Tic-tac: se a sua empresa não está no Tik Tok, apresse-se

Tic-tac: se a sua empresa não está no Tik Tok, apresse-se

Conhece o novo fenómeno adolescente, a aplicação Tik Tok? Tem tido tanto sucesso que abafou a aplicação que o Facebook lançou para a copiar, e o vício é tal que foi feito um botão para controlar a quantidade de tempo que se está ligado. A maioria dos jovens já aderiu e algumas marcas começam a interessar-se por esta nova rede social, na qual se partilham breves vídeos musicais e divertidos.

Se ainda não a explorou, não há nada como experimentar. Aliás, uma das premissas do Tik Tok é essa: não ter medo de arriscar nem de ser original. Vamos ver como pode ser uma mais-valia na sua estratégia de marketing.

Que marcas devem estar no Tik Tok?

O seu público-alvo é jovem? Os seus produtos são divertidos? Gostaria de mostrar uma face mais descontraída da sua organização? Se respondeu afirmativamente a alguma destas questões, então pode ser muito interessante considerar aderir ao Tik Tok.

Todas as marcas são bem-vindas, têm apenas de estar dispostas a mostrar o lado mais criativo e engraçado. Desde que seja trabalhado da forma certa, tudo pode ter o seu espaço: receitas, mudanças de look, habilidades, animais, partidas, tutoriais, desafios e causas relevantes.

Primeiro, explore a aplicação e veja o que as outras marcas estão a fazer. Depois, comece com os seus primeiros vídeos e aprenda os truques do Tik Tok: brinque com os efeitos de realidade aumentada e manipulação de velocidade, teste os filtros e duetos, investigue as músicas disponíveis. Familiarize-se com este novo mundo.

Como se deve comunicar no Tik Tok?

É preciso ter algumas questões em conta. Considerando que a maioria dos utilizadores são jovens millenials e a Geração Z, é crucial o conteúdo ser visual, imediato e positivo. Além disso, como esta aplicação promove a criatividade e o humor, opte por clipes cómicos e que se diferenciem.

  • Simplicidade: evite formalidades e não complique. Se falar de temas mais complexos, é essencial que seja criativo, simples e rápido, para o público sentir que a empresa está próxima e que é uma aliada.
  • Entretenimento: aqui, a criatividade, a originalidade e o humor estão ao serviço do entretenimento. Deste modo, os utilizadores só se envolvem com as marcas se as publicações os entretiverem e mostrarem novas abordagens.
  • Positivismo: conteúdos negativos têm pouca repercussão na rede social Tik Tok, que procura bom humor e alegria. Pode expor assuntos mais sérios e causas, mas de maneira interessante.
  • Autenticidade: noutras redes sociais, as imagens e o conteúdo são mais cuidados e curados. Contudo, aqui prevalece a autenticidade e uma conexão o mais real possível com o público, que inclusive pode protagonizar alguns vídeos das marcas.
  • Riscos: não tenha medo de experimentar, de correr riscos, de fazer a diferença. Até porque o Tik Tok é recente, portanto terá de testar o que funciona melhor para a sua marca e o seu público.

Que estão as outras marcas a fazer?

Em Portugal, o Tik Tok ainda é muito recente, mas há marcas de outros países que estão muito ativas nesta nova rede social. De maneira dinâmica e imaginativa, têm criado conteúdos curiosos que são um bom exemplo de como ganhar mais seguidores no Tik Tok e torná-lo um aliado.

Desafios

Muito populares, torna os clientes em protagonistas e apela ao lado mais criativo do público. Pode optar por criar um desafio próprio da sua marca ou aproveitar a onda dos já conhecidos.

O FC Barcelona pediu aos seguidores um vídeo criativo no qual aparecesse o equipamento do clube.

Memes

São imagens ou clipes humorísticos que se tornam virais. Neste caso, a NFL aproveitou a expressão de um jogador de futebol americano para brincar com outra situação.

Perspetivas diferentes

Mostrar um lado diferente da sua empresa ou organização é das melhores formas de surpreender, interagir e criar ligação com o público.

O Sport Lisboa e Benfica foi pioneiro em aderir à Tik Tok app em Portugal. Com músicas e comentários cheios de humor, tem feito um percurso interessante nesta rede social.

O Washington Post é outro surpreendente aderente do Tik Tok. Do jornal americano esperaríamos vídeos mais sérios ou noticiosos, mas têm-se dedicado a mostrar um lado mais divertido da redação.

Produtos

Uma das vantagens da Tik Tok app é que, por ser muito recente, o alcance orgânico continua alto. É ainda uma rede muito virada apenas para a visibilidade e interação, no entanto, na China já se está a testar a opção de venda de produtos.

A Chipotle aproveitou uma moda e adaptou-a aos produtos que disponibiliza.

Tutoriais

Se tiver artigos que o permitam, dinamize tutoriais animados para atrair as pessoas, dar-lhes ideias ou ensinar novas técnicas.

Influenciadores

Tal como noutras redes, existem marcas que têm parcerias com influenciadores – tiktokers – ou celebridades.

Causas

O Tik Tok encoraja a utilização da rede social como plataforma para dar a conhecer causas relevantes

A Calvin Klein usou as suas icónicas calças Calvin para falar dos direitos LGBTI.

A Nike fez uma campanha com mulheres desportistas para sensibilizar as pessoas para o desporto profissional feminino.

E que investimentos se podem fazer no Tik Tok?

Em 2019, a ByteDance, empresa detentora do Tik Tok, desenvolveu uma plataforma dedicada a campanhas pagas. Para isso, sugerem quatro alternativas:

  • Native videos

São clipes promocionais, entre nove e 15 segundos, muito similares aos que já conhecemos das stories do Instagram. Devem despertar interesse, pois é possível o utilizador escolher passar à frente.

  • Brand Takeovers

Neste caso, a marca “toma conta” do Tik Tok durante um dia e pode criar imagens, GIFs e vídeos que vão aparecer em ecrã completo aos utilizadores.

  • Hashtag Challenges

Permite à marca criar um hashtag próprio e produzir conteúdos ou challenges com esse hashtag. Em termos de desafios, não difere dos já falados, mas com este investimento, o hashtag é promovido para ter maior alcance e adesão.

  • Branded Lenses

Esta ferramenta possibilita a criação de filtros próprios de determinada marca e disponibilizá-las para os utilizadores.Já se decidiu? Se fizer sentido para a sua marca, o melhor é mesmo apressar-se. Desta forma, pode aproveitar as vantagens de ser pioneiro no Tik Tok: o alcance orgânico, a facilidade de produzir conteúdo inovador e poder arriscar à sua maneira. Então, do que está à espera? 

Este artigo foi escrito por Rosa Machado, autora convidada do Comteúdo.

Quer destacar-se nos motores de pesquisa com conteúdos originais e de qualidade?

Fale connosco e ofereça conteúdos de valor acrescentado para o seu público-alvo!

Contacte-nos!

Webtexto
Conheça o autor / Webtexto

Fundada e constituída por jornalistas experientes, a Webtexto acumula já mais de 15 anos de atividade em diversas áreas e setores, especializando-se na área de informação e content marketing.