Google Marketing Platform: A nova ferramenta dos marketers

Google Marketing Platform: A nova ferramenta dos marketers

Acompanhar o desempenho das estratégias aplicadas em meio digital é uma condição indispensável de qualquer marketer e há um nome incontornável nesta área: o Google, que recentemente lançou uma nova plataforma, a Google Marketing Platform.

Esta plataforma resulta da unificação do DoubleClick e do Google Analytics 360 Suite no passado mês de julho e promete facilitar a vida dos profissionais do setor. Saiba quais as principais alterações feitas pela Google e quais as  vantagens desta nova plataforma.

 

O que é o Google Marketing Platform?

De acordo com a Google, esta plataforma vem dar resposta ao novo comportamento de compra dos utilizadores da internet. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados com a forma como as empresas utilizam e guardam as suas informações para criar campanhas de marketing. Dessa forma, hoje privilegia-se muito a privacidade e a transparência no uso que as empresas fazem dos dados fornecidos pelos seus clientes.

Foi, assim, necessário criar ferramentas que otimizem facilmente os resultados de marketing e tenham em atenção a privacidade dos leads convertidos e foi nesse sentido que a Google lançou o Google Marketing Platform. Esta nova ferramenta irá ajudar os profissionais de Marketing a planear, avaliar e otimizar as plataformas online e as experiências dos clientes num só lugar.

Esta plataforma reúne no seu espaço várias soluções já conhecidas como o Double Click, Google Analytics e Google AdWords, que se passou a denominar de Google Ads. Além disso, a novidade faz-se acompanhar de outras ferramentas como o Tag Manager – a ferramenta ideal para seguir e acompanhar de perto todas as conversões dentro do site -, o Google Data Studio – que lhe permite criar relatórios interativos com os dados do Google Analytics e do Google Ads -, o Surveys – para criar inquéritos online – e, por fim, o Optimize 360 – permite testes A/B para saber qual a versão do seu site que tem melhor aceitação junto do público.

 

 

As vantagens do Google Marketing Platform

A principal vantagem desta nova plataforma é, sem sombra de dúvidas, ter num só lugar todos os produtos da Google. Porém, esta unificação de todos os serviços numa só plataforma pode trazer muito benefícios e vantagens que são elencados pela Google, explicando as mais-valias desta solução.

Maior compreensão do público-alvo

A integração e o acesso aos dados de todas os produtos da Google permite uma visão mais abrangente dos clientes e potenciais clientes. Com isso, torna-se mais fácil identificar qual o público-alvo mais valioso para a empresa. Ao mesmo tempo, as estratégias para impactar a audiência e atrair tráfego qualificado são mais efetivas.

Maior controlo e acompanhamento do ROI

Fazer um correto acompanhamento do Retorno sobre Investimento (ROI) é primordial para saber se as campanhas de marketing estão a ter resultado ou não. Com a unificação de todos os produtos numa única plataforma torna-se mais simples perceber quais as estratégias que estão a gerar mais lucros, as que devem ter investimentos mais elevados e quais as que devem ser eliminadas por estarem abaixo do esperado.

Facilidade de partilha de informações entre a equipa

A partilha de informações entre a sua equipa de marketing é fundamental para todos os terem o retrato global das necessidades dos clientes. O Google Marketing Platform vem facilitar essa partilha e permite também encontrar as melhores soluções para criar melhores anúncios para impactar clientes.

Automatização dos processos e marketing mais rápido e eficiente

A “inteligência” do Google automatiza todos os processos e apresenta automaticamente as tendências e os padrões de todos os anúncios ativos. Além disso, acompanhar todas as informações de análise numa única plataforma e utilizar um único painel permite que se consiga dedicar mais tempo às atividades estratégicas.

 

 

Bruno Santos
Conheça o autor / Bruno Santos

Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.