Google AdWords: o que é e quais as suas mais-valias?

Google AdWords: o que é e quais as suas mais-valias?

Se pretende aumentar a notoriedade e a visibilidade do seu negócio online, por que não experimentar criar anúncios no Google AdWords e tirar partido dos milhões de pesquisas feitas diariamente pelos utilizadores no motor de busca Google?

O Google AdWords é uma plataforma de publicidade online da Google, paga, que permite aos anunciantes criar e apresentar os seus anúncios aos utilizadores que, eventualmente, possam estar interessadas nos seus produtos ou serviços e, ao mesmo tempo, excluir os que não estão.

Por outras palavras, com o AdWords é possível fazer com que uma empresa seja apresentada a clientes e a potenciais clientes, no momento exato em que estes pesquisam pelos seus produtos ou serviços, direcionando-os para o seu website. Por exemplo, a Worten criou um anúncio que permite que o utilizador encontre a sua loja, quando este pesquisa por “frigorifico smeg” no Google, como mostra a seguinte imagem:

Neste caso “frigorifico smeg” foi uma das palavras-chave escolhidas pelo anunciante para que, quando o cliente pesquisasse por este termo ou outro relacionado com este, o anúncio fosse apresentado.
Atenção que nem todas as empresas podem ficar nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Tudo depende de uma série de fatores que iremos abordar num próximo artigo.

Mas esta é apenas uma das formas de criar anúncios com o Google AdWords, sendo que os anunciantes podem escolher onde e como é que querem que estes sejam apresentados: na rede de pesquisa, na rede de display ou em ambas.

A segmentação por palavras-chave é uma das mais-valias da utilização do Google AdWords, na medida em que permite segmentar os anúncios de acordo com o tipo de cliente pretendido, ou seja, pessoas cuja probabilidade de estarem interessadas nos produtos ou serviços de uma determinada empresa é maior.

A segmentação pode, ainda, ser feita de mais quatro formas diferentes:

LOCALIZAÇÃO DO ANÚNCIO

Os anúncios podem ser apresentados em páginas de resultados da Pesquisa Google e em websites que fazem parte da Pesquisa Google e das Redes de Display.

IDADE, LOCALIZAÇÃO E IDIOMA

É possível escolher a idade, a localização geográfica e o idioma dos clientes.

DIAS, HORAS E FREQUÊNCIA

Pode-se escolher as horas ou os dias da semana a que os anúncios devem ser apresentados e a sua frequência.

DISPOSITIVOS

O Google AdWords permite também definir os tipos de dispositivos e os momentos em que os anúncios devem aparecer.

Para além de permitir segmentar os anúncios, o Google AdWords também permite:

CONTROLAR CUSTOS

É o próprio anunciante que controla a forma como gasta o seu dinheiro, sendo que não existe um valor mínimo obrigatório; o anunciante pode escolher quanto quer gastar por mês, por dia e por anúncio e só paga quando alguém clicar no mesmo.

MEDIR RESULTADOS

Assim que o utilizador clicar num anúncio, o anunciante ficará a saber. Desta forma, é fácil perceber quais são os anúncios que recebem mais e menos cliques e em que área da campanha se deve investir.

GERIR DISPOSITIVOS

Com o Google AdWords é possível gerir e monitorizar facilmente as diferentes contas através de ferramentas, como o AdWords Editor, uma aplicação para o ambiente de trabalho transferível e gratuita.

Imagem por Google

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

<p>Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.</p>