Procuram-se jornalistas para equipas de content marketing

Procuram-se jornalistas para equipas de content marketing

Cada vez é mais frequente encontrar anúncios de emprego que procuram produtores de conteúdos com um requisito: experiência em jornalismo. E cada vez mais jornalistas escolhem, como alternativa profissional, seguir o rumo da produção de conteúdos que não abarque apenas os meios de comunicação social.Optam por integrar equipas em agências de produção de conteúdos, relações públicas ou marketing e até equipas criadas dentro de grandes empresas que desenvolvem estratégias de content marketing.

“[Uma estratégia de] content marketing de sucesso tem de criar um impressão duradoura e dar algo de autêntico aos seus clientes para que haja um retorno efetivo do investimento em marketing”, escreveu Robert McGuire, um especialista em content marketing, num artigo publicado no Content Marketing Institute, onde explica os vários skills dos jornalistas que são muito importantes numa estratégia de content marketing B2B.

É essa capacidade de criar conteúdos originais, interessantes e relevantes que faz com que os jornalistas sejam recursos importantes numa estratégia de content marketing.

As características dos jornalistas

Quais são, afinal, as características dos jornalistas que os tornam tão procurados pelas equipas de content marketing?

  • Habituados a procurar perspetivas originais, não exploradas, sobre os temas, os jornalistas conseguem encontrar ângulos originais e interessantes para os artigos.
  • Colocar questões, sobretudo as menos óbvias, é também um skill dos jornalistas que, assim, conseguem explorar e aprofundar melhor os temas que têm em mãos. Daqui resultam ideias, declarações e histórias que ajudam a enriquecer o trabalho. Falamos, por exemplo, da capacidade para perceber e explorar um assunto até ao detalhe ou a capacidade para ir buscar exemplos que melhor ilustram as mensagens que se quer passar.
  • Capacidade para contar histórias de uma forma envolvente é outra das mais-valias dos jornalistas. Habituados a fazer reportagens, os jornalistas têm um olhar atento para detalhes e pormenores que fazem a diferença quando se trata de contar uma história ou explorar um tema.
  • Colocam-se habitualmente na perspetiva do leitor e, por isso, conseguem trabalhar um tema sob os ângulos que mais vão prender a atenção do público-alvo.
  • Investigar e reunir um conjunto de fontes que ajudam a consubstanciar uma história também são qualidade a destacar num jornalista e que ajudam a criar conteúdos mais sólidos e estruturados.
  • Os jornalistas procuram aceder a várias fontes, nomeadamente a especialistas das várias matérias, para consubstanciar os seus trabalhos, o que permite dar valor acrescentado aos seus trabalhos.
  • Cruzar informação e verificar a autenticidade da informação é o que jornalistas fazem diariamente e essa é uma característica importante quando se trata de criar conteúdos credíveis e fiáveis.
  • A capacidade para sintetizar a informação é outra das características dos jornalistas, muitas vezes habituados a trabalhar com pouco espaço para escrever ou a ter de sintetizar em poucas imagens e palavras um vasto conjunto de informações e de fontes.
  • Os jornalistas seguem a atualidade e isso é também um fator importante quando se quer seguir os temas que estão na ordem do dia e que estão a suscitar mais curiosidade.

Imagem por Andreia Dias com recurso a FreePik e COLOURlovers

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.