6 ferramentas para criar pop-ups criativos e captar leads

6 ferramentas para criar pop-ups criativos e captar leads

Um dos principais objetivos de uma estratégia de Content Marketing é a conversão. Não basta ter uma presença online. É importante que se certifique que está a tirar algo de rentável dessa estratégia. E se lhe dissermos que criar pop-ups poderá ser uma das formas de o conseguir?

Antes de mais, vejamos: o que é um pop-up? É uma janela que “salta” quando acede a uma página web e que funciona como call-to-action. O seu objetivo é chamar a atenção do utilizador para uma mensagem ou recolher contactos de potenciais clientes.

Exemplo de uma janela pop-up criada com a ferramenta Poptin

Apesar de serem odiados por muitos, se forem apelativos, tiverem objetivos concretos e forem utilizados com cautela, podem ser uma ferramenta muito útil para captar novos subscritores para uma newsletter, aumentar as vendas ou simplesmente reforçar uma lista de leads

Para o ajudar a criar pop-ups, reunimos seis ferramentas simples e intuitivas que lhe vão facilitar a vida.

Sumo

O Sumo é uma ferramenta cheia de funcionalidades e com uma grande vantagem – tem um plano gratuito. Surgiu precisamente com o objetivo de ajudar os seus utilizadores a recolher contactos da forma mais eficaz e económica possível. É um pouco limitada na parte do design, mas tem vários templates que pode utilizar e adaptar ao seu negócio. Permite ainda integrar com as plataformas WordPress, Shopify e Google Tag Manager.

Se ficar satisfeito e quiser elevar a sua estratégia, existe um plano de 32 dólares mensais – ou 468 dólares anuais – que permite realizar testes A/B, enviar até 50.000 emails mensalmente e tem uma maior variedade de templates.

OptinMonster

Para criar pop-ups no OptinMonster, pode recorrer a um dos vários templates que oferece ou começar do zero e utilizar o sistema drag-and-drop. A ferramenta permite também direcionar e personalizar os seus pop-ups tendo em conta o comportamento da audiência, garantindo que oferece os melhores produtos ao público mais indicado. Por fim, tem ainda acesso a relatórios através dos quais consegue analisar e ajustar os seus pop-ups, para que estejam sempre com o melhor rendimento possível.

O OptinMonster não é gratuito, mas é uma das opções mais económicas. A subscrição mais em conta tem um custo de 9 dólares por mês, enquanto a mais popular são 29 dólares mensais.

PopUp Domination

O PopUp Domination é uma aplicação web que permite criar pop-ups direcionados para as necessidades de cada utilizador. Disponibiliza uma série de templates e testes A/B, que permitem determinar os pop-ups mais eficazes. Depois de criado, basta inserir o código HTML no seu website para instalar o pop-up.

O resultado pode ser incluído em inúmeras plataformas de criação de blogs, tais como WordPress, Blogger, Shopify e Tumblr, mas também permite a integração com ferramentas de Email Marketing, desde o MailChimp ao GetResponse.

Oferece ainda um serviço de analytics, que ajuda a perceber que páginas e pop-ups estão a gerar maior retorno. 

Os preços variam, mas a opção mais económica é de 54 dólares por ano. Ainda assim, pode testar esta ferramenta gratuitamente durante 14 dias.

WisePops

Com o WisePops é possível criar pop-ups personalizados em poucos minutos. Recorrendo ao sistema drag-and-drop, conseguirá criar pop-ups apelativos sem a ajuda de um programador ou designer. O WisePops também permite analisar o desempenho dos pop-ups e a taxa de conversão, realizar testes A/B e associar a conta no Google Analytics.

Além disso, é possível fazer a integração com várias ferramentas de Email Marketing como o MailChimp, o Campaign Monitor, o Constant Contact, entre outros.

Esta plataforma oferece um período de teste gratuito de 14 dias. Contudo, caso opte por um plano pago, recomendamos que escolha o mais popular de 99 dólares mensais. Com esta subscrição, pode fazer testes A/B e analisar os resultados, que é dos principais passos numa estratégia que procura recolher leads.

Poptin – Como criar pop-ups no WordPress com um plugin

Para os utilizadores do WordPress, talvez seja mais fácil instalar um plugin que lhes permita criar pop-ups diretamente no blog. Nesse sentido, sugerimos o Poptin. É gratuito e tem um design muito apelativo.

Pode não ser o plugin mais popular, mas é muito intuitivo e fácil de usar. O plano gratuito já lhe oferece inúmeros modelos para a criação de pop-ups e inúmeras opções de edição, mas para ter acesso a mais funcionalidades, existem outros três planos que variam entre os 19 e 99 dólares mensais.

Sleeknote

O Sleeknote é uma plataforma que se compromete a criar pop-ups que conquistam leads sem arruinar a experiência do utilizador. Com esta ferramenta, é possível recolher emails, aproveitar o tráfego do seu website da melhor forma possível, guiar os visitantes até aos produtos certos e ajudar os utilizadores quando eles mais precisam. À semelhança de outras ferramentas, tem ao seu dispor mais de 110 templates, mas também pode criar pop-ups recorrendo ao sistema drag-and-drop.

Agora que já tem as ferramentas, chegou a hora de incluir os pop-ups na sua estratégia e para isso tem de fazer uma pergunta muito importante. O que pretende oferecer aos seus visitantes em troca de um contacto? Um ebook com dicas ou a subscrição da sua newsletter são algumas das opções mais populares. Se precisar de ajuda na produção de qualquer um destes conteúdos, temos muitas ideias para partilhar consigo!

Artigo atualizado a 25 de junho de 2021 por Inês Martins.

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Andreia Dias
Conheça o autor / Andreia Dias

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em produção gráfica.