As melhores plataformas para criar uma landing page

As melhores plataformas para criar uma landing page

As landing pages são elementos cruciais numa estratégia de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdos. Afinal, são páginas web feitas especificamente para a geração de leads, ou seja, para conseguir o contacto de um potencial cliente. Ora, se quiser que um utilizador se registe no seu website, se oferecer algum conteúdo para download no seu blog ou se tiver anúncios aos seus produtos no Google Ads, convém criar uma landing page para cada um destes casos.

É certo que a conversão depende do comportamento do consumidor, da empresa e do que está a oferecer, entre outras coisas. Porém, um estudo do Hubspot indica que quantas mais landing pages um website tiver, mais leads consegue gerar. Ou seja, é fundamental para qualquer negócio saber como criar uma landing page.

E não, não precisa de dominar ferramentas de design ou programação. Atualmente, existem várias plataformas que ajudam na criação de landing pages. Contudo, primeiro deve estar atento aos seguintes elementos:

anatomia landing page

Depois, com toda esta informação clara, basta escolher a plataforma mais adequada para o seu negócio e deixar que os clientes cheguem até si. Para isso, selecionámos algumas das melhores para o ajudar:

MailChimp

mailchimp, landing page, email marketing

Este nome não lhe deve ser estranho, certo? No entanto, é  possível que o associe mais ao Email Marketing e às newsletters do que a uma ferramenta para criar uma landing page. Surpreendentemente – ou não –, a versão gratuita desta plataforma também permite fazer landing pages. É simples de usar, com diversas opções de personalização e com indicações para o ajudar a analisar os relatórios.

Unbounce

unbounce

Esta é uma das ferramentas mais completas do momento para criar uma landing page otimizada e de qualidade. Ora, o Unbounce tem opções personalizáveis com os elementos básicos, mas também oferece outros mais avançados, como fazer testes A/B. Além disso, é possível integrar com plataformas de CRM.

Landingi

landingi

Pretende criar uma landing page sem conhecimentos de programação? Então, o Landingi pode ser a solução ideal para si. Embora seja uma ferramenta tão completa como o Unbounce, tem uma utilização muito mais simplificada, o que é perfeito para quem nunca teve contacto com estes instrumentos.

Instapage

instapage

O Instapage é uma ferramenta simples e intuitiva para qualquer utilizador. Assim, para criar uma página, basta registar-se e escolher como personalizar os mais de 100 modelos disponíveis de layout, totalmente otimizados para a conversão.

MailerLite

mailerlite

O MailerLite é, tal como o MailChimp, uma solução para Email Marketing. Ou seja, tem a vantagem de concentrar os contactos no mesmo local. Além disso, esta plataforma oferece templates gratuitos e é fácil de usar, podendo ajustar o seu design arrastando e soltando os conteúdos.

Leadpages

leadpages

No caso do Leadpages, é uma ferramenta paga. Porém, tem vantagens muito importantes que podem valer a pena para o seu negócio, como a quantidade de templates que disponibiliza, ordenados pela sua taxa de conversão. 

Ora, como percebeu, criar uma landing page é obrigatório para uma estratégia de Marketing bem-sucedida. Por isso, se ainda não utilizava ou se o fazia esporadicamente, está mesmo na hora de começar a fazê-lo com mais frequência. E aproveite para espreitar também outras ferramentas e plataformas muito úteis para uma estratégia completa de Marketing Digital, desde criar vídeos e gerir redes sociais até assegurar a otimização do SEO e os relatórios de web analytics.

Para garantir que tem os conteúdos certos na sua landing page, basta desafiar-nos.

Rosa Machado
Conheça o autor / Rosa Machado