Swonkie lança evento de social media em Portugal

Swonkie lança evento de social media em Portugal

Os profissionais e especialistas da área da gestão de redes sociais vão juntar-se em Vila Nova de Famalicão para participar na primeira edição do Social Media Hackathon, um evento organizado pelo Swonkie. João Cortinhas, fundador desta plataforma de gestão de redes sociais, revela ao Comteúdo o que vai acontecer nos dias 28 e 29 de junho e promete novidades.

Cerca de 20 profissionais vão debater os caminhos do futuro nas redes sociais em Portugal, num evento que inclui a realização de conferências e outras iniciativas que visam fomentar a partilha de experiências.

A importância do Social Media Hacktahon explica-se pelo grau de exigência que os processos de transformação digital estão a colocar às empresas, levando muitas vezes a alterar processos de funcionamento e até os próprios modelos de negócio, explica João Cortinhas. Fazendo parte deste processo transformador, as redes sociais tornaram-se “um canal ativo de comunicação entre marcas e consumidores”, acrescenta o fundador do Swonkie.

 

O que podemos esperar do Hackathon do Swonkie?

A palavra Hackathon é uma mistura de duas palavras: “hack” e “marathon”, de maratona. O conceito de evento Hackathon por norma reúne um conjunto de profissionais com o intuito de criar algo inovador para uma solução específica. Foi nesta lógica de pensamento que nasceu o modelo do Social Media Hackathon, um evento curto, que acontece dias 28 e 29 de junho, onde estarão reunidos mais de 20 profissionais e especialistas da área de Social Media que irão abordar os mais diversos temas da área do Digital Marketing. Pretendemos que este seja um evento marcado não apenas pelo seu ciclo de conferências, mas também pela possibilidade de partilha e networking, com um espaço dedicado a speed meetings e uma after party.

 

O que motivou a organização deste encontro em Vila Nova de Famalicão?

O Swonkie é uma plataforma de gestão de redes sociais. A nossa missão passa por facilitar o trabalho das marcas e dos gestores de redes sociais. Há um contacto regular, uma missão diária, que nos faz crescer e aprender a fazer mais e melhor. Estava na hora de retribuir e promover um contacto direto entre especialistas, profissionais e marcas, contribuindo para o conhecimento de uma área que muda todos os dias e que será vista e debatida por quem tão bem a conhece. Vila Nova de Famalicão é a nossa “casa” e faz todo o sentido dar a conhecer esta cidade.

“As redes sociais são um canal ativo de comunicação entre marcas e consumidores.”

Que temas das áreas do Digital, Social Media e Marketing vão ser abordados?

Serão abordados diversos temas da área: Content Marketing, Analytics, Vídeo Marketing, E-commerce, Ads, Influencer Marketing. Cada orador vai trazer o seu caso, a sua experiência, o seu conhecimento.

 

Qual o critério de escolha dos oradores?

Tentamos diversificar as várias temáticas. Felizmente trabalhamos com os melhores, não foi difícil preencher o painel de oradores. O difícil foi selecionar apenas estes.  Temos já confirmados a Vanessa Martins (Influencer), Paulo Faustino (Get Digital), Helena Coelho (Influencer), Martim Mariano (BBDO), Isabel Luna (DOTT) Márcio Miranda (Delta Q), Regina Santana (Get Digital), Pedro Costa (Loja do Shampoo), Vera Maia (Tudo Sobre Ecommerce), Ricardo Nunes (Mindshare), Filipa Mendes (Konica Minolta), Marta Kadosh e Rita Calheiros (Salsa), Roberto Gomes (Brinfer), Joana Lemos (Havas), João Pico (Comprimido),  Nelson Cunha (Mega Hits), António Mendes (RFM) , Susana Coerver (FUEL), Eduardo Barreto (Hipay), Vanessa Amaral (Worten), Diogo Cruz (ActivoBank).

 

Como encara o processo de transformação digital das empresas em Portugal?

Uma realidade ainda com muitos desafios pela frente. Muitas empresas ainda não apostaram em pleno nos processos de transformação digital, optam por ir ajustando apenas algumas áreas. A transformação digital é um processo estratégico! Requer realinhamento dos negócios, aposta em desenvolvimento tecnológico, inovação, a todos os níveis: pessoas, organização, gestão de informação, estratégia, liderança. O uso da tecnologia digital pode implicar repensar modelos de negócio atuais, o que não é contemplado em muitos casos, e pode colocar em risco a estratégia a longo prazo.  Ainda assim, a nossa posição é positiva, acreditamos na importância do processo e acreditamos também poder ajudar a fazer a diferença.

“Para estar [nas redes sociais] é preciso estar bem! Estar atento, ativo, criar relação e sentimento de comunidade.”

Segundo os dados do Relatório da Situação Digital Global em 2019, da Hootsuite, 65% da população portuguesa está ativa nas redes sociais. Neste contexto, é hoje um risco para uma empresa não marcar presença nas várias redes sociais?

Sem dúvida! A presença digital é fundamental, mas hoje em dia não basta ter um website, é necessário existir um canal que permita o relacionamento entre marcas e consumidores. Que permita a recolha de opiniões, de experiências, de referências. Se ninguém fala sobre, então se calhar não é bom… No entanto, não deixa de ser também arriscado estar nas redes sociais. Para estar é preciso estar bem! Estar atento, ativo, criar relação e sentimento de comunidade.

 

Atendendo à crescente saturação de mensagens nestes canais, como é que uma marca pode cimentar um posicionamento diferenciador? A produção de conteúdos é um fator-chave nesta missão?

Como referia, estar nas redes sociais não se limita a ter um perfil. As redes sociais são um canal ativo de comunicação entre marcas e consumidores. Criar uma comunicação forte, alinhada com os valores da marca, indicada para o seu público-alvo, nas redes sociais mais indicadas, são pontos fundamentais a ser avaliados na estratégia das marcas. O conteúdo regular, diversificado, cuidado, consistente é uma obrigatoriedade.

 

De que forma é que a plataforma Swonkie ajuda as empresas a gerir a sua presença digital e a facilitar o dia a dia de um gestor de redes sociais?

A nossa missão é simplificar, reduzir o tempo dispendido na gestão das redes sociais. Sendo o tempo um bem tão precioso para qualquer profissional, a nossa premissa é disponibilizar no Swonkie as funcionalidades necessárias para permitir a dedicação do tempo a outras tarefas. O Swonkie permite, com uma única ferramenta, agilizar o processo de criação e calendarização de conteúdos efetivos e a gestão de todas as redes sociais, desde criação e agendamento de conteúdos à gestão da comunidade, com acesso a comentários de posts e direct messages.

 

Como é que nasceu a ideia de entrar neste mercado?

O Swonkie nasceu de um projeto chamado Switch On Network, que em inglês significa, ligar as redes sociais. Esse era o nosso objetivo, criar uma ferramenta para ligar as redes sociais entre si. Criar num único Hub uma plataforma com análise em tempo real do conteúdo criado e insights para ajudar o gestor a criar um melhor conteúdo para a sua audiência, com base nas melhores práticas de SEO. Após várias mudanças estratégicas, o Swonkie nasceu da necessidade do mercado, de um processo evolutivo de um produto que se adaptou e cresceu. No nosso blog encontram a história completa, em três partes, de como surgiu, nasceu e cresceu o Swonkie.

 

Três anos depois do lançamento do Swonkie, e depois de terem passado pelo Shark Tank, sentem que já estão a concorrer de igual para igual com os grandes players do setor, como o Buffer e o Hootsuite? O que oferece a Swonkie que estas plataformas não oferecem?

Os nosso clientes sabem que quando contratam a plataforma Swonkie esperam duas coisas de nós: 1) um suporte mais rápido em qualquer questão que tenham – o que é, sem dúvida, uma das grandes mais valias que nos dá uma taxa de continuidade muito grande dos nossos clientes ; 2)  Que a inovação não conhece um limite nesta equipa. Sabem que estamos constantemente acrescentar novas funcionalidades. Quando nos conhecem, percebem o quão a nossa plataforma está avançada. Hoje, o Swonkie consegue-se bater de igual para igual e, em muitos aspetos, destacar-se, não só com os players que mencionou, mas com outros players internacionais, com soluções mais robustas e completas. Somos uma plataforma líder na integração de funcionalidades do Instagram. Não existe uma plataforma no mercado mais completa que o Swonkie de um ponto de vista de publicação e planeamento de conteúdos. Somos ainda um player muito forte na parte de relatórios e gestão de comunidade, bem como na parte de análise da concorrência, que é algo inovador que temos no mercado e que nos distingue.

 

Quais são os projetos para o futuro em termos de evolução da plataforma e também em termos de negócio?

Vamos continuar a inovar, isso está presente no nosso ADN e só sabemos ser assim. Este evento marca um momento da nossa plataforma, uma viragem que irá ser comunicada também no Social Media Hackathon. Queremos ser uma plataforma cada vez mais completa e, acima de tudo, capaz de acrescentar valor. É nesse prisma que nos vamos focar nos próximos tempos.

 

 

Este artigo foi escrito por Luís Eusébio, autor convidado do Comteúdo.

 

 

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