, terá de testar o que funciona melhor para a sua marca e o seu público.

Que estão as outras marcas a fazer?

Em Portugal, o TikTok ainda é relativamente recente, mas marcas estrangeiras já se encontram muito ativas nele. De forma dinâmica e imaginativa, criam conteúdos curiosos, que constituem bons exemplos de como conquistar seguidores no TikTok.

  • Desafios: muito populares, tornam os clientes protagonistas e apelam à sua criatividade. Pode optar por criar um desafio próprio da sua marca ou aproveitar as tendências. O FC Barcelona, por exemplo, pediu aos seguidores que criassem um vídeo criativo com o equipamento do clube.
  • Memes: incluem imagens ou clipes humorísticos virais. Frequentemente, aproveita-se o áudio e o vídeo, adaptando-os noutros perfis, numa “corrente”.
  • Perspetivas distintas: mostrar um lado diferente da sua organização constitui uma das melhores formas de surpreender e aprofundar a conexão com o público. O Sport Lisboa e Benfica tornou-se pioneiro na adesão à TikTok app, em Portugal. Com músicas e comentários repletos de humor, construiu um percurso interessante, nesta rede social. O Washington Post consiste noutro surpreendente fã do TikTok. Desse jornal americano esperaríamos vídeos sérios ou noticiosos, contudo, tem-se dedicado a mostrar o lado lúdico da redação.
  • Vendas: uma das vantagens da TikTok app é que, sendo recente, o alcance orgânico continua elevado. Afinal, foca-se intensamente na visibilidade e na interação. No entanto, na China, já se testou a opção de venda de produtos.
  • Tutoriais: dinamize tutoriais animados, para atrair as pessoas, inspirá-las ou ensinar-lhes novas técnicas.
  • Influenciadores: Tal como noutras redes, existem marcas que têm parcerias com influenciadores – tiktokers – ou celebridades.
  • Causas: o TikTok encoraja a sua utilização como plataforma para promover causas relevantes. A Calvin Klein usou as suas icónicas calças Calvin para falar dos direitos LGBTI. A Nike fez uma campanha com mulheres desportistas para sensibilizar as pessoas para o desporto profissional feminino.
https://www.tiktok.com/@sephora/video/302365930968354816

Que investimentos podemos realizar no Tik Tok?

Em 2019, a ByteDance, empresa detentora do TikTok, desenvolveu uma plataforma dedicada a campanhas pagas. Para tal, sugere quatro alternativas, a saber:

  • Native videos

Consistem em clipes promocionais, de entre nove e 15 segundos, muito similares aos das stories do Instagram. Devem despertar interesse, pois é possível o utilizador escolher avançar para outro.

  • Brand Takeovers

Neste caso, a marca “toma conta” do TikTok, durante um dia, podendo criar imagens, GIFs e vídeos, que cobrem o ecrã completo dos utilizadores.

  • Hashtag Challenges

Permitem à marca criar um hashtag próprio e produzir conteúdos ou challenges com ele. Relativamente a desafios, não diferem dos já mencionados, contudo, com este investimento, o hashtag promove-se, para ter maior alcance e adesão.

  • Branded Lenses

Esta ferramenta possibilita a criação de filtros próprios de determinada marca, disponibilizando-os para os utilizadores.

O que podemos esperar do TikTok, no futuro?

Neste cenário, parece expectável que esta plataforma mantenha uma curva de crescimento exponencial. No Reino Unido, por exemplo, já se testa a “TikTok Shop”, que permite aos comerciantes venderem os seus produtos diretamente aos utilizadores, através da aplicação.

Já “TikTok for Good” constitui um projeto para ajudar o mundo. Encontra-se em desenvolvimento e consiste numa rede de apoio, a partir da própria plataforma, a criadores com iniciativas interessantes ao nível da educação e da motivação.

Para 2023, torna-se evidente uma aposta em três frentes: conteúdo que inspire mudança; conteúdo que desperte felicidade e desenvolvimento de comunidades.

Já se decidiu? Se esta abordagem parece fazer sentido para a sua marca, o melhor será mesmo apressar-se. Dessa forma, poderá aproveitar as vantagens de se tornar pioneiro no TikTok: o alcance orgânico, a facilidade de produzir conteúdo inovador e a possibilidade de arriscar à sua maneira. Então, do que está à espera?

Rosa Machado
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