6 ferramentas de SEO para garantir uma boa presença online

6 ferramentas de SEO para garantir uma boa presença online

Quem tem um website sabe a importância que os conteúdos e o SEO têm numa estratégia eficaz de Marketing Digital. Sem estes dois elementos, a sua presença online seria praticamente invisível. Afinal, são ambos cruciais para que o Google consiga “ler” a sua página, apresentá-la nos resultados de pesquisa e permitir que potenciais clientes a encontrem. Por isso, para garantir esta otimização de SEO, precisa de ter acesso a ferramentas de SEO, que irão ajudar a encontrar palavras-chave relevantes e a analisar o conteúdo. 

Mas conhece as plataformas que pode utilizar e quais as mais adequadas para o que procura? Veja as nossas sugestões.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma plataforma concebida por um dos maiores gurus do Marketing Digital: Neil Patel e tem a vantagem de ser gratuita. Permite a análise de palavras-chave, gratuita e essencial para facilitar a produção de conteúdos e a otimização para SEO. Além disso, também é possível encontrar ideias para novos conteúdos e avaliar a velocidade do website ou os backlinks.

SEMrush

O SEMrush é a plataforma de SEO utilizada pela Webtexto. É uma das ferramentas de SEO preferidas dos profissionais, pois é bastante completa. Por exemplo, permite medir o volume de pesquisa das palavras-chave, a média de custo por clique (CPC) para qualquer palavra-chave e os dados de tráfego de websites concorrentes. Para mais, no SEMrush também é possível criar relatórios de web analytics, gerir as redes sociais ou analisar a performance de um website.

KW Finder

Uma das ferramentas da Mangools é o KW Finder. Embora seja paga, disponibiliza uma versão gratuita em que pode pesquisar e analisar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Além disso, possibilita a identificação de tendências e saber o valor de dificuldade de cada palavra-chave.

Google Trends

Pretende saber quais são as tendências de pesquisa em Portugal ou no mundo nos últimos 12 meses? Então, o Google Trends é a solução certa para obter essa informação. Permite evidenciar sazonalidades de pesquisa ou comparar o volume de pesquisa até cinco palavras-chave.

Ahrefs 

A Ahrefs é uma das mais poderosas ferramentas de SEO para fazer análises avançadas de domínios, com destaque para estratégias de link building e backlinks. Com esta plataforma, pode comparar o seu website com os dos seus concorrentes, identificando oportunidades e erros que pode corrigir.

Answer The Public

O Answer The Public é uma ferramenta que permite saber quais as melhores palavras-chave para utilizar na produção de artigos, incluindo ideias de conteúdos a desenvolver. As sugestões são apresentadas segundo o que as pessoas perguntam nos motores de pesquisa: “Como”, “Onde”, “Qual”, “Quem” e outros prefixos.

Com estas ferramentas de SEO, terá uma boa ajuda para garantir um website ou blog otimizados. Assim, aumenta as probabilidades de chegar até ao cliente quando este pesquisa um termo relacionado com o seu negócio. No entanto, embora seja das melhores estratégias para fidelizar clientes e criar uma relação de confiança com os mesmos, não deve esquecer um fator crucial: o tempo. Afinal, o SEO e o Marketing de Conteúdos são uma estratégia a longo prazo, mas asseguramos que vale a pena.

E se quiser apostar em conteúdos vencedores, fale connosco.

Rosa Machado
Conheça o autor / Rosa Machado