Como criar um blog de sucesso

Como criar um blog de sucesso

Há muitos argumentos favoráveis à criação de um blog. Já enumerámos vários num artigo, mas não basta ter um blog. É preciso garantir que o investimento que vamos fazer valerá mesmo a pena e que estamos a trabalhar num projeto de sucesso. Há várias condições necessárias para que isso aconteça, ainda que seja necessário deixar claro que não há milagres: um blog demora tempo a criar um público fiel.
Num artigo onde vários especialistas dão conselhos sobre como lançar um blog de sucesso há uma palavra que se repete: paciência. A isso junta-se uma série de outras condições sem as quais é difícil conseguir dar garantias de estar a criar um blog de sucesso.

Especificar bem o seu público-alvo

Como em todas as estratégias de content marketing, antes de começar a produzir os conteúdos é importante começar por avaliar bem o público-alvo. Com quem queremos comunicar? Quais os temas que devem centrar a produção de conteúdos e que realmente interessam para esta audiência? Para ajudar neste processo, é importante perceber o que estão a fazer os nossos concorrentes (cá dentro e lá fora) e como se estão a posicionar. Ao saber para quem estamos a escrever, todo o processo se torna mais fácil, inclusivamente encontrar pessoas que personificam o nosso público-alvo e perceber o que comentam e partilham nas redes sociais, quais os problemas que precisam de resolver, ou as páginas que seguem. Isso ajuda a perceber o que de facto interessa ao nosso público.

Definir o posicionamento do blog

Conhecendo bem o nosso público-alvo e sabendo o que faz a concorrência, chega a hora de definir um posicionamento. Vamos querer inovar completamente na abordagem dos temas? Vamos querer fazer coisas semelhantes, mas com maior qualidade e usando novas ferramentas? Nesta decisão pesa não só o que achamos que seria o blog ideal, mas também o investimento que podemos fazer em dinheiro e em tempo. Criar um blog não é de facto a parte mais complicada do processo. O mais complicado é mesmo conseguir manter um ritmo constante de atualização dos conteúdos. Sendo assim, é importante criar um plano ambicioso, mas realista. Porque não estabelecer um plano gradual, com várias fases?

Trabalhar o design e as funcionalidades

Quando chega finalmente a fase de pôr mãos à obra, a preocupação deve ser a de criar um blog visualmente apelativo e ao mesmo tempo simples. O utilizador deve conseguir encontrar facilmente aquilo que procura e perceber qual é o foco principal do blog. Escolher um bom “tema”, entre os muitos que as ferramentas para criar blogs oferecem (sejam gratuitos ou pagos), é a primeira tarefa. Este tema deve identificar-se com a imagem que o blog quer transmitir, com a marca e com o tipo de conteúdos que queremos partilhar. É sempre possível, e até desejável, fazer adaptações, para personalizar o tema. Isso já requer alguns conhecimentos técnicos, mas vale a pena. Apetrechar o blog com alguns plugins também pode ser importante para melhorar as funcionalidades. A variedade é imensa, mas plugins para melhorar o desempenho do blog em termos de SEO são recomendáveis. Para entrar no mundo dos plugins, uma alternativa é consultar o Best WordPress Plugins do WPBeginner.

Apostar em conteúdos de qualidade e inovadores

Se tudo estiver a funcionar bem tecnicamente e o design for bem conseguido, mas os conteúdos não trouxerem qualquer valor acrescentado, nem qualquer inovação ou originalidade, então, o blog não terá uma vida longa. Depressa a audiência vai aperceber-se que não ganha nada em consultar o blog. É preciso acrescentar valor com a publicação de artigos utilitários, informativos e que resolvam os problemas ou os desafios que o público-alvo enfrenta. Estes artigos devem ser originais e únicos e, ao mesmo tempo, ter uma abordagem interessante. Se consigo passar melhor uma mensagem usando imagens ou infografias, por que devo apostar sempre em textos? A originalidade na abordagem é também uma mais-valia. Partilhar conhecimentos e contar histórias reais é outra forma de criar afinidade e identificação com a audiência. Nunca esquecer os links para outros conteúdos, próprios ou de outras fontes, que permitam enriquecer a informação que estamos a partilhar.

Definir um calendário de publicação e divulgação

Para não correr o risco de deixar o blog desatualizado ou demasiado tempo sem novas publicações, desiludindo uma audiência que consulta os conteúdos com alguma regularidade, é muito importante manter um calendário de publicações atualizado. Isso cria alguma exigência para cumprir datas e prazos. Para não criar demasiada pressão sobre um núcleo muito restrito de pessoas, e se houver margem para isso, o calendário deve incluir o contributo de vários elementos da equipa, que desta forma partilham o seu know how e enriquecem o blog com uma variedade de abordagens.

O esquema não precisa de ser muito rígido, com a obrigatoriedade de publicar um número fixo de conteúdos por semana, mas deve haver uma regularidade de atualizações. Sempre que houver novidades estas devem ser partilhadas nas redes sociais para poder relembrar os leitores de que há atualizações. Outra forma de divulgar os conteúdos junto da comunidade de leitores é criar uma newsletter que vai dando conta das novidades do blog.

Otimizar o blog para os motores de busca

É importante perceber quais são as palavras-chave que estão a ser pesquisadas pelos potenciais clientes nos motores de busca. Uma forma de o saber é usar o Google Analytics e perceber quais são as palavras-chave que estão a direcionar os utilizadores para o nosso website. Outra forma é usar o Google Trends, onde é possível analisar a popularidade das palavras-chave e fazer comparações. Escrever um blog de forma a potenciar a sua visibilidade nos motores de busca, ou seja otimizando-o para SEO, é importante, embora não tenha de ser uma obsessão. É importante ter uma lista de palavras-chave que devem estar presentes com regularidade nos artigos, associar sempre a meta descrição aos artigos, ter a preocupação de escrever títulos que vão ao encontro das chamadas pesquisas long tail e preencher o texto alternativo das fotografias.

Comunicar com os leitores

Uma das primeiras questões que surgem quando estamos a criar o blog é se queremos ou não ativar os comentários nos artigos. Gerir apreciações negativas, comentários completamente desenquadrados e perguntas incómodas pode realmente ser uma tarefa complicada. Há sempre a possibilidade de apagar os comentários ou criar um filtro de aprovação antes de serem publicados. A opção de não ter comentários tem um reverso. E esse reverso está em perder mais este meio de interação com a comunidade de leitores, com todo o feedback que isso nos pode trazer em termos de interesse e envolvimento. É, pois, importante colocar estes dois pratos na balança e avaliar cada caso. Em alternativa a comunicação com a comunidade de leitores pode ficar reservada para as redes sociais.

Avaliar o impacto do blog

A tarefa não fica completa e não é possível garantir o sucesso de um blog se não conseguirmos medir o seu real impacto. As ferramentas de analytics – como o Google Analytics – são, por isso, fundamentais para avaliar quais os conteúdos mais procurados e que tipo de abordagens tem mais sucesso junto da comunidade de leitores. Permitem também conhecer melhor as fontes de tráfego e até o perfil dos utilizadores do blog. Desta forma é possível ir ajustando os conteúdos ao que realmente interessa ao público-alvo.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.