A importância dos emojis na comunicação de uma marca

A importância dos emojis na comunicação de uma marca

Os emojis mudaram a forma como comunicamos e interagimos. Prova disso é o facto de, em média, serem publicados 250 milhões de emojis por mês, segundo um estudo da Brandwatch. Aliás a importância dos emojis tornou-se tão evidente que muitas vezes as palavras passam para segundo ou terceiro plano, ou são substituídas na totalidade quando comunicamos com alguém por mensagens. 

Mas afinal, o que são os emojis?

Amarelinhos. Simpáticos. Revoltados ou até mal-dispostos. Os emojis são símbolos gráficos usados em mensagens eletrónicas ou websites. A palavra surge através da junção dos termos em japonês “e” (絵 “imagem”) + “moji” (文字 “letra”). Através deles, conseguimos determinar o tom, a intenção, a emoção ou contexto das mensagens que enviamos, algo que não seria possível se recorrêssemos apenas às palavras.

Mas atenção! Deve evitar usá-los para lidar com reclamações ou para responder a temas mais sérios.

Por outro lado, nas redes sociais, a utilização destas imagens gráficas chega a substituir por completo as palavras ou a gíria. E não são só os jovens que são adeptos dos emojis. Eventualmente, a sua utilização atraiu todas as idades graças à explosão das redes sociais e à integração das plataformas de emojis nos teclados dos smartphones

Em maio de 2015, a Merriam-Webster incluiu o termo emoji no dicionário. Posteriormente, a Oxford Dictionaries elegeu o emoji 😂 a palavra do ano.

Ainda não está convencido da importância dos emojis na comunicação? Então vamos ver alguns exemplos.

Marcas que já perceberam a importância dos emojis

São cada vez mais as marcas a apostarem na integração de emojis nas suas campanhas publicitárias, com a finalidade de chegar a públicos-alvo específicos com mensagens personalizadas. Mas porquê? Porque permitem uma maior liberdade criativa às marcas.

Uma pizza por um emoji: a importância dos emojis na ligação ao cliente 

A Domino’s Pizza lançou uma campanha na qual incentivava os clientes a encomendarem pizza através do tweet do emoji. Por conseguinte, o símbolo passou a integrar a estratégia de vendas da empresa e o público-alvo tornou-se cliente de uma forma muito criativa.

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Em resposta, a Taco Bell também quis um emoji próprio e pediu à sua audiência para incentivar a criação de um em forma de taco. E foi bem-sucedida 🌮! De facto, a petição contou com mais de 30.000 assinaturas.

Emoji Table of Experiments

A General Electric lançou a campanha #EmojiScience para comemorar o Dia do Emoji, comprovando que a ciência está presente em tudo o que nos rodeia, inclusive nos emojis. Dessa forma, criou a Emoji Table of Experiments, a tabela periódica dos emojis, que apresenta conteúdo científico de forma atrativa.

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Posteriormente, a empresa não descurou a importância dos emojis nas redes sociais e usou-os para incentivar os seguidores a resolverem desafios.

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Emojis como Hashtag

A rede social Twitter também começou a apostar na utilização de emojis para hashtags personalizadas. Isto é, artistas ou marcas podem criar hashtags próprias e acrescentar um emoji para que se destaquem das comuns, aumentando a interação e incentivando a partilha. A Coca-Cola e a sua campanha “Share a Coke” são um bom exemplo disso.

Emojis que se transformam em donativos

Neste momento, os emojis estão a sair das redes sociais e dos teclados dos smartphones para novas realidades, como campanhas de solidariedade e causas sociais.

A WWF lançou uma campanha de recolha de fundos com emojis. Não só a ONG sensibilizou a população para a importância de proteger os animais, como também encorajava os utilizadores a “tweetarem” os 17 emojis de animais escolhidos através da campanha #EndangeredEmoji no Twitter. Cada tweet correspondia a um donativo de 0,10€.

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Os emojis na sétima arte 

A importância dos emojis tornou-se tão clara que em 2017 estes bonequinhos chegaram às salas de cinema. No Emoji: O Filme, visitamos um mundo dentro dos telemóveis, onde vivem todos os emojis enquanto aguardam que o utilizador os escolha.

Já para anunciar o filme do famoso “super-herói” Deadpool, criou-se um billboard feito com os emojis ☠️ 💩 e a letra L. A ideia é tão parva que é genial. 

Billboard criado com emojis para anunciar o filme Deadpool.

Emojis que ganham vida

Já foram várias as situações em que os emojis saltaram para as nossas televisões. 

Por exemplo, a McDonald’s criou um vídeo publicitário em que as estrelas são emojis.

Da mesma forma, a MEO utilizou as várias emoções e ações que os emojis representam para sensibilizar as pessoas a ficarem em casa, durante o período pandémico provocado pela COVID-19.

Os emojis são simples, mas cheios de personalidade e uma ótima opção para o ajudar a humanizar a sua marca. Ainda assim, antes de os utilizar, certifique-se sempre de que a sua audiência está recetiva a acolhê-los e, se sim, quais os mais adequados a cada momento. Por fim, basta começar a incluí-los na sua estratégia.

Artigo atualizado a 20 de janeiro de 2021 por Inês Martins.

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Andreia Dias
Conheça o autor / Andreia Dias

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em produção gráfica.