,

Marcas precisam de criatividade, tecnologia e rapidez para conquistar audiências

Marcas precisam de criatividade, tecnologia e rapidez para conquistar audiências

A criatividade não chega. Para as marcas conseguirem criar uma ligação com as suas audiências é também importante a tecnologia. Mas não só. É preciso agirem rapidamente.

Estas foram as ideias essenciais que saíram de um dos painéis mais interessantes do Web Summit para quem trabalha no mundo da comunicação e da publicidade.

“É preciso juntar aquilo a que chamamos a alquimia da tecnologia e da criatividade”, referiu Maurice Levy, Chairman e CEO do Publicis Groupe. Sobre os algoritmos e sobre as plataformas é preciso manter o toque da criatividade humana. É isso que as agências têm de fazer, diz, reforçando que é preciso deixar cair os silos e trabalhar em equipa.

Olhando para um cenário que ainda está em construção, Tom Davis, CMO da Forbes, diz que os media estão para já a dar uma ajuda. Uma ajuda que se está a tornar num negócio importante para os media. “O mundo dos social media, da comunicação corporativa, das relações públicas e da publicidade parece estar a fundir-se. Até que as marcas e a indústria descubram quem está a fazer o quê, estamos a ajudar a servir as marcas e a disponibilizar uma forma alternativa de fazerem essa ligação”, refere, acrescentando que desta forma o content marketing passou a assumir um papel importante no negócio dos media.

“Os consumidores e os anunciantes não querem ter uma parede a separá-los. Querem captar a atenção e podem fazê-lo em quase todos os media.”

Tudo isto está, no entanto, a acontecer numa altura em que a experiência do consumidor está a mudar muito rapidamente e quem não agir com rapidez ficará para trás. O alerta foi deixado por Gary Briggs, CMO da Facebook

“O que é realmente necessário é ser rápido. (…) Quer seja a criatividade, planeamento dos media, targeting ou compreender o consumidor, é importante perceber e executar rapidamente”, alkertou Briggs. Foi isso que a Facebook fez, adaptar-se rapidamente daí o domínio que, juntamente com a Google, consegue exibir no mundo da publicidade online.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.