Criar e gerir um blog exige conhecer uma série de ferramentas que vão desde a própria plataforma onde será desenvolvido o blog, até aplicações para criar e editar imagens, para desenvolver landing pages ou para avaliar o impacto dos conteúdos.
Depois de já termos reunido as principais plataformas para criar um blog, selecionamos um conjunto de instrumentos que nos ajudam na tarefa diária de produzir e atualizar os conteúdos.
Para criar imagens
Canva

Muito usado para produzir imagens, nomeadamente para as redes sociais, o Canva permite também fazer infografias. Há vários modelos gratuitos disponíveis que é possível adotar e adaptar, recorrendo a uma série de ícones, molduras e outros elementos gráficos gratuitos. Para quem tem uma subscrição paga, o número de possibilidades aumenta, mas com a versão gratuita já é possível desenvolver trabalhos interessantes. Em qualquer dos casos, pago ou gratuito, é possível fazer o download em PDF e em formato JPG ou PNG. Um ponto menos positivo é o facto de nem sempre ser possível produzir gráficos com a precisão de números ou percentagens que seria desejável.
Para encontrar fotografias
Unsplash

Não há blog sem imagens e sem fotografias. E aqui, se não conseguimos ou não temos tempo para tirar e editar as fotografias, a solução é recorrer a um banco de imagens. As possibilidades são muitas e há várias plataformas que oferecem fotografias para todos os gostos e finalidades. Há sempre a possibilidade de encontrar algumas imagens gratuitas, mas para quem não quer ter mesmo a preocupação de saber o que pode ou não usar, o Unsplash é uma boa alternativa, uma vez que permite copiar, alterar e usar as fotografias até para fins comerciais sem qualquer custo. Nem requer a atribuição de créditos.
Para analisar os resultados
Google Analytics

Ter um blog sem conseguir avaliar o seu impacto é um mau princípio, uma vez que nunca conseguiremos perceber efetivamente qual a recetividade dos conteúdos, se estão a atingir os alvos certos e qual está a ser a evolução do desempenho. É pois importante ter uma ferramenta de analytics e, neste campeonato, o destaque vai para o Google Analytics. É preciso associar o blog a esta plataforma e, depois, basta ir acompanhando assiduamente os dados que vai produzindo. A forma mais fácil de o fazer é através dos relatórios, que permitem organizar, segmentar e filtrar os dados de um negócio. Estes relatórios são gerados em tempo real e combinam diferentes dimensões e métricas.
Para avaliar o SEO
Yoast SEO

Uma das componentes mais importantes no que diz respeito à produção dos conteúdos é a sua otimização para os motores de busca. Se um artigo tem um conteúdo muito interessante, mas não respeita as regras de Search Engine Optimization, a probabilidade de ser encontrado numa pesquisa sobre o tema será ínfima. Daí a importância de pensar em ter uma ferramenta que ajude a avaliar os conteúdos em termos de SEO. A nossa escolha vai para o Yoast SEO, que oferece vários plugins para o WordPress. O Yoast SEO para o WordPress é gratuito e avalia uma variedade de componentes de um artigo atribuindo no final uma luz verde, amarela ou vermelha consoante cumpre ou não os parâmetros definidos. É fácil perceber o que temos de alterar para melhorar o resultado, porque o próprio plugin identifica os erros.
Para criar landing pages e captar contactos
Inbound Now

O Inbound Now é uma ferramenta que permite gerar mais leads através da criação de landing pages, call to action e lista de contactos. Pode ser integrado no WordPress e disponibiliza templates que podem ser adaptados. Além disso, permite também realizar testes A/B. É uma ferramenta muito útil quando queremos partilhar um eBook ou outros conteúdos que queremos oferecer aos utilizadores em troca de um contacto. Requer algum tempo para tentar perceber a melhor forma de conjugar todas as vertentes – construir a landing page, ligar o respetivo formulário e a lista de contactos – mas vale a pena. Além disso, esta é uma ferramenta gratuita.
Para potenciar o tráfego
SumoMe

O SumoMe desenvolveu uma série de ferramentas com o objetivo de aumentar o tráfego no website. Estas ferramentas incluem a colocação de botões de partilha para as redes sociais nas páginas do blog, a possibilidade de avaliar o chamados pontos “mais quentes” do blog, percebendo onde as pessoas estão a clicar mais, e a criação de popups que permitem captar mais subscritores, por exemplo, para uma newsletter. Neste caso, é possível fazer a integração com o MailChimp. Este é um serviço pago, mas permite um free trial de duas semanas. No caso dos botões de partilha, é possível instalar o plugin gratuitamente, mas o símbolo do SumoMe aparece juntamente com os botões das redes sociais.
Imagem por Andreia Dias
