As melhores ferramentas para gestão de redes sociais

As melhores ferramentas para gestão de redes sociais

Hoje, é praticamente indispensável que as empresas marquem presença nas redes sociais. No entanto, para assegurar uma presença profissional e eficaz, é cada vez mais importante investir nas funcionalidades oferecidas pelas plataformas especializadas. O leque de ferramentas para gestão de redes sociais é vasto, mas nós damos-lhe uma ajuda para facilitar a hora da escolha. 

As ferramentas para gestão de redes sociais escolhidas conjugam uma série de fatores, como o número de utilizadores, a diversidade e utilidade das suas funcionalidades ou a fama que têm entre os especialistas da área. 

Evidentemente, a clarificação dos objetivos que pretende alcançar com este recurso facilitar-lhe-á a decisão. O importante é perceber o porquê de querer usar uma plataforma de gestão ou monitorização e o que espera ganhar com isso, ou seja, de que forma é que estas ferramentas para gestão de redes sociais podem melhorar ou agilizar o trabalho que desenvolve online. 

 

Assim, antes de procurar a ferramenta ideal para o seu negócio, convém dar resposta às seguintes questões:

  • O que espera alcançar ao utilizar uma ferramenta de gestão de redes sociais? Quais são os objetivos?
  • O que está a tentar medir?
  • Qual o nível de preocupação que tem com a concorrência?
  • Qual é o seu orçamento?

 

As ferramentas apresentadas de seguida permitem gerir várias redes sociais e podem ser usadas por empresas de todas as dimensões.

 

Swonkie

Swonkie, ferramentas de gestão de redes sociais

O Swonkie apresenta-se como a plataforma de gestão de redes sociais para as agências digitais do futuro. Em entrevista à Webtexto, João Cortinhas, o fundador da empresa, explica que o Swonkie “permite, com uma única ferramenta, agilizar o processo de criação e calendarização de conteúdos efetivos e a gestão de todas as redes sociais, desde criação e agendamento de conteúdos à gestão da comunidade, com acesso a comentários de posts e direct messages”. Os planos vão dos 59,99 aos 299,99 euros por mês, sendo que poderá experimentar o serviço gratuitamente, durante 15 dias. Com o Swonkie, pode:

  • Organizar todas as suas publicações num único calendário, podendo fazer um planeamento mensal, semanal ou diário; 
  • Concentrar todos os elementos da equipa numa mesma conta;
  • Aceder às estatísticas de performance personalizáveis e facilmente exportáveis;
  • Monitorizar a atividade a atividade dos seus concorrentes, podendo receber alertas sempre que algo de relevante acontecer.

Buffer

Buffer, ferramentas de gestão de redes sociais

O Buffer é uma plataforma que ajuda as pessoas, as empresas e os editores a construírem uma audiência online e a envolverem-se com os seus seguidores de forma eficaz. Através desta ferramenta é possível agendar o que se quer publicar, ter múltiplas contas em cada uma das redes sociais, adicionar posts, vídeos, fotos, artigos e links para serem distribuídos e publicados ao longo do tempo. O utilizador pode, ainda, controlar o que está a ser publicado, onde e a que horas. Os planos vão de 15 a 99 dólares por mês. Mas, de uma forma geral, permite:

  • Criar e agendar conteúdo;
  • Otimizar e analisar o desempenho do conteúdo;
  • Aceder a várias páginas de várias redes sociais;
  • Ter vários utilizadores;
  • Agendar vários posts por página.

 

Hootsuite

Hootsuite, ferramentas de gestão de redes sociais

O Hootsuite é uma ferramenta com mais 18 milhões de utilizadores e, portanto, uma das plataformas mais populares para gestão de redes sociais. Tem como objetivo proporcionar uma melhor experiência aos utilizadores nas redes sociais, sendo que uma das suas principais vantagens é permitir que as pessoas possam utilizar 35 perfis de redes sociais. O Hootsuite tem uma versão gratuita com algumas restrições: só permite o acesso a três páginas de redes sociais, oferecendo ainda a possibilidade de agendar posts. Quem optar por uma versão paga terá de desembolsar no mínimo 25 euros por mês. Na sua generalidade permite:

  • Agendar posts;
  • Criar até 50 páginas;
  • Criar relatórios personalizados;
  • Trabalhar em equipa.

Agorapulse

Agorapulse, ferramentas de gestão de redes sociais

O Agorapulse é uma plataforma que tem a vantagem de permitir controlar as várias redes num único painel. De uma forma simples, permite agendar e publicar conteúdos e obter relatórios. O pagamento varia entre os 99 e os 499 euros por mês. Os utilizadores podem experimentar esta ferramenta através de um free trial, sem qualquer compromisso. Com o Agorapulse é possível:

  • Ter até 60 perfis;
  • Ter até 20 utilizadores;
  • Saber quem está a falar sobre a empresa, monitorizar palavras-chave e partilhar conteúdo;
  • Agendar e publicar conteúdo através de um calendário;
  • Gerir conversações e monitorizar itens através da aplicação móvel (Android e iOS);
  • Acompanhar métricas importantes (público, envolvimento do mesmo, etc.) e exportá-las.

 

Sendible

Sendible, ferramentas de gestão de redes sociais

O Sendible é uma plataforma paga que oferece uma variedade de ferramentas para gestão de redes sociais num só painel para que as empresas possam compreender melhor o seu retorno sobre o investimento (ROI). Permite publicar em várias redes sociais e blogs, fazendo um acompanhamento detalhado do impacto das publicações. Se optar por esta ferramenta terá de escolher um plano entre 24 e 274 euros por mês, podendo:

  • Publicar em várias redes sociais;
  • Produzir relatórios detalhados de analytics;
  • Agendar posts, avaliando o momento ideal para publicar os conteúdos;
  • Gerir contas de múltiplos clientes;
  • Monitorizar o que está a ser dito sobre a marca nas redes sociais.

Sprout Social

Sprout social, ferramentas de gestão de redes sociais

O Sprout Social é uma plataforma de gestão de negócios, intuitiva e fácil de usar. A empresa acredita que o mundo se torna melhor quando as empresas e os clientes comunicam livremente e, portanto, o seu trabalho é ajudar a agilizar e a melhorar a conversa com clientes e potenciais clientes. Para tal, disponibiliza uma série de recursos que só estão disponíveis para quem optar por uma das três versões pagas (variam entre 99 e 249 dólares por utilizador, por mês). De qualquer forma, é possível experimentar o Sprout Social de forma gratuita, durante 30 dias. Esta ferramenta permite:

  • Gerir até 10 perfis de redes sociais;
  • Monitorizar as palavras-chave da marca em tempo real;
  • Criar um número ilimitado de relatórios para controlar e avaliar o desempenho nas redes sociais;
  • Analisar os padrões de interação dos seguidores para determinar a melhor hora para publicar o conteúdo.

 

Artigo atualizado a 20 de agosto de 2019 por Luís Eusébio.

 

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Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.