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Web Summit: Como tirar o maior partido do networking

Web Summit: Como tirar o maior partido do networking

Os números do evento dizem tudo: 50.000 participantes de 165 nacionalidades, que se reúnem em Lisboa durante três dias. Neste cenário, quem não dominar as regras de networking vai perder o grande potencial deste evento.
É preciso fazer os primeiros contactos, marcar encontros e causar uma boa impressão. Esta é uma oportunidade única para conhecer algumas pessoas, atrair novos clientes ou dar a conhecer a sua marca.

Para garantir que tudo corre bem, reunimos as dicas mais importantes sobre networking, que o vão ajudar a preparar o antes, o durante e o pós Web Summit.
Ao aprender com estas dicas estará preparado para tirar o melhor proveito de qualquer outro evento.

Antes do Evento

O networking deve começar muito antes do próprio evento.

Redes Sociais

Em primeiro lugar, comece por consultar a lista de oradores e participantes de forma a perceber quais são os contactos mais interessantes. Pode fazê-lo através da aplicação que a Web Summit desenvolveu para o evento, que o ajuda através de sugestões de contactos com base no seu perfil.
Feito este trabalho, entre em contacto com essas pessoas através do chat disponível na aplicação ou através de redes sociais como o Twitter ou o LinkedIn.

Marque os encontros com antecedência

O mais provável é que não seja o único interessado em conhecer alguns dos participantes do evento. Como tal, marque os encontros ou reuniões com a maior antecedência possível, garantindo o seu espaço na agenda. Não se esqueça de ir muito bem preparado para esses encontros. Deve perder algumas horas a tentar conhecer o percurso profissional e os projetos em que aquela pessoa está ou esteve envolvida. Estes dados serão muito úteis na hora de criar empatia.

Tenha um objetivo

É crucial que tenha presente o que pretende com a sua participação no evento. Quer dar a conhecer a sua empresa? Quer encontrar potenciais clientes ou investidores? Quer conhecer algum líder na sua indústria e convidá-lo a ser seu mentor?
Só tendo um objetivo concreto em mente é que poderá definir uma estratégia que o ajude a concretizá-lo.

Prepare-se para o evento

É importante que esteja preparado para se apresentar. Tenha à mão uma ou duas frases que descrevam de forma clara e concisa a sua empresa. Não se esqueça de falar do seu papel na respetiva empresa e de que forma poderá ajudar outras empresas ou profissionais.
Prepare também algumas perguntas para os participantes.
“De onde é? “Onde trabalha?” “Há quanto tempo está nesta empresa?”, “Em que projeto trabalha neste momento?” ou “Quais foram as conferências preferidas até ao momento?” são alguns exemplos que costumam funcionar.

Inscreva-se em eventos complementares

Muitas conferências e palestras organizam eventos complementares, claramente direcionados para o networking entre os participantes. Por isso, pondere inscrever-se num deles. No caso do Web Summit, temos o Night Summit, o Surf Summit e o Pub Summit, onde o grande objetivo é conhecer os outros participantes e aproveitar o que a cidade escolhida para o evento tem para oferecer.

Durante o Evento

 

“Fake it until you make it”

Uma atitude confiante é crucial, por isso tenha em atenção a sua linguagem corporal. Não cruze os braços. Não foque o olhar no chão ou no smartphone. Estes sinais dão a impressão de que não está interessado em falar com os outros, criando uma barreira à sua volta.

Estude o ambiente

Se for ao evento com amigos, colegas de trabalho ou conhecidos, evite passar a maior parte do tempo com eles porque isto vai diminuir a probabilidade de conhecer pessoas novas.

Use os seus contactos para chegar às pessoas

Ter contactos na organização dos eventos é muito útil. Não só podem ajudá-lo a entrar em contacto com as pessoas que pretende conhecer, como facilitam o processo e poupam tempo. No caso do Web Summit, a organização ajuda os participantes a entrarem em contacto com oradores e outros participantes. Para isso, basta fazer o seu pedido.

Quebre o gelo

Um aperto de mão cordial é o ponto de partida de muitos encontros. Mostre-se firme e confiante, mantenha o contacto visual com o seu interlocutor e sorria. Apresente-se e ponha em prática as perguntas que preparou antes do evento.
Uma regra de ouro: não se esqueça do nome das pessoas.

Esqueça a sua agenda pessoal

Apesar de ter um objetivo claro, é importante adotar uma postura recetiva, honesta e generosa. Pergunte como pode ajudar o seu interlocutor, deixando clara a sua disponibilidade para ser contactado caso este precise de alguma coisa.
Não se esqueça de trocar cartões-de-visita. Mas não exagere. O que interessa não é distribuir o maior número de cartões possível, mas conseguir cativar o interlocutor, causando uma boa impressão. Uma vez que vai receber muitos cartões, é importante que depois do contacto tome notas no cartão que acabou de receber e que vão permitir identificar claramente a pessoa com quem acabou de falar. Essa informação será muito útil no futuro.

Peça informações, não trabalho

Muitas vezes as pessoas encaram erradamente o networking, julgando ser apenas uma forma de arranjar trabalho. A verdade é que estas pessoas estão completamente enganadas.
O grande poder do networking reside na possibilidade de poder ajudar os outros. Esta postura pode abrir um mundo de novas oportunidades, novos clientes, novos trabalhos e relações com líderes da sua indústria. Mas para isso tem de fazer a sua parte.

DEPOIS DO EVENTO

 

Não descure o Follow Up

Findo o evento, é importante voltar a entrar em contacto com as pessoas e reafirmar a sua intenção de as ajudar no que for preciso. Quanto mais cedo o fizer, maior a probabilidade de a pessoa se lembrar de si.

Fortaleça as relações com os seus contactos

É importante alimentar a relação criada com as pessoas que conheceu no evento. Entre em contacto com eles através de um email ou de um telefonema. Mostre o seu interesse nos projetos que estão a desenvolver, partilhe conteúdos relevantes e, se possível, marque alguns encontros.

English Version

Fotografia por Web Summit

Andreia Dias
Conheça o autor / Andreia Dias

<p>Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em produção gráfica.</p>