As melhores ferramentas para gerir redes sociais

As melhores ferramentas para gerir redes sociais

Escolher a ferramenta de gestão de redes sociais certa não é tarefa fácil. É preciso saber, em primeiro lugar, quais são as necessidades da empresa. Afinal, utilizar uma plataforma deste tipo exige um novo compromisso e um novo investimento: se, por um lado, é possível poupar tempo, por outro, exige que a empresa faça mais investimentos (a maior parte das ferramentas têm versões gratuitas, mas há sempre opções que só estão disponíveis para quem está disposto a pagar).

As ferramentas que destacamos resultam de uma escolha que teve em conta uma conjugação de fatores: as ferramentas com maior número de utilizadores, as que são frequentemente referidas e aconselhadas por especialistas e as que oferecem um bom leque de serviços gratuitos.

O importante é perceber o porquê de querer usar uma plataforma de gestão ou monitorização e o que espera ganhar com isso, ou seja, de que forma é que estas ferramentas podem melhorar ou agilizar o trabalho que está a fazer nas redes sociais.

Assim, antes de procurar a ferramenta ideal para o seu negócio, convém responder às seguintes questões:

  1. O que espera alcançar ao utilizar uma ferramenta de gestão de redes sociais?/Quais são os objetivos?
  2. O que está a tentar medir?
  3. Qual o nível de preocupação que tem com a concorrência?
  4. Qual é o seu orçamento?

As ferramentas que se seguem permitem gerir várias redes sociais e podem ser usadas tanto por pequenas, como por grandes empresas. A diferença é que há plataformas mais intuitivas e fáceis de usar do que outras e também há versões gratuitas mais ou menos completas. Se tiver um objetivo em mente torna-se mais fácil escolher a ferramenta que está mais alinhada com aquilo que pretende alcançar.

Buffer

Hootsuite

facebook-4-32twitter-4-32

linkedin-4-32

google-plus-4-32

analytics-3-32planner-32-2

facebook-4-32twitter-4-32

google-plus-4-32

analytics-3-32planner-32-2

O Buffer é uma plataforma que ajuda as pessoas, as empresas e os editores a construírem uma audiência online e a envolverem-se com os seus seguidores de forma eficaz. Através desta ferramenta é possível agendar o que se quer publicar, ter múltiplas contas em cada uma das redes sociais, adicionar posts, vídeos, fotos, artigos e links para serem distribuídos e publicados ao longo do tempo. O utilizador pode, ainda, controlar o que está a ser publicado, onde e a que horas. O Buffer tem uma versão gratuita, com algumas limitações: um único utilizador só pode ter acesso a quatro redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+), ter uma página por plataforma e agendar 10 posts de cada vez, por página. As versões pagas vão de nove a 359 euros por mês. Mas, de uma forma geral, permite:

  • Criar e agendar conteúdo;
  • ŸOtimizar e analisar o desempenho do conteúdo;
  • ŸAceder a várias páginas de várias redes sociais;
  • Ter vários utilizadores;
  • Agendar vários posts por página.

O Hootsuite é uma ferramenta com mais 10 milhões de utilizadores e, portanto, uma das plataformas mais populares para gestão de redes sociais. Tem como objetivo proporcionar uma melhor experiência aos utilizadores nas redes sociais, sendo que uma das principais vantagens é que permite que as pessoas possam utilizar mais de 35 redes sociais. Mas, tal como o Buffer, o Hootsuite tem uma versão gratuita com algumas restrições: só permite o acesso a três páginas de redes sociais e a relatórios de analytics básicos, oferecendo ainda a possibilidade de agendar posts. Quem optar por uma versão paga terá de desembolsar no mínimo 7,99 euros por mês, por utilizador. Na sua generalidade permite:

  • Agendar posts;
  • Criar até 50 páginas;
  • Criar relatórios personalizados;
  • Trabalhar em equipa.

 

Agorapulse

Sendible

facebook-4-32twitter-4-32

analytics-3-32planner-32-2

facebook-4-32twitter-4-32

google-plus-4-32

analytics-3-32planner-32-2

O Agorapulse é uma plataforma que tem a vantagem de permitir controlar as várias redes num único painel. De uma forma simples, permite agendar e publicar conteúdos e obter relatórios. No entanto, está limitada a três redes sociais – o Facebook, o Twitter e o Instagram – e não tem uma versão gratuita. O pagamento varia entre 26 e 179 euros por mês.Os utilizadores podem experimentar esta ferramenta através de um free trial de 15 dias, sem qualquer compromisso. Com o Agorapulse é possível:

  • Ter até 20 perfis;
  • Ter até 10 utilizadores;
  • Gerir conversações em menos de 15 minutos;
  • Saber quem está a falar sobre a empresa, monitorizar palavras-chave e partilhar conteúdo;
  • Agendar e publicar conteúdo no Facebook e no Twitter através de um calendário;
  • Gerir conversações e monitorizar itens através da aplicação móvel (Android e iOS);
  • Acompanhar métricas importantes (público, envolvimento do mesmo, etc.) e exportá-las para powerpoint.

O Sendible é uma plataforma paga que oferece uma variedade de ferramentas de gestão de redes sociais num só painel para que as empresas possam compreender melhor o seu retorno sobre o investimento (ROI). Permite publicar em várias redes sociais e blogs, fazendo um acompanhamento detalhado do impacto das publicações. Embora não tenha uma versão gratuita, é possível ter um free trial de 30 dias, onde os utilizadores podem experimentar e partilhar conteúdo através do Sendible. Se optar por esta ferramenta terá de escolher um plano entre 53 e 449 euros por mês, podendo:

  • Publicar em várias redes sociais;
  • Produzir relatórios detalhados de analytics;
  • Agendar posts, avaliando o momento ideal para publicar os conteúdos;
  • Gerir contas de múltiplos clientes;
  • Monitorizar o que está a ser dito sobre a marca nas redes sociais.

 

SproutSocial

MavSocial

twitter-4-32

linkedin-4-32google-plus-4-32analytics-3-32planner-32-2

twitter-4-32

linkedin-4-32

plus-2-32analytics-3-32planner-32-2

O Sprout Social é uma plataforma de gestão de negócios, intuitiva e fácil de usar. A empresa acredita que o mundo se torna melhor quando as empresas e os clientes comunicam livremente e, portanto, o seu trabalho é ajudar a agilizar e a melhorar a conversa com clientes e potenciais clientes. Para tal, disponibiliza uma série de recursos que só estão disponíveis para quem optar por uma das três versões pagas (variam entre 53 e 450 euros por utilizador, por mês). De qualquer forma, é possível experimentar o Sprout Social de forma gratuita, durante 30 dias. Esta ferramenta permite:

  • Gerir até 30 perfis de redes sociais;
  • ŸMonitorizar as palavras-chave da marca em tempo real;
  • ŸCriar um número ilimitado de relatórios para controlar e avaliar o desempenho nas redes sociais;
  • Analisar os padrões de interação dos seguidores para determinar a melhor hora para publicar o conteúdo.

O MavSocial é uma ferramenta fácil e simples de usar. Embora não possua tantas valências e recursos como as ferramentas mais complexas, é intuitiva e pode ser uma boa solução para quem precisar de ter apenas uma forma de agendar as publicações, com custos relativamente baixos: a versão gratuita, ideal para pequenas empresas (“Small Business Edition”), permite aceder à maior parte dos serviços, sem qualquer custo associado. O custo da versão paga não está especificado. Através do MavSocial é possível:

  • Criar campanhas e a gerir um calendário de conteúdos;
  • Publicar textos, imagens, vídeos e ficheiros nas redes sociais;
  • Ter um número ilimitado de perfis sociais (versão paga), como páginas pessoais ou da empresa e grupos;
  • Gerir até oito redes sociais;
  • Gerir todos os feeds de notícias das redes sociais numa só página;
  • Aceder a relatórios sobre todas as redes sociais e campanhas.

 

Imagem por Andreia Dias com recurso a Icons DB e COLOURlovers

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.