Content Marketing: Livros, vídeos e podcasts para pôr em dia estas férias

Content Marketing: Livros, vídeos e podcasts para pôr em dia estas férias

Tempo de férias significa também tempo para pôr algumas leituras em dia. Mas não só. Para além dos livros e dos artigos, há vídeos e podcasts que se foram acumulando ao longo de meses de trabalho no meu Pocket. Chegou a hora de fazer uma seleção e é essa seleção que me proponho partilhar aqui.

Livros

Vamos começar pelos livros, porque esses precisam de mais tempo. Desde o mais centrados em content marketing, até aos mais gerais sobre marketing, passando pelos mais estratégicos, aqui ficam as minhas sugestões.

Humanize You BrandContent ChemistryMarketing 4.0Outros livros

Jessica Ann

Porque o conteúdo, assim como as próprias marcas, têm de responder aos desejos, anseios e preocupações das pessoas, criando experiências e emoções que as envolvam, a componente humana das marcas é incontornável.

É essa a abordagem de Jessica Ann, que também pode ser lida no Content Marketing Institute, neste livro que dá resposta à forma de criar conteúdo que estabeleça verdadeiras ligações entre as marcas e os seus clientes.

Andy Crestodina

Fazendo sempre um paralelismo entre a produção de conteúdos e um laboratório, Andy Crestodina passa pela teoria sobre Web Marketing – onde explora os objetivos e as ferramentas do marketing online – para chegar depois ao “laboratório”, onde fala propriamente sobre como produzir e promover conteúdos.

Este livro foi já alvo de várias edições para ir atualizando a lista de ferramentas que entretanto foram surgindo no mercado.

Philip Kotler

O nome do autor não requer grandes apresentações para quem lida com as áreas de Marketing. Neste livro, o guru do Marketing faz o upgrade do Marketing 3.0 para o Marketing 4.0, dizendo que já não basta passar de um marketing centrado no produto para o marketing centrado no cliente.

Nos tempos atuais, é crucial adaptar-se à mudança de atitude dos consumidores numa economia digital. É neste cenário que se move o livro, explicando o que está a mudar no mundo e na forma como vivemos, para explorar as várias subculturas digitais e mostrar como é que os marketeers podem aumentar a sua produtividade conhecendo esta nova realidade.

Para quem quer centrar mais as suas leituras na área de content marketing, há livros que mesmo não sendo tão recentes são incontornáveis:

Epic Content Marketing de Joe Pullizi ou

Managing Content Marketing de Robert Rose e Joe Pullizi.

Se ainda não leram podem aproveitar para pôr a leitura em dia.

Vídeos

Os vídeos são como as cerejas, começamos a ver um e, quando damos conta, já vimos mais de uma dezena e ainda falta tantos para ver. Aqui ficam algumas ideias, mas podiam ser muitos mais.

Content Marketing World 2016

Se, tal como eu, não conseguiu acompanhar o Content Marketing World de 2016 e deixou os vídeos em stand by para ver quando tivesse tempo, aqui fica o link para poder assistir a pelo menos a alguns dos que achar mais importantes.

Tara Hunt

Detesta a expressão content marketing e gosta de desconstruir ideias feitas. Tara mostra em seis pontos como construir uma estratégia de content marketing que funciona. Neste vídeo partilha também algumas ferramentas úteis.

Se houver mais tempo, poderá também explorar mais alguns vídeos da série Truly Social para desconstruir e descodificar algumas ideias sobre o mundo digital. O tom é muito divertido!

Neil Patel

Ajudar as empresas a gerar mais tráfego e mais receita através do marketing digital é a missão de Neil Patel. Considerado um influencer na área digital, o próprio é um empreendedor e os seus vídeos no canal de YouTube têm um tom muito didático.

Para quem precisa de conhecer melhor as técnicas e ferramentas de marketing digital este é o local certo. Aproveitem o tempo para aprender algumas técnicas e a conhecer algumas ferramentas muito úteis.

Gary Vaynerchuk

O vídeo começa por ter um título muito sugestivo: Being a content marketing animal. E, aqui, Gary Vaynerchuk não desilude quem gosta do seu tom direto e polémico, mas que consegue desfazer muitas ideias feitas e nos faz pensar realmente naquilo que fazemos todos os dias.

Empreendedor americano, é autor de best sellers e fundador da agência digital VaynerMedia. Quem ficar fã, pode seguir o canal DailyVee no YouTube com quase 300 vídeos, que têm mais de 1,2 milhões de visualizações.

 

Podcasts

A vantagem dos podcasts é a facilidade com que conseguimos consumir os conteúdos. Alguns são mesmo breves, não mais de 10 minutos, e pode-se aproveitar para ouvir quando fazemos pequenas pausas. Ficam duas sugestões.

Content Inc.

Joe Pulizzi

Esta série de podcasts é de um dos fundadores do Content Marketing Institute, Joe Pulizzi. A ideia é ensinar sempre alguma coisa que possa ser útil para a vida profissional e pessoal num podcast de cerca de 10 minutos.

 

Content Warfare

Ryan Hanley

Quando se apresenta, Ryan Hanley diz que o seu papel é ajudar as marcas e empresas a encontrar as suas audiência, a contar as suas histórias e a vencer a batalha da atenção online. Content Warfare é a série de podcasts que publica todas as semanas e onde entrevista criadores de conteúdo de sucesso, que contam as suas histórias e partilham os seus segredos.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.