O que é content curation?

O que é content curation?

Dentro do universo do content marketing, uma estratégia autonomizou-se e tornou-se essencial para o marketing de conteúdos: o content curation. Tal como um curador de arte seleciona as melhores obras para as apresentar ao público numa exposição coerente e organizada, o content curator pesquisa, seleciona, agrega e partilha conteúdos para um público-alvo específico.

Perante o manancial de informação disponível em redes sociais, vídeos, blogs ou sites informativos, o content curator (ou aquele que em português poderia ser chamado de curador de conteúdos) identifica os conteúdos de maior relevo e interesse de uma determinada área para os partilhar através das plataformas de uma empresa ou organização. A função, desta forma, passa não por produzir conteúdos próprios, mas antes chegar ao público-alvo através de conteúdos já disponíveis.

Através do content curation, alcançam-se vários objetivos, refere a especialista Miranda Paquet, do blogue Constant Contact: demonstrar conhecimentos especializados dentro de uma determinada área; oferecer ao público-alvo informação valiosa; criar ligações com outros protagonistas do setor em causa; e criar reconhecimento de marca e apresentar a empresa perante uma audiência mais alargada.
 

Como criar uma estratégia de content curation eficaz?

Mas não basta identificar os conteúdos e partilhá-los. O Content Marketing Institute e outros especialistas dão conselhos para uma estratégia de content curation eficaz.
vantagens Ofereça a sua perspetiva. Mesmo quando se trata de conteúdos alheios, é possível personalizá-los, através de pequenos truques, como lançar uma pergunta, potenciando a interação com o público; escolher uma citação para demonstrar o interesse do conteúdo; sumarizar a informação, introduzindo o tema aos leitores.

vantagens Encontre uma voz própria. Explique porque o conteúdo é importante para sua audiência, ao dar a sua perspetiva original sobre a informação publicada, associando a sua marca ao conteúdo.

vantagens Identifique de forma correta o conteúdo. Atribuir o mérito ao autor ou fonte original pelo interesse da informação e colocar o respetivo link fará com que os autores fiquem agradados pela referência e pelo recebimento de tráfego.

vantagens Encoraje os outros a partilhar. Os leitores irão apreciar ver as suas próprias sugestões de conteúdos serem partilhadas.

vantagens Publique excertos de conteúdo. Não é necessário publicar os artigos na íntegra, se o fizer poderá afastar o interesse os leitores.

vantagens Seja criterioso na publicação. Publicar demasiados conteúdos poderá afastar os leitores através do excesso de informação.

vantagens Facilite a identificação de conteúdos. Em vez de visitar inúmeras fontes de informação, ferramentas como o Feedly ajudam a agregar os conteúdos por tema num feed semelhante ao do Facebook.
 

As ferramentas do content curator

O CMI também aconselha uma série de ferramentas que poderão ser úteis na pesquisa, identificação e publicação de conteúdos, como o Curata, o CurationSoft, o Paper.LI, o Scoop.it, ou o Storify. Contudo, há que distinguir o content curation da simples agregação de conteúdos, cuja partilha é feita de uma forma automática e não personalizada por algoritmos, recomendações ou votações online.

Quanto aos instrumentos através dos quais se faz chegar o conteúdo aos leitores, os especialistas da Hootsuite aconselham três meios de comunicação:

  • posts semanais num blog, em que se faz um resumo dos conteúdos mais interessantes desse período;
  • uma newsletter semanal, em envia os destaques diretamente aos emails dos leitores e evita que tenham eles próprios de chegar à informação;
  • atualizações frequentes nas redes sociais, para fazer subir a base de seguidores e criar um público fidelizado.

Por último, o content curation é uma forma de aperfeiçoar o SEO (Search Engine Optimization). Uma empresa que agregue vários conteúdos sobre um tema específico aumenta as probabilidades de visibilidade quando esse tema é pesquisado. Como nota o jornalista da Forbes Eric Savitz, “muitos estão a utilizar ferramentas de content curation que ajudam a identificar, organizar e partilhar conteúdo para assegurar que o seu site está a providenciar conteúdos atualizados, muito específicos e ricos em palavras-chave – uma estratégia vencedora na batalha do SEO”.

 

 

 

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Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

<p>Editora e diretora-geral da Webtexto.</p>