Marketing Digital: Cursos Online Gratuitos

Marketing Digital: Cursos Online Gratuitos

Precisa de adquirir ou consolidar conhecimentos em Marketing Digital, mas não tem muito tempo nem dinheiro para gastar num curso? Pois bem, tendo em conta o aumento da procura de formação nesta área, são já muitas as plataformas de e-learning que oferecem cursos gratuitos, seja em SEO ou SEM, analytics ou design.

Mas que plataformas de e-learning escolher? Para que possa especializar-se na área que mais lhe interessa ou necessita, decidimos selecionar algumas das melhores plataformas que oferecem cursos gratuitos.

Open2Study

Lançado pela Open Universities Australia, o Open2Study oferece cerca de 48 cursos gratuitos em várias áreas de interesse, que podem ir do Marketing e Publicidade, até à Ciência e Tecnologia. Cada curso decorre em quatro semanas e está dividido em quatro módulos. No final de cada módulo há uma pequena avaliação que testa os conhecimentos adquiridos. É necessário obter uma média global de pelo menos 60% para passar no curso e obter o certificado gratuito. A categoria Marketing e Publicidade inclui os cursos:

 

Alison

A Alison é uma plataforma de e-learning, reconhecida pela UNESCO, que se dedica a oferecer formação certificada e gratuita a qualquer utilizador, em qualquer lugar e a qualquer hora, sobre qualquer assunto, seja ele Social Media Marketing, Web Design, Recursos Humanos ou Psicologia. Ao todo são mais de 750 cursos e, por isso, o mais difícil é escolher um. Para concluir um curso, todas as secções devem ser estudadas (100% do progresso com uma marca verde ao lado de cada secção) e obter, pelo menos, 80% em cada avaliação. Uma vez concluído satisfatoriamente, o certificado estará disponível para ser comprado. Na categoria Marketing e Vendas pode encontrar cursos, como:

 

Coursera

O Coursera é uma empresa de educação online que oferece cursos e especializações, a partir de 146 das melhores universidades do mundo, como a Universidade de Stanford, Yale e Pennsylvania. O Coursera disponibiliza mais de 1.600 cursos e especializações em dezenas de tópicos, dos negócios à tecnologia, dos dados às artes criativas. Na maior parte dos cursos, é possível visualizar os vídeos de forma gratuita. Mas, se o objetivo for obter um certificado, é necessário fazer um upgrade. No que diz respeito à área de Marketing, o Coursera disponibiliza os seguintes cursos:

 

FutureLearn

A FutureLearn é uma plataforma de aprendizagem online da Open University, que oferece uma vasta seleção de cursos gratuitos (por exemplo, Saúde & Psicologia e Online & Digital), a partir de algumas das principais universidades do mundo e instituições de relevo, tais como o British Council, a British Library e o British Museum. A maioria dos cursos oferece certificados e declarações de participação, mediante o pagamento de uma pequena taxa. Na FutureLearn pode especializar-se em diferentes áreas de Marketing Digital, como:

 

Udemy

A Udemy é uma plataforma de aprendizagem e ensino, onde os utilizadores podem desenvolver novas competências e atingir os seus objetivos, a partir de uma extensa biblioteca com mais de 45.000 cursos lecionados por peritos. A Udemy disponibiliza cursos em várias áreas de interesse diferente (Saúde, Música, Matemática ou Finanças Pessoais são apenas alguns exemplos), uns pagos, outros não. Uma vez inscritos no curso, os utilizadores podem aprender ao seu próprio ritmo, uma vez que este nunca irá expirar. A Udemy não é uma instituição credenciada, mas na maioria dos cursos oferece um Certificado de Conclusão, que fica disponível assim que todas as aulas sejam concluídas. Se o objetivo for adquirir ou aprofundar conhecimentos na área de Marketing, a Udemy oferece-lhe cursos, como:

 

Skillshare

O Skillshare é uma plataforma de aprendizagem online, onde qualquer pessoa pode aprender ou ensinar. As aulas são baseadas em experiências do mundo real e muitas são lecionadas por especialistas na matéria, como Gary Vaynerchuk, especialista em Redes Sociais, ou Seth Godin, um dos gurus de Marketing. Os cursos estão divididos por quatro categorias (Criatividade, Negócios, Tecnologia e Lifestyle), sendo que cada uma delas contém uma série de áreas específicas, como Fotografia, Design Gráfico, Finanças, Recursos Humanos, entre outras. Para aceder aos cursos (pagos ou não) é necessário criar uma conta (sem custos associados). Depois de se tornar um membro Skillshare, poderá aceder aos cursos online em qualquer altura. As aulas são curtas e têm um projeto prático. Na área de Marketing pode encontrar cursos, como:

Imagem por Andreia Dias

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.