No universo digital, os relógios têm mais pressa. Tudo acontece a um ritmo frenético e a profusão de vozes torna cada vez mais difícil o desafio de produzir conteúdos relevantes para um determinado público-alvo. Já pensou que a melhor forma de impactar a sua audiência pode ser o storytelling? Acredite, esta não é apenas mais uma tendência passageira para encher manuais de Marketing. Quer saber porquê?
O que é o storytelling?
O storytelling não é um processo, um método ou uma técnica: é uma arte. Quem o defende é a especialista em Content Marketing Allie Decker, no blog do HubSpot, constatando que esta ferramenta se “tornou numa componente crucial das mais bem-sucedidas campanhas de Marketing”.
Segundo o artigo, o storytelling pode ser definido como o uso de técnicas narrativas para fazer chegar – e clarificar – uma mensagem a uma determinada audiência. Acima de tudo, deve atentar-se no poder desta ferramenta para criar uma relação de proximidade com os consumidores e humanizar a marca.
Porque é que o storytelling é eficaz?
Nós somos as histórias que temos para contar. É nessa capacidade de sabermos contar(-nos) que reside grande parte daquilo que faz de nós humanos. Na verdade, o storytelling é uma técnica utilizada em todas as sociedades e culturas humanas conhecidas, desde tempos imemoriais. É uma arte inscrita no nosso ADN.
Contar uma história é um pouco como pintar um quadro. Trocam-se as tintas pelas palavras, mas continua a ser uma forma de retratar uma ação, passada num determinado tempo e espaço. A narração tem uma capacidade ímpar (e universal) para emocionar, envolver, inspirar e aproximar.
Ora, se a sua empresa ainda não faz uso desta ferramenta para fortalecer a sua estratégia de Content Marketing, está à espera de quê?
4 mandamentos do storytelling
Sabendo que as histórias têm o poder de cativar a atenção e inspirar mudanças nos consumidores, cada vez mais empresas estão a usar esta ferramenta nas suas estratégias de Content Marketing.
A ancestral arte dos contadores de histórias pode ser usada ao serviço de um produto ou de um serviço, mas também (e sobretudo aqui) na construção e fortalecimento da personalidade da marca. Importa não esquecer que, hoje, os consumidores tendem a criar laços de lealdade com marcas com as quais se identificam. Se humanizar a sua empresa através do storytelling, será mais fácil criar esse vínculo emocional.
Para isso, reunimos 4 mandamentos que não deve esquecer na hora de começar a escrever: