Conhece o papel das redes sociais na sua estratégia de Content Marketing?

Conhece o papel das redes sociais na sua estratégia de Content Marketing?

Para uma estratégia de conteúdos ser bem-sucedida é necessário que seja implementada e difundida nos meios certos. O papel das redes sociais numa estratégia de Content Marketing é claro: estas não existem sem conteúdo e os conteúdos precisam destes meios para ganharem alcance e chegarem ao público certo.

Difundem o conteúdo e permitem também conhecer melhor a audiência, os seus  gostos e preferências, indo ao encontro das suas necessidades e expectativas.

Percebendo a importância das redes sociais, fica claro que a estratégia de content marketing deve dedicar uma parte importante às redes sociais, planeando todos os passos.

3 passos para começar a sua estratégia de conteúdos nos social media

1.Precisa de um hub de conteúdo

A estratégia de content marketing e/ou social media deve estar concentrada no seu blog ou site, apesar de ser difundida pelas redes sociais (ex: Facebook, Instagram e LinkedIn).

2.Certifique-se que tem os recursos necessários para atualizar o seu conteúdo 

Acredite que não manter o conteúdo atualizado nas suas plataformas sociais pode ser muito pior do que não ter qualquer presença online.

3.Crie um plano de conteúdos 

Para conseguir atingir o seu público-alvo é necessário que exista um delineamento do processo da criação de conteúdos e saber adaptá-los a cada uma das plataformas sociais.

Há até quem chame social media marketing ao marketing feito nas plataformas sociais. A experiência social é personificada através de um só clique, o que a torna na forma mais simples de interagir com o seu público-alvo. Assim, a chave para ter sucesso neste tipo de marketing é criar uma relação interpessoal, ao mesmo tempo que promove o seu negócio e transmite a mensagem desejada.

5 Exemplos de Estratégias

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1. Apostar em vídeos

O conteúdo em formato de vídeo torna-se mais apelativo e suscita mais curiosidade em ser aberto, para além de que pode utilizá-lo em diferentes plataformas sociais. Um vídeo criado no seu canal do YouTube, pode ser partilhado no seu perfil do Facebook, do Twitter e do LinkedIn.

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2. Tornar o seu conteúdo adequado a dispositivos móveis

Claramente que os utilizadores de internet acedem cada vez mais ao conteúdo através do seu tablet ou smartphone. Portanto é necessário que os seus conteúdos sejam curtos e interessantes para serem lidos nestes dispositivos.

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3. Criar quizzes ou votações online

Através dos social media é possível criar este tipo de estratégias, onde através desta pode recolher dados sobre o seu público-alvo, mas de uma forma interativa e divertida para o participante. Por exemplo, as redes sociais permitem que os resultados sejam vistos em tempo real.

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4. Identificar amigos em publicações

Esta é uma das estratégias mais adotadas pelas marcas nos social media ultimamente. O objetivo por detrás desta estratégia é atrair mais pessoas para o conteúdo que partilhou, invocando o leitor a identificar um amigo que se identifique com o assunto apresentado na publicação.

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5. Utilizar emojis

Os bonecos amarelos que transmitem emoções conseguem captar a atenção de quem navega pelas diferentes plataformas sociais, mas não se esqueça que tem de utilizar os emojis certos, ou então a sua mensagem pode não ser bem compreendida pelo público.

Pode-se concluir que a produção de conteúdos e os social media andam de “mãos dadas” numa estratégia de content marketing. Através da sua utilização em conjunto, os resultados que se pretendem atingir tornam-se mais viáveis e otimizáveis. Para além disso, os social media apresentam oportunidades muito interessantes para usar conteúdo e simultaneamente construir relacionamentos significativos com os consumidores.

Este artigo foi escrito por Lígia Machado, autora convidada do Comteúdo.

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