Bancos de Imagens: Os sete melhores websites na internet

Bancos de Imagens: Os sete melhores websites na internet

Uma imagem vale mais que mil palavras. Este ditado popular continua a aplicar-se na perfeição ao mundo digital, uma vez que nada melhor do que imagens para conseguir captar a atenção dos utilizadores, transmitindo conceitos e ideias de forma simples, eficaz e interessante.

Sabia que 65% da população aprende mais facilmente através de conteúdos visuais do que via texto? Que três dias depois, as pessoas conseguem lembrar-se apenas de 10% da informação transmitida? Contudo, se o conteúdo incluir imagens relevantes e atrativas, as pessoas conseguem recordar-se de 65% da informação no mesmo espaço de tempo?

É por estes motivos que a forma como transmitimos a mensagem é quase ou tão importante como a mensagem. E não há melhor forma de transmitir a mensagem do que através de conteúdos visuais.

“Visuals express ideas in a snackable manner.” Kim Garst, CEO da Boom Social

Prova disto é que 74% dos marketers apostam nos conteúdos visuais nas suas estratégias de marketing. E que 37% dos marketers consideram os conteúdos visuais a segunda forma de conteúdo mais relevante para os seus negócios.

Como as ferramentas são cruciais para facilitar o dia-a-dia do marketer, designer, gestor de conteúdos ou redes sociais, reunimos os sete melhores bancos de imagens gratuitos existentes na internet.

A maior parte das imagens presentes nestes bancos de imagens contam com a licença Creative Commons CC0. O que é que isto quer dizer?
Que as imagens podem ser modificadas e utilizadas livremente em qualquer formato, bem como impressas e comercializadas. Além disso, não é necessário atribuir créditos ao autor.
Contudo, aconselhamos a ter em atenção aos alertas feitos nas fotografias, pois podem apresentar outro tipo de licenças.
 

Unsplash

 
“Imagens de alta resolução gratuitas (para fazer o que bem entender)”. Este é o lema do Unsplash, o banco de imagens criado por Luke Chesser, Mikael Cho, Stephanie Liverani e Angus Woodman em 2013.
De Montreal, Canadá, para o mundo, o repositório apresenta um vasto catálogo de fotografias, que pode ser pesquisado por temas ou palavras-chave. A cada 10 dias são lançadas 10 novas fotografias de elevada qualidade, contando com a licença Creative Commons Zero.
 
 

Gratisography

 
O Gratisography disponibiliza fotografias de alta resolução que podem ser utilizadas para projetos pessoais e comerciais. Todas as imagens foram fotografadas por Ryan McGuire e são livres de direitos de autor.
 
 

Negative Space

 
São 20 as imagens lançadas todas as semanas sob a licença Creative Commons Zero, o que significa que podem ser utilizadas livremente sem ser necessária a atribuição de créditos. O Negative Space é pesquisável, sendo as fotografias organizadas por categorias, localização do copy e cores.
 
 

Picography

 
Criado por Hidden Depth, o Picography  funciona como uma galeria infindável de fotografias. O banco de imagens é totalmente pesquisável e a revenda das imagens é proibida.
 
 

Pixabay

No Pixabay é possível encontrar mais de 950.000 fotografias, ilustrações, imagens vetoriais e vídeos, que podem ser descarregados, modificados e utilizados livremente, mesmo para fins comerciais.
Ainda assim, algum conteúdo pode ser protegido por marcas, publicidade e direitos privados.
Não precisa de se registar para fazer o download dos conteúdos visuais.
 
 

Pexels

 
O Pexels é outro website onde pode encontrar boas imagens e de alta qualidade sob a licença Creative Commons Zero. Desde a Arquitetura à Natureza, podemos encontrar de tudo um pouco neste banco de imagens, cujas mais de 30.000 fotografias incluem tags, são pesquisáveis e fáceis de encontrar através da página de novidades. Todos os dias são divulgadas 100 novas fotografias.
 
 

PicJumbo

 
Criado pelo fotógrafo Viktor Hanacek em 2013, o PicJumbo disponibiliza imagens de alta qualidade organizadas por variados temas desde a Tecnologia aos Transportes. Com mais de cinco milhões de downloads registados desde o lançamento, as fotografias feitas pelo fundador já foram publicadas em veículos de relevo como a Entrepreneur, o Buffer ou o Lifehacker.
 
 
Imagem por Andreia Dias

Andreia Dias
Conheça o autor / Andreia Dias

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em produção gráfica.